Bolsonaro chama Pablo Marçal de mentiroso

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou um vídeo que circula nas redes sociais sobre uma declaração do candidato Pablo Marçal (PRTB), negando que tenha buscado apoio do ex-presidente. “Só corrigir uma impressão sua que está errada e da mídia inteira. Eu não fui buscar apoio de Bolsonaro. Eu jamais… Eu nunca que fui lá para pedir apoio dele. Zero”, afirmou Marçal.

À CNN, Bolsonaro desmentiu o candidato e afirmou que Pablo Marçal havia conversado com ele por cerca de uma hora. Após a declaração, o ex-presidente reafirmou que apoia o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), na disputa municipal.

Veja outras postagens

Por José Paulo Cavalcanti Filho*

Em poucas linhas, Samuel Hulak foi médico especialista em Psiquiatria. Atuou nos palcos (com prêmio de melhor ator) e foi diretor do Teatro do Estudante Israelita, além de participar em peças das televisões. Sem esquecer, ainda foi compositor de músicas sinfônicas interpretadas por diversas orquestras. Uma vida, com certeza, incomum.

Escreveu artigos científicos publicados em revistas especializadas; e, mais, Elementos da Psicoterapia (1976); Entrevista, mitos, métodos e modelos (1986); e um capítulo (VI) em Psicossomática hoje (1992), editado por Júlio de Melo Filho, só livros técnicos. “E de repente, mais que de repente”, palavras de Pessoa na sua monumental “Ode marítima” (quase o mesmo que Vinícius de Moraes escreveu depois, no “Soneto da separação”, “E de repente, não mais que de repente”); de repente, pois, Samuel decidiu escrever contos.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, liberou o ex-governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha de prestar depoimento à CPI do Crime Organizado, no Senado. A oitiva estava marcada para próxima terça-feira.

Em despacho publicado nesta sexta (3), Mendonça ressaltou que Ibaneis foi convocado pela Comissão na condição de investigado e por isso tem direito a decidir se vai ou não comparecer ao depoimento. As informações são do jornal O Globo.

Mendonça citou outros cinco casos em que decidiu de forma semelhante e ressaltou que, caso Ibaneis escolha comparecer à CPI, poderá ficar em silêncio e não deve sofrer quaisquer constrangimentos por isso.

A convocação de Ibaneis à comissão foi justificada pelos parlamentares em dois eixos: supostas relações do escritório de advocacia do ex-governador com alvos das Operações Compliance Zero e Carbono Oculto — que investigam a lavagem de dinheiro para organizações criminosas; e o papel do ex-governador nas decisões estratégicas do Banco de Brasília (BRB).

Petrolina - Destino

Com o nome ventilado para a suplência de Marília Arraes (PDT), pré-candidata ao Senado, o ex-deputado Tadeu Alencar (PSB) foi nomeado ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, conforme publicação no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (3). Ele ocupava até então o cargo de secretário executivo da pasta, para o qual havia sido convidado por Márcio França (PSB), que deixa o ministério para disputar as eleições deste ano e articula candidatura ao Senado em São Paulo na chapa de Fernando Haddad (PT). As informações são do Blog Cenário.

Ipojuca - IPTU 2026

O ex-deputado federal e pastor evangélico Cabo Daciolo se filiou ao partido Mobiliza para lançar sua candidatura à Presidência. O anúncio foi feito por Daciolo em suas redes sociais nesta sexta-feira (3) ao lado do presidente nacional da sigla, Antônio Carlos Massarolo, e de outros correligionários.

Na postagem, na qual compartilhou uma imagem da sua ficha de filiação ao Mobiliza, o ex-deputado escreveu o lema “Cabo Daciolo 2026” e fez referência a um versículo bíblico que diz “quando os justos governam, o povo se alegra”. O anúncio acontece oito anos após Daciolo ser candidato à Presidência em 2018, durante o pleito que elegeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do jornal O Globo.

Caruaru - IPTU

A temporada 2026 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém chega ao seu encerramento amanhã (4), com a expectativa de receber cerca de 8 mil espectadores na última noite de apresentações. Ao longo da programação, o espetáculo já atraiu aproximadamente 40 mil pessoas até quarta-feira, segundo dados divulgados pela direção.

