Governo muda sistema de gestão e servidores estaduais reclamam de salários incompletos e benefícios atrasados

Uma mudança no Sistema de Gestão de Pessoas de Pernambuco tem causado transtornos a funcionários públicos estaduais. Denúncias informam atrasos de salários e divergências nos pagamentos de servidores ativos, aposentados e pensionistas.

A mudança de sistema foi anunciada pela Secretaria de Administração (SAD) no dia 31 de julho. No dia seguinte, em 1º de agosto, a SAD usou seu perfil no Instagram para comunicar a identificação de problemas nas folhas de pagamento, sem informar a quantidade de pessoas afetadas.

Como solução, a Secretaria prometeu o pagamento de folhas de pagamento extras, a partir do último sábado (3), mas na sexta-feira passada (9) parte dos servidores ainda aguardavam os salários. É o caso de Lílian Lima, pensionista que só recebeu metade do pagamento até o momento e enfrenta problemas para quitar as contas do mês.

“Cartão de crédito, plano de saúde, água, luz, telefone… tudo isso você não consegue [pagar] se você recebe 100% e sua vida está baseada naquele valor. Com 50% você não vai conseguir resolver quase nada”, contou Lílian Lima.

De acordo com a nota publicada pela SAD, servidores ativos que identificaram problemas nos contracheques deveriam procurar o setor de recursos humanos de seu órgão ou entidade, enquanto aposentados e pensionistas deveriam contatar a Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape).

Desde o começo do mês Lílian tenta entrar em contato com a Funape pelo telefone disponibilizado na nota publicada no Instagram, mas em nenhum momento alguém atendeu.

“Entrei no site da Funape, no Instagram, mandei inúmeras mensagens. Eles visualizaram e não responderam. Tentei por e-mail, não fui respondida, e pelo telefone que eles deixaram lá para contato. Então, nem telefone, nem e-mail, nem Instagram”, denunciou.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) fez um levantamento e identificou que pelo menos 1.940 pessoas ligadas à área de educação do estado tiveram algum problema com o último salário.

“Muitas pessoas da nossa categoria estão sem receber auxílio-alimentação, auxílio-locomoção, diversos tipos de natureza financeira. Imediatamente fizemos contato com o governo, teve a reunião na Secretaria de Administração. Ela prometeu dar publicidade e transparência a tudo o que estava acontecendo mas, ainda assim, temos após 10 dias da data do pagamento pessoas da educação sem receber o salário e o governo não conseguiu resolver o problema”, disse Ivete Caetano, presidente do Sintepe.

Procurada, a Secretaria de Administração não respondeu quantos servidores da ativa, aposentados e pensionistas foram afetados desde a mudança de sistema e quantos já tiveram sua situação regularizada.

Por meio de nota, a SAD explicou apenas o que aconteceu no caso de Lílian Lima. Segundo a secretaria, o valor total da pensão dela foi dividido com a filha, que também é segurada do mesmo benefício. A SAD orientou que a mãe abra uma conta bancária no nome da filha e agende um atendimento na Funape para o recadastramento da criança.

Do G1 Pernambuco.

Veja outras postagens

Do Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, vão viajar a Roma para participar do velório do Papa Francisco. A data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano.

Lula deve fechar a comitiva que vai participar do evento na próxima terça-feira (22). Mais cedo, o presidente disse que Francisco foi uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo“. ”O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos“, disse Lula, que decretou um luto oficial no País de sete dias como homenagem ao pontífice.

A nota do governo brasileiro elogiou a “simplicidade, coragem e empatia” de Francisco. Lula relembrou no comunicado que ele e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foram recebidos com “muito carinho” nas vezes em que se encontraram com o religioso.

