O abandono das ruínas da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres em Paulista

Por Ricardo Andrade*

Incendiada na década de 1950, a Matriz de N.S dos Prazeres, situada em Maranguape II, Paulista, onde o pároco foi o Padre João Ribeiro, um dos líderes da Revolução Pernambucana e criador da Bandeira de Pernambuco, tombada pela Fundarpe e o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio, encontra-se abandonada. Cercada por ocupações irregulares, os vizinhos tem levado até mesmo as pedras para fazer a base de muitas casas. 

Falta uma ação por parte da Prefeitura, da Fundarpe e do Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista (IHGAAP) no sentido de promover a proteção, o cuidado com as vias locais e a regularização fundiária, neste que já é um Santuário, elevado pela Arquidiocese de Olinda e Recife. 

*Presidente do (IHGAAP) Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), recebeu nesta quinta-feira (16) o técnico do Náutico, Hélio dos Anjos, em visita ao Palácio dos Governadores, sede do Executivo municipal. O encontro foi articulado pelo vice-prefeito Chiquinho (Solidariedade), que foi treinado por Hélio no início da carreira como jogador. Torcedora alvirrubra, Mirella destacou a emoção do encontro e a troca de experiências com o treinador. “É uma honra e alegria receber essa visita. Falamos sobre o fortalecimento e possíveis parcerias da base do Náutico com as escolinhas de Olinda”, afirmou a gestora.

Como forma de homenagem, Hélio autografou uma camisa do Náutico para a prefeita, que retribuiu o gesto presenteando o técnico com uma tela do artista Heverton Crisóstomo. O treinador também elogiou a cidade e o trabalho da administração municipal. “Olinda tem muita coisa positiva, e ter um amigo aqui ‘comandando’ a cidade nos dá ainda mais orgulho”, declarou.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Uma motociclista de 20 anos caiu no canal pluvial da Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, na manhã do último domingo (12), após o pneu da moto prender em uma fenda longitudinal no asfalto. O acidente ocorreu por volta das 11h30, no trecho entre o Derby e o Tacaruna, quando a jovem, que preferiu não se identificar, tentava fazer o retorno após descer o viaduto da Avenida João de Barros.

Segundo testemunhas, a condutora perdeu o controle do veículo ao atingir a irregularidade na pista, colidiu com o meio-fio e acabou arremessada dentro do canal. Motoristas e pedestres que passavam pelo local ajudaram a retirar a vítima, que apresentava escoriações.

A motociclista foi socorrida para a UPA da Caxangá, onde permanece em observação. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência e prestaram os primeiros socorros.