O público que percorreu as muralhas do maior teatro a céu aberto do mundo foi movido por diferentes motivações. Muitos vieram pela fé, em busca de vivenciar de forma intensa os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Outros, atraídos pela grandiosidade da encenação, pela qualidade artística e pela tradição cultural que o espetáculo representa.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Palácio do Planalto oficializou nesta sexta-feira (3) a exoneração dos ministros do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin (PSB), e da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman (PT).

Ambos pretendem disputar cargos nas eleições de outubro deste ano. Alckmin, que segue como vice-presidente da República, deve tentar a reeleição ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Hoffman pretende disputar uma vaga no Senado Federal pelo Paraná. As informações são da CNN Brasil.

Palmares - IPTU 2026

Como este blog antecipou, o empresário Flávio Rocha, assinou ficha de filiação ao Novo para disputar o Senado Federal pelo Rio Grande do Norte.

Ex-deputado federal por dois mandatos no estado, o dono da Riachuelo já havia transferido, nesta semana, seu domicílio eleitoral de São Paulo para o Rio Grande do Norte.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por UOL

A Justiça condenou o estado do Paraná a pagar indenização por danos morais ao jornalista e colunista do UOL Leonardo Sakamoto após ele ter se tornado, de forma ilegal, alvo da polícia. A decisão foi proferida na última terça-feira pela juíza Ana Lúcia Penhabel, do Juizado Especial da Fazenda Pública de Nova Esperança (PR), região de Maringá.

O governo do Paraná, ao qual a Polícia Civil está subordinada, terá que pagar R$ 10 mil a título de indenização. O Estado ainda pode recorrer da decisão.

O administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, em Brasília, Cláudio Ferreira, que estava à frente da administração daquela cidade desde 2022, deixou o cargo oficialmente ontem (2).

A saída, alinhada com a governadora Celina Leão, marca o início de sua pré-campanha para deputado distrital pelo partido Democrata.

Por Estadão Conteúdo

O Congresso Nacional converteu em lei apenas 23% das medidas provisórias do terceiro governo Lula (PT). É a menor taxa registrada desde a Emenda Constitucional 32, de 2001, que proibiu a reedição de MPs e fixou prazo máximo de 120 dias para cada medida, encerrando a prática de manter normas provisórias em vigor indefinidamente por renovação automática.

Os dados são do levantamento do Ranking dos Políticos com base na plataforma oficial do Planalto e mostram que o principal instrumento legislativo do Executivo federal perdeu eficácia ao longo das últimas duas décadas, independentemente do partido no poder.

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) reforçou o ritmo de crescimento de Caruaru durante as agendas do Governo de Pernambuco realizadas na última quinta-feira (2). Ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD) e do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), o parlamentar participou de uma série de entregas.

Durante a passagem pela cidade, Fernando acompanhou a entrega da cozinha comunitária, o anúncio da licitação para a duplicação do trecho urbano da PE-95, a entrega do Complexo da Polícia Científica e da requalificação da emergência do Hospital Regional do Agreste. “Caruaru vive um momento de crescimento acelerado, fruto de uma gestão comprometida e de parcerias que dão resultado”, destacou.

Fernando Monteiro também tem ampliado sua força política no município, atuando em sintonia com a gestão municipal e fortalecendo alianças. “Nosso compromisso é com resultados. Já são cerca de R$ 200 milhões em investimentos, entre emendas e obras destravadas, que mostram que o trabalho conjunto está acelerando o desenvolvimento de Caruaru”, concluiu.

Em Caruaru, o parlamentar também destacou a chegada do deputado federal Túlio Gadêlha ao PSD. “Túlio chega para somar. É um jovem político comprometido em melhorar a vida das pessoas e que tem muito a contribuir com esse projeto coletivo”, afirmou. O ato aconteceu no Monte Bom Jesus, símbolo da Capital do Agreste.

Do UOL

Depois de perder a única governadora eleita no Nordeste em 2022 (Raquel Lyra, em Pernambuco, que foi para o PSD em março de 2025), o PSDB conseguiu filiações importantes e deve voltar a ser protagonista nas eleições em alguns estados.

Ao menos dois nomes recém-chegados ao tucanato são pré-candidatos aos governos de estado do Nordeste e despontam bem nas pesquisas: o ex-governador cearense Ciro Gomes, que deixou o PDT e se filiou em outubro de 2025; e o prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC, que trocou o PL pelo PSDB.