PL da pensão por Zika é relatado por Lula da Fonte tem aval do ministro Wellington Dias

O Projeto de Lei 3974/2015, conhecido como PL da Pensão por crianças acometidas pelo Zika Vírus, aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados e relatado pelo deputado federal Lula da Fonte (PP), será aprovado no Senado Federal, se depender do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O ministro recebeu o parlamentar, ontem, e deu o seu aval pessoal para trabalhar a aprovação junto aos senadores.

O PL da Pensão por Zika foi aprovado no Plenário da Câmara em doze de dezembro do ano passado e seguiu para o Senado, onde tramita na Comissão de Assuntos Sociais. Na CAS recebeu parecer favorável da relatora, senadora Zenaide Maia (PSD/RN), na última quarta. Depois da CAS, o projeto será apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e de lá, vai direto para votação no Plenário do Senado.

Veja outras postagens

A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSD), reuniu-se, nesta sexta-feira (30), com vereadores da base governista e confirmou apoio à candidatura de Junhão Lins (PSD) para a presidência da Câmara Municipal no biênio 2027-2028. A vice-prefeita Teresa Raquel também participou do encontro. O grupo de parlamentares já vinha articulando o nome de Junhão para suceder o atual presidente da Casa, Vando do Caroá (PL).

A definição ocorre após semanas de disputa pelo comando do Legislativo. No início de outubro, Vando havia confirmado que pretendia concorrer à reeleição e afirmado que a sucessão ainda estava em aberto. Na mesma época, vereadores governistas formalizaram apoio a Junhão, mas ainda não havia manifestação pública da prefeita em favor da candidatura.

A composição discutida anteriormente pelos vereadores prevê ainda Luiz Abel como 1º vice-presidente, Dodô Chaves como 2º vice-presidente, Patrícia da Conceição Silva como 1ª secretária e Niltinho Sousa como 2º secretário. A escolha, porém, depende da votação formal da Mesa Diretora da Câmara.

O vereador Raul Silva (PCdoB), de Paulista, acusou a Prefeitura de impedir, nesta sexta-feira (30), a realização de uma festa do Dia das Crianças organizada por seu mandato no Jardim Paulista Baixo. Segundo o parlamentar, a fiscalização municipal não permitiu a instalação da estrutura do evento, que teria brinquedos infláveis, distribuição de lanches e atividades recreativas. “Quando o prefeito toma uma atitude como essa, ele não está atingindo apenas a mim ou ao meu mandato; ele está perseguindo o próprio povo da periferia, as famílias mais carentes e as crianças que só queriam um momento de lazer”, declarou. A Prefeitura não havia apresentado, até o material enviado, manifestação sobre o motivo da proibição.

Raul atribuiu a medida a uma suposta retaliação política e relacionou o episódio às críticas que vem fazendo à gestão municipal. Entre elas, citou a situação da Praça Aníbal Fernandes, sobre a qual afirma ter acionado o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) cobrando reativação e reforma.

A decisão sobre a indicação para a vaga no Supremo Tribunal Federal divide o entorno do presidente Lula (PT). De um lado, uma ala defende a reapresentação do nome de Jorge Messias. De outro, aliados avaliam que o caminho mais seguro seria indicar Rodrigo Pacheco.

“A turma mais próxima do Congresso Nacional acredita que o caminho seria pacificar a relação com o Senado Federal e garantir a aprovação do nome do atual ministro do Tribunal de Contas da União”, afirmou o analista de política Matheus Teixeira durante o Hora H desta sexta-feira (30).

Por outro lado, há uma corrente que defende a reapresentação de Jorge Messias. Esse grupo argumenta que Lula, após se reeleger de forma “surpreendente”, estaria politicamente mais forte e teria condições de emplacar seu candidato. As informações são da CNN.

Caruaru - Minha rua nova

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o percursionista Sérgio Rosa, integrante do grupo de samba paulistano Demônios da Garoa, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Ipojuca - Na palma da sua mão

A declaração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), admitindo a possibilidade de disputar a Presidência da República em 2030 provocou mal-estar entre integrantes do PL, que viram na manifestação uma atitude oportunista do aliado apenas quatro dias após a derrota de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação de parte da sigla é que o governador “queimou a largada” ao se colocar como uma alternativa para a próxima eleição presidencial enquanto o senador, que deixou o Brasil nesta semana, ainda reivindica a liderança do movimento bolsonarista.

O incômodo ocorre em meio às primeiras movimentações pela liderança da direita após o resultado das urnas. Embora tenha deixado o país, Flávio sinalizou a intenção de continuar à frente da oposição a Lula. Segundo aliados, o senador pode anunciar nos próximos dias uma nova candidatura à Presidência da República, em 2030, numa tentativa de preservar seu protagonismo. A possibilidade vem sendo discutida com Eduardo Bolsonaro e aliados nos Estados Unidos, conforme revelou a Folha de S.Paulo. As informações são do g1.