O Papa Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio, morreu na madrugada de hoje. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

Dulino Sistema de ensino

Durante o 8º Congresso que a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará, nos dias 28, 29, e 30 deste mês, dez municípios apresentarão projetos e programas que estão em prática. Várias prefeituras se inscreveram — e, hoje, foram divulgadas as selecionadas. As apresentações acontecerão na manhã do dia 30, a partir das 8h, no Teatro Guararapes. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco.

Os municípios selecionados são: Feira Nova, com a prática PAA do Peixe; Igarassu, com o programa Gera Jovem Igarassu; Paudalho, com a ação Imersão na Iniciação Científica; Santa Maria da Boa Vista, com o GPIPA – Sistema de Gerenciamento de Abastecimento de Água; Serra Talhada, com os projetos Infraestrutura e Tecnologia para Mobilidade Segura e Sustentável e Zona Lilás; Cortês, com a prática Renda Colaborativa; Bom Jardim, com o projeto Pedra do Navio: Conectando História e Arte no Artesanato Regional; Gameleira, com o programa Remédio e Curativos Especiais em Casa; Jaqueira, com a iniciativa Educa Servidor; e São Vicente Férrer, com a prática Energia Limpa e Acessível. As informações são do Blog Dantas Barreto.

De acordo com o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a iniciativa tem o objetivo de dar oportunidade para as prefeituras divulgarem as suas ações, para que também sejam replicadas em Pernambuco. Com isso, o Congresso pode promover a interação e a troca de conhecimento entre gestores e gestoras municipais.

“Queremos incentivar outros gestores a adotarem experiências que já deram certo, fortalecendo o desenvolvimento local e estimulando a inovação nas gestões municipais. Pernambuco tem iniciativas transformadoras que precisam ser valorizadas e replicadas”, afirmou o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia. As inscrições para o 8º Congresso da Amupe estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da entidade.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Do Correio Braziliense

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) usou a sua conta no X (antigo Twitter) para fazer uma piada sobre a morte do papa Francisco, falecido na manhã de hoje.

Na ocasião, ele publicou uma montagem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e escreveu: “Moraes deu 24 horas pra ser nomeado o próximo papa”.

Na mesma publicação, um seguidor publicou em resposta uma outra montagem do ministro vestido de papa e fazendo um sinal nazista.

O papa Francisco, de 88 anos, morreu na manhã de hoje após passar semanas internado para tratar uma bronquite que causou dificuldades respiratórias. Diagnosticado com pneumonia bilateral, o pontífice argentino havia recebido alta há um mês.

Ipojuca - IPTU 2025 - Vencimento 30 Abril
Caruaru - São João na Roça

O prefeito do Recife, João Campos (PSB) decidiu se envolver na campanha eleitoral de Goiana e estará, na noite da próxima terça-feira (22), nas ruas com o candidato do PP, Marcílio Régio. Apesar de a sigla progressista compor a base aliada da governadora Raquel Lyra (PSD), o PSB faz parte da aliança de Marcílio. A vice é Lícia Maciel, do PT. O outro candidato é o atual prefeito interino Eduardo Batista, filiado ao Avante, que é outro partido aliado de Raquel.

A entrada de João no cenário político de Goiana é um gesto que visa à eleição para o Governo do Estado do ano que vem. Afinal de contas, apesar de serem siglas ligadas à governadora, os grupos políticos do município podem se dividir em dois palanques. Raquel terá que agir para assegurar os dois aliados ao seu lado, na sua tentativa de reeleição. “A presença de João representa uma forma moderna e eficiente de governar, que queremos trazer para Goiana. Vamos caminhar juntos pelo futuro da nossa cidade”, disse Marcilio. As informações são do Blog Dantas Barreto.

Principal cabo eleitoral do candidato, o ex-prefeito Eduardo Honório acredita que Goiana verá um grande político amanhã. “Todo mundo está convidado a participar com a gente dessa caminhada. É a nossa onda azul cobrindo nossa querida Goiana de amor, de muito trabalho e compromisso”, salientou.

