Considerado um dos maiores nomes da música cristã, pioneiro no gênero, o padre Zezinho é a atração do Sextou de logo mais, às 18h. Ele começou a compor suas canções em 1964, hoje coleciona mais de três mil músicas.
Algumas canções das suas mais famosas são “Um Certo Galileu”, “Maria de Nazaré”, “Amar Como Jesus Amou (gravada em Portugal por José Cid)”, “Oração pela Família (versão para Portugal de Star Light e a dupla Nelo Silva e Cristiana)”, “És Água Viva”, “Maria da Minha Infância”, dentre outras.
O Sextou vai ao ar das 18 às 19 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras, tendo como cabeça de rede a 102.1 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima em destaque ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.
Pelo menos 176 pessoas morreram depois que um avião caiu ao aterrissar em um aeroporto na Coreia do Sul. Dois sobreviventes foram retirados dos destroços e levados ao hospital.
O voo Boeing 737-800 – operado pela companhia aérea Jeju Air – tinha 181 passageiros a bordo, incluindo 175 passageiros e seis membros da tripulação, e estava chegando ao aeroporto de Muan vindo de Bangkok, na Tailândia.
As famílias das vítimas estão se reunindo no aeroporto enquanto as autoridades continuam a procurar os destroços. Imagens on-line parecem mostrar o avião saindo da pista e colidindo com uma parede, antes de explodir em chamas. Nenhuma causa foi confirmada, mas o serviço de bombeiros diz acreditar que uma colisão com pássaros e o mau tempo podem ser os culpados.
Mais de 1.500 equipes de emergência foram enviadas para o local e uma zona especial de desastre foi imposta pela Agência Nacional de Incêndio, que disse em um comunicado que fará o “melhor para resgatar as pessoas e nos recuperar do acidente até o fim”.
O presidente interino Choi Sang-mok, que se tornou líder do país nesta sexta-feira (27), instruiu seu governo a usar todos os equipamentos e pessoal disponíveis para resgatar o maior número possível de pessoas do local do acidente da Jeju Air.
“Temos uma situação grave em que ocorreu uma grande perda de vidas depois que um avião saiu da pista no aeroporto de Muan”, disse ele.
“Expresso minhas mais profundas condolências às muitas vítimas do incidente. Farei tudo o que puder para que os feridos se recuperem rapidamente.”
Faíscas e explosão
Testemunhas que estão falando com a agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, dizem que viram faíscas e ouviram uma explosão antes do acidente.
Yoo Jae-yong, 41 anos, que estava hospedado próximo ao aeroporto, disse à Yonhap que viu uma faísca na asa direita pouco antes do acidente.
Kim Yong-cheol, de 70 anos, disse à agência que o avião não conseguiu aterrissar inicialmente e deu a volta para tentar novamente.
Kim diz que viu “fumaça preta subindo ao céu” depois de ouvir uma “explosão alta”.
“Vi o avião descendo e achei que estava prestes a aterrissar quando notei um flash de luz”, acrescenta outra testemunha chamada Cho. “Em seguida, houve um estrondo alto seguido de fumaça no ar, e então ouvi uma série de explosões.”
Piloto estava na função desde 2019 e tinha mais de 9 mil horas de voo.
Um funcionário sul-coreano do setor de transportes deu detalhes sobre o que aconteceu com o avião quando ele se aproximava do aeroporto.
O avião estava tentando aterrissar, mas o controle de tráfego aéreo emitiu um alerta de colisão com pássaros, forçando o avião a esperar, segundo o funcionário.
Cerca de dois minutos depois, o piloto pediu socorro e o comando de tráfego aéreo deu permissão para que o avião pousasse na direção oposta.
O piloto aceitou – o vídeo mostra que o avião aterrissou sem rodas ou qualquer outro trem de pouso e derrapou na pista antes de colidir com uma parede, causando uma explosão de fogo.
O departamento de transportes observa que o piloto principal estava nessa função desde 2019 e tinha mais de 9.800 horas de experiência de voo.
