Assembleia vota hoje projetos do Governo do Estado

Por Betania Santana para Blog da Folha de Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vota, hoje à tarde, seis projetos do Governo de Pernambuco enviados à Casa no mês de junho, em caráter de urgência, e que foram motivo de convocação extraordinária dos deputados pelo Executivo. Entre as matérias a serem analisadas, estão a proposta de adesão ao Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF) e os dois pedidos de autorização de novo empréstimo.

Um junto ao BNDES e outro ao Bird. Pela manhã, as Comissões de Finanças e Orçamento e a de Administração pública vão apresentar os pareceres dos relatores e votá-los. Pelo regimento, a Comissão de Administração teria até o dia 19 para concluir os trabalhos, mas os deputados apostam que não haverá mais emendas e o processo será mais tranquilo.

Na terça-feira da semana passada, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça deu parecer favorável aos projetos com inclusão de uma emenda do deputado Sileno Guedes (PSB).

No mesmo dia, os secretários de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, e de Fazenda, Wilson de Paula, estiveram na Comissão de Finanças para mais uma vez tirarem dúvidas dos parlamentares e explicarem o destino dos empréstimos. Ontem a governadora Raquel Lyra (PSDB) reforçou sua aposta na aprovação das matérias por considerar que todas sejam para melhorar a situação do Estado.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

Na noite de ontem (22), o deputado federal e presidente estadual da Federação União Progressista, Eduardo da Fonte, participou do Culto em Ação de Graças pelos 72 anos de vida do Pastor Ailton José Alves, presidente da Assembleia de Deus em Pernambuco. A celebração foi realizada no Templo Central da Igreja, em Recife, e reuniu fiéis, lideranças políticas e autoridades do Estado.

Eduardo da Fonte destacou a importância do trabalho do Pastor Ailton na condução espiritual e social da Igreja. “O Pastor Ailton é um exemplo de amor e dedicação ao próximo. Como parlamentar, me inspiro em seus ensinamentos e na sua forma de agir, sempre com humildade e compromisso com as pessoas”, afirmou o deputado.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

EXCLUSIVO

O ex-governador Paulo Câmara (sem partido) reassumiu, esta semana, seu cargo como servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele teve que deixar a presidência do Banco do Nordeste, por força da Lei Federal das Estatais, que não permitia a recondução do seu mandato à frente do banco estatal federal.

Em 2023, quando assumiu pela primeira vez o banco, Paulo estava amparado por uma cautelar do STF. Segundo informações da Presidência do Tribunal, Paulo Câmara entrou de férias, hoje, por 30 dias. Assim, não irá retomar de imediato suas funções como auditor. Outro servidor do TCE, o ex-deputado federal Danilo Cabral, após deixar a direção da SUDENE, preferiu se aposentar do tribunal.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Em Paulista, na Região Metropolitana, o deputado federal Waldemar Oliveira, o Dema (Avante), ganhou um aliado entusiasta da sua reeleição: o presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Farias (MDB). O vereador também se alinhou ao projeto de Sebastião Oliveira, o Sebá, irmão de Dema, para regressar à Assembleia Legislativa.

Nas eleições de 2022, Dema obteve 2.023 votos em Paulista, mas com o apoio e a mobilização de Eudes deve duplicar essa votação. Na semana passada, o presidente da Câmara incorporou ao grupo do aliado diversos suplentes de vereador com votações expressivas no município.

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) se prepara para um momento histórico: a abertura da Cápsula do Tempo do Diário de Pernambuco, lacrada há exatos 100 anos, em celebração ao centenário do jornal – o mais antigo em circulação da América Latina.

O evento ocorrerá no próximo dia 07 de novembro, às 15h, no auditório do Instituto, em solenidade que contará com a presença de pesquisadores, jornalistas, escritores, restauradores e convidados.

A cápsula, entregue ao IAHGP em setembro de 1929 pelo sócio Naasson Figueiredo, foi cuidadosamente lacrada em uma caixa de vidro, contendo documentos e objetos que testemunham a história e o centenário do Diário de Pernambuco. A abertura será acompanhada pela restauradora Débora Mendes, da empresa Arte Sobre Arte, responsável por avaliar o estado dos materiais após um século de conservação. A expectativa é grande: o que o jornal deixou guardado para o futuro?