A eleição suplementar em Goiana está marcada para o dia 4 de maio e ocorrerá porque o eleito na disputa de 2024, Eduardo Honório (UB), não assumiu o cargo porque teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele tentava emplacar o terceiro mandato consecutivo. Honório apoia a candidatura de Marcílio Régio.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

O jornalista e apresentador Cardinot descartou, hoje, a possibilidade de disputar o Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. Em nota lida durante seu programa, ele afirmou ter recebido três convites, mas rejeitou todos. Nos últimos dias, o nome de Cardinot passou a circular como uma das opções do Partido Liberal (PL) para a disputa estadual.

Confira nota na íntegra:

Ao longo deste ano de 2025, para minha surpresa, recebi três convites de diferentes partidos políticos para disputar as eleições de 2026. Fiquei honrado pela lembrança e pela confiança demonstrada, mas recusei prontamente todos os convites.
Meus motivos são claros e inegociáveis: Não tenho interesse em disputar cargos eletivos.

Tenho compromissos profissionais em andamento que me impediriam legal e eticamente de participar de uma campanha eleitoral. E, acima de tudo, acredito que o exercício do jornalismo exige independência e liberdade de opinião — algo que seria inevitavelmente comprometido ao me vincular a qualquer corrente partidária.

Dito isso, todas as especulações que surgiram nos últimos dias não passam disso: especulações. Não sou filiado a partido político e não tenho qualquer intenção de me filiar.

Sobre meu posicionamento político, sempre fui transparente com meu público: não me movem rótulos de direita, esquerda ou centro — meu critério é simples e inegociável: não gosto de bandido.

Respeito as diversas correntes ideológicas, mas me entristece profundamente ver o quanto a política tem sido degradada pelo envolvimento de tantos de seus representantes em esquemas de corrupção e outros crimes.

Reitero: não sou candidato, não sou filiado a partido político, e sigo firme no meu compromisso com o jornalismo independente, crítico e plural. Acredito que minha maior contribuição à sociedade se dá pelos meus programas, oferecendo informação de qualidade e debates francos, que ajudem o cidadão e a cidadã a formar sua própria opinião — especialmente na hora de votar.

Com respeito e gratidão,
CARDINOT

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte do papa Francisco, informou hoje, há pouco, o Vaticano.

Segundo a certidão médica que atestou a morte, o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília). As informações são do g1.

O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma. O atestado foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.

Francisco ficou internado por mais de um mês, entre fevereiro e março, para tratar uma pneumonia bilateral. Apesar de ter recebido alta, o papa continuava em tratamento em casa e apresentava um quadro de saúde que exigia cuidados.

Toritama - FJT 2025

Familiares do empresário Paulo Sérgio Macedo, que morreu hoje no Recife aos 77 anos, vítima de infarto, comunicaram que o velório será realizado amanhã, a partir das 17h, no Morada da Paz, em Paulista.

A missa pela alma dele no local está marcada para às 20h, seguida da cerimônia de cremação. A decisão de realizar a cerimônia no dia seguinte ao falecimento foi tomada para permitir que todos os familiares, incluindo a filha que reside em Portugal, possam estar presentes.

Filho de Zélia Macedo, fundadora do Grupo Nordeste de Segurança de Valores, e de Hilson Macedo, Paulo Sérgio conduziu o Grupo Nordeste até 2012, quando vendeu a empresa para a multinacional espanhola Prosegur. Assim, a família passou a concentrar seus investimentos na Soservi – Sociedade de Serviços Gerais Ltda., voltada à limpeza e manutenção predial e na diversificação de negócios.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Da CNN Brasil

Cinco dias após ser diagnosticado com Covid-19, o ex-presidente José Sarney, de 94 anos, testou negativo para a doença, segundo boletim médico divulgado hoje.

Segundo o comunicado, Sarney apresenta evolução clínica favorável, com “melhora importante de seu quadro geral”. De acordo com a equipe médica responsável, o teste negativo reforça a “tendência de recuperação” do ex-presidente.