Numa quarta-feira no fim de agosto, dezenas de policiais angolanos invadiram o hotel Sunshine, na cidade de Telatona, vizinha à capital Luanda. A megaoperação prendeu 46 chineses, que aliciaram mais de cem pessoas para operar, do estabelecimento, uma rede com mais de 400 plataformas de azar fraudulentas. A maioria das vítimas, no entanto, não estava na África ou na Ásia, mas sim do outro lado do Atlântico, no Brasil, o novo paraíso de golpistas internacionais. As conexões criminosas estendem-se ainda por países como Singapura e Mianmar, ambos no Sudeste Asiático, com um ponto em comum: o Jogo do Tigrinho.
Divulgada em profusão na internet, a prática virou febre entre brasileiros nos últimos anos, sobretudo desde a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma espécie de máquina de caça-níquel virtual, onde o objetivo é, contando com a sorte, obter combinações que rendam prêmios.
Embora o Tigrinho, em si, não seja ilegal — ele pode, inclusive, ser operado por bets autorizadas a atuar no país — a natureza do jogo abre espaço para manipulações e golpes, como quando é programado para não bonificar apostadores ou impede a retirada de valores conquistados.
Na ação de agosto, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Angola apreendeu 223 computadores e 113 celulares usados na criação de perfis falsos nas redes sociais. No esquema, 113 angolanos atuavam em turnos de 12 horas no call center pelo qual interagiam com os clientes brasileiros, seduzidos pela ilusão de ganho fácil. A estrutura também era usada para captar dados bancários e pessoais das vítimas.
— É uma estrutura financeira complexa, com transferências de valores do Brasil para vários pontos do mundo, e desses pontos para Angola. Em euros ou dólares, esse dinheiro era depois convertido em kwanzas (moeda local) para realimentar a rede criminosa — descreve Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC.
Falsa concorrência
O GLOBO identificou nove plataformas clandestinas operadas a partir do hotel Sunshine. No Instagram e no Telegram, principais meios de divulgação desses sites, elas anunciam suas atividades como se fossem concorrentes, mas eram tocadas do mesmo endereço, quando não do mesmo computador. Todas têm como principal atração o Jogo do Tigrinho e as variantes que incluem outros animais do horóscopo chinês, como coelho, rato, porco, touro e dragão.
Quatro meses após as prisões, as plataformas YYDBet, DTBet, Globaljogo, Mundojogo, LLLBet, Rei KF, EeeBet, KF-Topo e PPPJogo seguem no ar, angariando apostadores brasileiros. Nenhuma delas consta na lista do Ministério da Fazenda, divulgada neste segundo semestre, de páginas autorizadas a operar no país.
Em outubro, uma nova operação da polícia angolana desmantelou outro esquema similar. No hotel Diamond Black, também em Talatona, um ugandês e oito chineses, com idades entre 19 e 36 anos, foram presos por montarem uma central de golpes com foco no Brasil. Uma oficina mecânica servia de fachada para os criminosos.
Uma das atividades ilegais do grupo era a divulgação do cassino on-line LNBet, que tem o Jogo do Tigrinho como principal atração. Cada operador angolano recebia diariamente 700 números de celulares brasileiros. Mediante a promessa de bônus em dinheiro, eles convenciam as vítimas a apostar na plataforma. Assim como no primeiro caso, os sites permanecem a pleno vapor, bem como os grupos que os divulgavam nas redes, com novos lançamentos.
— As estruturas dessas organizações criminosas não são piramidais, com um líder máximo no vértice superior. São redes neurais espalhadas pelo mundo — explica, de modo geral, o delegado Felipe Leal, da Divisão Nacional de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos da Polícia Federal (PF).
‘Realizando sonhos’
A investigação em Angola mostrou que influenciadores do Brasil são aliciados para divulgar os sites fraudulentos. Eles são recompensados com comissões que variam a depender dos depósitos feitos por novos apostadores.
Uma dessas personagens é Wendy Pereira, que, em outubro de 2023, compartilhou no Instagram um vídeo da festa de lançamento da DTBet. Na gravação, Wendy aparece ao lado de outras jovens em uma van rumo a um restaurante luxuoso em Barra de São Miguel (AL). As imagens de passeios de barco, quadriciclo e champanhe estourando são intercaladas com a de apostas supostamente bem-sucedidas no Tigrinho.
