Recebi, ontem, do meu amigo Camillo Moutinho, o belíssimo e histórico livro contando um pouco a rica história da indústria gráfica no Estado. Foi produzido por ocasião dos 80 anos do Sindicato das Indústrias Gráficas de Pernambuco, entidade que Camillo responde pela diretoria financeira.
A apresentação, abaixo na íntegra, é do presidente da instituição.
Leia mais“As indústrias gráficas acompanham de muito perto a história de Pernambuco. São participantes ativas de todos os pequenos e grandes episódios sociais, econômicos e culturais, divulgando fatos históricos e registrando a memória impressa do Leão do Norte.
Ao longo das últimas oito décadas, o Sindicato das Indústrias Gráficas de Pernambuco – SINDUSGRAF tem sido o principal porta-voz de todas as empresas associadas e representa, de forma legítima, a classe empresarial gráfica junto aos poderes públicos e às demais instituições.
No momento em que comemoramos seus 80 anos, sentimos a obrigação de publicar este livro, que registra alguns dos principais momentos da história dessa Entidade, testemunha e agente de transformação das artes gráficas, desde a litografia à impressão digital.
Buscando sempre o equilíbrio e o desenvolvimento das empresas, o SINDUSGRAF reúne à mesma mesa empresários antes concorrentes e que, hoje, buscam juntos os caminhos que levem ao crescimento de suas gráficas, nesta indústria cada vez mais complexa.
Este livro, que não ousa ser definitivo, pois ainda há muito o que se registrar, foi feito para todos os empresários, parceiros e amigos do setor. E para os homens e mulheres de todas as gerações, apaixonados pelas artes gráficas e que anda curtem o cheiro de tinta – tal como esse que assina embaixo.”
Eduardo Carneiro Mota
Presidente do SINDUSGRAF-PE