Sarney testou positivo após apresentar sintomas gripais e realizar um teste de farmácia. Naquele dia, ele realizou exames de sangue e de imagem, no Hospital de Brasília, que apontaram bons resultados e, portanto, recebeu alta. Veja a íntegra do boletim médico:

O ex-presidente José Sarney, diagnosticado com COVID-19, apresenta evolução clínica favorável, com melhora importante de seu quadro geral. O exame para detecção do vírus SARS-CoV-2, realizado hoje, apresentou resultado negativo, reforçando a tendência de recuperação. Seguimos acompanhando de perto sua evolução e o liberamos para suas atividades.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, lamentou a morte do empresário Paulo Sérgio Macedo hoje, destacando sua contribuição ao estado nos setores de segurança e terceirização de serviços. Em nota de pesar, Porto afirmou que o empresário deixa um legado de liderança, geração de empregos e visão empreendedora. Veja na íntegra:

Nota de pesar

Pernambuco perdeu hoje Paulo Sérgio Macedo, um dos seus mais importantes e reconhecidos empresários. Com uma atuação arrojada nos setores de vigilância eletrônica, patrimonial e pessoal, transporte e processamento de valores, além de terceirização de mão de obra especializada, Paulo Sérgio deu grande contribuição ao estado e ao país, gerando empregos, negócios e divisas. O empresário deixa um legado de liderança e êxito conquistado com trabalho e visão empreendedora. Externamos nossos pêsames aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos neste momento de despedida.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O corpo do Papa Francisco poderá ser velado na Basílica de São Pedro para que as pessoas possam prestar suas homenagens já na quarta-feira (23), anunciou um porta-voz do Vaticano hoje. “O translado do corpo do Santo Padre para a Basílica do Vaticano para a homenagem de todos os fiéis poderá ocorrer na manhã de quarta-feira”, informou Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

A missa de sufrágio do pontífice ocorre na Basílica de São João de Latrão, em Roma, às 14h de Brasília, 19h no horário local, e será realizada pelo cardeal Baldo Reina. As informações são da CNN.

Durante o rito de constatação da morte do pontífice, mais detalhes devem ser informados, como se o papa estava dormindo, quando morreu, etc. O corpo do papa Francisco será colocado em um caixão às 15h de Brasília, 20h local, informou a Santa Sé em um comunicado.

Kevin Joseph Farrell, cardeal e também camerlengo do Vaticano, vai presidir a certificação da morte de Francisco e a colocação de seu corpo no caixão. O caixão do pontífice deve ser apresentado na manhã de terça-feira (22), mas o horário não foi informado.

Morreu, há pouco, em decorrência de problemas no coração, o empresário Paulo Sérgio Macedo, aos 77 anos, que conduziu por muito tempo o grupo Nordeste de Segurança de Valores e atualmente atuava no mesmo segmento, mas em São Paulo. Ainda não há informações sobre o velório.

Filho de Zélia Macedo, fundadora do Grupo Nordeste, e de Hilson Macedo, Paulo Sérgio deu continuidade ao legado da família à frente de uma das maiores empresas do setor de segurança e serviços terceirizados do país. Ele integrou a geração que consolidou o grupo como potência regional nas décadas de 1980 e 1990, especialmente com a expansão da empresa Soservi – Sociedade de Serviços Gerais Ltda., voltada à limpeza e manutenção predial.

Em 2012, sob sua liderança, o Grupo Nordeste vendeu sua operação de transporte de valores para a multinacional espanhola Prosegur por R$ 825,5 milhões. Assim, a família passou a concentrar seus investimentos na Soservi e na diversificação de negócios, especialmente no eixo Sudeste.

Paulo Sérgio figurou entre os bilionários pernambucanos listados pela revista Forbes, com patrimônio estimado em mais de R$ 1 bilhão, ocupando a 260ª posição no ranking nacional.