Olinda - Refis 2026

O Sextou de daqui a pouco, programa musical que ancoro nas sextas-feiras, no lugar do Frente a Frente, está imperdível! O entrevistado é o percursionista Sérgio Rosa, filho de Arnaldo Rosa, fundador do grupo de samba paulistano Demônios da Garoa, o mais antigo em atividades no Brasil, com 83 anos ininterruptos. Já entrou, inclusive, para o Livro dos Recordes.  

Demônios da Garoa nasceu no bairro da Mooca, em São Paulo, em 1943, conservando influências de uma variedade de fontes culturais para construir suas próprias características. Sua história musical cresceu quando seus fundadores conheceram Adoniran Barbosa, um dos mais importantes compositores da MPB, durante as filmagens de ‘O Cangaçeiro’, em terras nordestinas. Em 1949, juntos, foram vistos como uma personificação dos movimentos socioculturais da época.   

Palmares - Creche Quilombo II

O Ministério das Relações Exteriores convocou a encarregada de negócios da Argentina para pedir informações sobre o envolvimento do governo Javier Milei na fuga do senador Flávio Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos. O candidato derrotado nas eleições fugiu do Brasil na quarta-feira (28/10) em uma rota entre a Argentina e o Equador, até desembarcar em Miami, onde deve ficar com a família após receberem vistos do governo norte-americano.

A conversa durou poucos minutos e ocorreu entre um embaixador brasileiro responsável pelas relações com os países do Mercosul e a ministra-conselheira Emilia Cortés, que é responsável pela representação argentina em Brasília. A conversa ocorreu nessa quinta-feira (29/10). A informação foi inicialmente revelada pelo UOL e confirmada pelo Metrópoles. As informações são do Metrópoles.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A cantora Vannick Belchior, filha caçula de Belchior, escreveu uma emocionante carta aberta ao pai por ocasião dos 80 anos que o cantor e compositor cearense completaria se estivesse vivo. Recentemente, entrevistei Vannick no Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras, no lugar do Frente a Frente. No texto, ela fala sobre a dimensão alcançada pela obra do pai, a relação com o legado artístico que recebeu e a construção da própria trajetória como cantora.

Na homenagem, Vannick também aborda a ligação de Belchior com o Nordeste, recorda músicos que fizeram parte da história do pai e hoje participam de sua carreira e conta sobre a gravação do primeiro disco. “Carrego teu legado com amor e responsabilidade, mas quero fazer dele uma ponte, não uma fronteira”, escreve.

Leia, abaixo, a carta na íntegra:

Camaragibe - IPTU Verde 2026

As inscrições para o Prêmio FIEPE de Jornalismo 2026 foram prorrogadas até o dia 10 de novembro. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a premiação distribuirá R$ 28 mil e reconhecerá trabalhos jornalísticos relacionados ao setor industrial pernambucano. Entre as temáticas previstas estão política industrial, comércio exterior, infraestrutura, inovação e tecnologia, sustentabilidade, formação profissional e ambiente de negócios. Os interessados podem consultar o regulamento e realizar a inscrição através do site https://www.premiofiepedejornalismo.com.br/.

Por Flávio Chaves*

Existem invenções humanas que modificaram a maneira de viver, outras que alteraram o curso das civilizações, algumas que encurtaram as distâncias entre os povos, mas poucas conseguiram realizar uma transformação tão silenciosa e profunda quanto o livro.

Essa extraordinária criação que permitiu ao homem atravessar os séculos sem precisar carregar consigo o próprio corpo, deixando sobre as páginas aquilo que a morte não conseguiu recolher de sua inteligência, de suas inquietações, de seus sonhos e de sua capacidade de interrogar o mundo.

Por Zé Américo Silva*

O Nordeste já mostrou sua força nas urnas. Foi decisivo para o quarto mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e para a defesa da democracia. Agora, precisa ampliar sua força na cobrança. Na expressão popular, está na hora de sentar a pua: cutucar, incomodar, exigir que compromissos ganhem orçamento, prazo e resultado.

O Nordeste já é uma força econômica, política e cultural. Tem indústria, ciência, universidades, empresas de tecnologia e um grande mercado consumidor. Produz riqueza, conhecimento e soluções. Sua importância ultrapassa o calendário eleitoral.

O deputado federal Luciano Bivar (MDB) gravou um vídeo comentando e comemorando a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o compartilhamento de documentos para investigar a destinação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares do União Brasil para Belford Roxo (RJ). A medida, divulgada na quarta-feira (28), atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A investigação eleitoral envolve o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella. O inquérito apura suspeitas de abuso de poder político e econômico. Os recursos, destinados entre 2025 e 2026, aparecem em registros oficiais sem identificação dos parlamentares responsáveis pelas indicações.

Durante as apurações, a Polícia Federal encontrou no celular de Canella uma anotação que pode fazer referência a dois deputados federais. O registro, no entanto, não comprova o envolvimento dos parlamentares em eventuais irregularidades. As defesas de Rueda e Canella negam qualquer irregularidade. A autorização de Dino para o compartilhamento dos documentos não representa uma conclusão sobre a existência de crimes.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias