População de Ibimirim acusa Prefeitura de arrancar árvores do centro da cidade

Por Edward Pena – repórter do Blog

Moradores da cidade de Ibimirim, no Sertão, denunciam que a prefeitura do município está arrancando todas as árvores do centro. O trabalho teria começado nesta semana e já retirou espécimes de um canteiro central da avenida Castro Alves. Em vídeo enviado a este blog, é possível ver uma das árvores ser serrubada por um trator. A população cobra posicionamento da gestão municipal.

Procurada, a Prefeitura de Ibimirim disse que as árvores situadas na avenida fazem parte da arborização urbana e estão sob a gerência do executivo municipal, e que a legislação permite sua corta e poda, quando é necessário.

“As árvores em nossas vias públicas, exóticas ou nativas, são indivíduos isolados, não fazendo parte de nenhuma floresta, logo, a corta ou poda dessas não poderia constituir crime algum de desmatamento”, explicou a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Géssica Vasconcelos.

A gestora esclareceu que os indivíduos em questão são da espécie Senna spectabilis e sua erradicação foi necessária porque representava riscos para quem passa pelo local, uma vez que sua estrutura estava comprometida por uma infestação de cupins. “A decisão de erradicação foi tomada após criteriosa avaliação técnica e com o objetivo de garantir a segurança da população”, concluiu a diretora.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou
Caruaru - Mais segura

A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) concluiu o processo de seleção para vagas remanescentes para o semestre 02.2025 com a classificação de 123 candidatos. Puderam se candidatar estudantes de outras instituições de medicina que desejavam transferência para a FMO, alunos que utilizaram a nota do Enem para ingresso e portadores de diploma.

Ao final da seleção, 109 candidatos da modalidade “Transferência” conseguiram se classificar e seis foram desclassificados. Por meio da “Nota do Enem”, nove candidatos apresentaram a solicitação, sendo seis classificados e três desclassificados. As informações são do blog Cenário.

Para acesso de “Portadores de Diploma”, cinco candidatos se apresentaram, sendo um deles desclassificado e quatro considerados aptos para matrícula. Os aprovados têm até o dia 14 para apresentar a documentação exigida a fim de dar prosseguimento ao processo de ingresso na instituição.

“O grande número de transferências que verificamos no processo seletivo evidencia o interesse dos estudantes em fazer parte da FMO, que vem consolidando, ano a ano, seu conceito como uma das melhores escolas de medicina do Brasil“, avaliou o diretor-geral Inácio de Barros Melo Neto.

O Prefeito de Ipubi, João Marcos Siqueira, esteve na última quinta-feira (11) em agenda oficial na capital pernambucana, Recife, ao lado do Deputado Estadual Jarbas Filho, do Secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e do Secretário Executivo, Yuri Coriolano, onde assegurou importantes conquistas para o município. Entre os avanços anunciados, destaca-se a liberação de R$ 2 milhões em recursos destinados à pavimentação asfáltica, investimento que vai contribuir diretamente para a melhoria da infraestrutura urbana e da mobilidade em Ipubi.

Outra grande conquista foi a adesão ao Programa Ilumina PE, que contemplará o município com a instalação de 400 pontos de iluminação em LED. A iniciativa beneficiará diretamente as localidades de Ipubi, Serra Branca e Serrolândia, trazendo mais segurança, modernidade e qualidade de vida para a população.

Além disso, o Prefeito João Marcos aproveitou a ocasião para protocolar a solicitação de implantação de mais uma Cozinha Comunitária no município, fortalecendo as políticas de assistência social e garantindo mais dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade. “Hoje saímos de Recife com conquistas que vão transformar a vida do nosso povo, e seguimos firmes trabalhando pelo desenvolvimento de Ipubi”, destacou João Marcos Siqueira.