Em novembro do mesmo ano, o influenciador Igor Aventureiro publicou um vídeo no qual caminha em uma praia paradisíaca até parar diante de um “X” marcado na areia, onde se lê o nome da plataforma chinesa YYDBet. Igor aparece cavando com as mãos até encontrar várias notas de R$ 100 e R$ 50. “YYBet realizando sonhos”, escreveu. As prisões em Angola, associadas aos dois sites, não acanharam a dupla, que não cessou as divulgações. Eles não responderam ao contato do GLOBO.
Nos últimos dois anos houve aumento de ações policiais no Brasil mirando responsáveis por divulgar o Tigrinho. É comum que investigados de diferentes estados relatem que, por trás dos sites, estavam cidadãos chineses, que tratam como “chefes”. Os influenciadores, contudo, demonstram pouco conhecimento dos meandros do esquema e sequer sabem os nomes dos supostos patrões, como frisam investigadores ouvidos pelo GLOBO.
A apuração que mais chegou perto de entender a operação foi conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal e levou ao indiciamento da ex-BBB Adélia Soares por falsidade ideológica e associação criminosa. Advogada da influenciadora Deolane Bezerra, ela foi apontada como a responsável por abrir de forma irregular uma empresa para chineses operarem jogos ilegais no país.
Registrada em Suzano (SP), a Playflow era uma processadora de pagamentos que recebia os valores das apostas feitas nas plataformas. O dinheiro seguia para outras intermediadoras até sair do país para Curaçao, paraíso fiscal no Caribe, via transações com CPFs de pessoas mortas. Procurada, Adélia não retornou, mas alegou atuar “dentro da legalidade” quando o caso veio à tona.
— Como essas empresas não precisam de autorização do Banco Central, estão fora de várias normativas, e o fluxo financeiro fica fora de controle — diz o delegado Erick Sallum, responsável pela investigação. — É uma instituição de pagamento dentro da outra, como uma boneca russa.
‘Não paga, não é confiável’
No caso do esquema de Angola, as plataformas eram divulgadas nas redes por um perfil chamado Grupo KF. A partir de setembro, conforme o cerco do Ministério da Fazenda se apertou com novas exigências para o funcionamento das casas de apostas, a quadrilha adotou uma estratégia que se tornou frequente no meio. Para se legitimar perante o público brasileiro e entre os influenciadores que viram garotos-propaganda de suas atividades, anunciaram ter uma empresa no país, a Golden Pig Tecnologia, aberta em 30 de setembro.
Duas semanas depois, o Grupo KF passou a afirmar ter obtido autorização para atuar na promoção de jogos de azar junto à Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), informação rechaçada pelo órgão.
O pedido realmente foi feito, mas, como os documentos solicitados não foram apresentados no prazo, acabou encerrado. Apesar disso, as plataformas do grupo ainda exibem o falso aval em suas páginas. Em novembro, uma nova solicitação foi apresentada ao Ministério da Fazenda, que ainda não concedeu a outorga.
O funcionamento das páginas do Grupo KF e de outras semelhantes, entretanto, é incompatível com as normas para o setor anunciadas pela pasta em julho. As regras estabelecem que as empresas devem usar o domínio bet.br e ter um número máximo de três sites ativos. Nada disso acontece com as bets chinesas, que lançam novas plataformas sediadas no exterior toda semana.
Outra suspeita das autoridades é que empresas como a Golden Pig, hoje responsável pelas plataformas chinesas alvo da operação em Angola, sejam abertas por laranjas no Brasil para dar ares de legitimidade a práticas fraudulentas. Sediada em São Paulo, a Golden Pig está em nome de Leonardo Jackson Vieira de Carlos, de 19 anos, residente em um endereço no Capão Redondo, na periferia paulistana. Procurado, ele não retornou aos pedidos da reportagem.
— Esses criminosos (donos das bets chinesas) precisam de um meio de pagamento no Brasil. Eles baniram o cartão de crédito e usam o Pix, que tem uma velocidade mais rápida, e o dinheiro é movimentado através de intermediadoras. Algumas são criadas só para isso, em nome de laranjas — diz Fernando Ferreira, investigador do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo. — O influenciador é a cereja do bolo. Queremos saber para onde vai o dinheiro.
No curto período de atividade, a Golden Pig já coleciona denúncias na internet e processos na Justiça. No site Reclame Aqui, eram 86 queixas no início de dezembro: “Não paga, não é confiável”, anuncia uma delas, seguida de outras em tom similar. Há relatos de até R$ 20 mil retidos nas plataformas da empresa.
A advogada Tabata Miquelleti defende um dos lesados pela Golden Pig. No processo na Justiça de São Paulo, a companhia aparece como intermediadora de pagamentos a uma bet que bloqueou R$ 60 mil de uma apostadora:
— Esses grupos criam várias intermediadoras para colocar nesses sites fraudulentos. A pessoa aposta, ganha R$ 100 ou R$ 20 mil, e não consegue sacar — resume a advogada.
O site da Golden Pig é idêntico ao de outra companhia, a Starpago, compartilhando número de contato, perfil no Facebook e design da página. Procurados no Telegram e por um telefone de Hong Kong, representantes da Starpago negaram ligação com a empresa brasileira, que teria copiado seu conteúdo à revelia.
Tanto a Starpago quanto a Golden Pig dizem ter elo com a Star Brilliant Holding, das Ilhas Cayman, registrada no Brasil como uma Empresa Domiciliada no Exterior. Nos dados da Receita Federal, consta o e-mail de Ricardo Anzolin, CEO da Voluti Pagamentos.
“No caso específico da Golden Pig, esta foi nossa cliente, mas, devido à ausência da autorização necessária, os serviços foram bloqueados”, diz a Voluti, acrescentando ter sido “indevidamente” citada pela Star Brilliant, tendo solicitado a retirada de seu e-mail do registro.
Elo com tráfico de drogas
Operar jogos de azar é uma prática ilegal na China, com exceções dos casos promovidos pelo Estado ou autorizados em zonas específicas, como Macau e Hong Kong. Cidadãos chineses são, inclusive, proibidos de apostar até mesmo fora do país.
Nos sites clandestinos, acessados por meio de VPN, os apostadores do país asiático sofrem com problemas semelhantes aos dos brasileiros, vendo-se impedidos de sacar valores ou perdendo acesso ao próprio dinheiro. O golpe, muitas vezes, está ligado a outras práticas ilícitas, como o tráfico de drogas.
“Grupos criminosos transnacionais realizam frequentemente grandes operações de apostas ilegais, abrangendo várias jurisdições. Elas são uma importante fonte de financiamento para as outras linhas de negócio, como a produção e distribuição de drogas”, disse, em nota, o conselho da Federação Internacional de Autoridades de Corridas de Cavalos (IFHA), grupo que reúne entidades legalizadas do setor de apostas e que atua no combate ao mercado clandestino.
Especialistas no mercado asiático apontam que o aumento da repressão a esse tipo de prática na região impulsionou criminosos a buscarem novas vítimas no Brasil. Segundo a IFHA, o crescimento do mercado brasileiro de apostas nos últimos anos, somada à falta de regulação que só agora vem sendo contornada, também contribuiu para atrair golpistas:
— Como a China está sempre em cima deles, vivem procurando novos mercados — resume Ben Lee, da consultoria IGamix, de Macau, especializada no mercado asiático de jogos de azar.
Fortuna em Mianmar
Os cassinos on-line ganharam impulso durante a pandemia de Covid-19 e se espalharam pelo Sudeste Asiático, segundo um relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime publicado no início de 2024.
As bases dessas operações são montadas em países como Mianmar, onde a fragilidade do governo central criou um ambiente favorável ao estabelecimento de diferentes grupos criminosos, muitos voltados para cibercrimes. Laos e Camboja também estão na lista.
Foi em Mianmar que o chinês de nacionalidade cambojana Su Baolin, de 42 anos, construiu sua fortuna. Uma investigação da polícia de Singapura mostrou que, só entre 2020 e 2021, ele obteve cerca de R$ 10 milhões de sites de jogos de azar operados a partir do país. As plataformas de Baolin miravam usuários na China e no Brasil, e o dinheiro chegava até ele na forma de criptomoedas.
Baolin fazia parte de uma rede de chineses baseada em Singapura que usava o sistema bancário local para lavar dinheiro de jogos de azar ilegais e de outros golpes digitais. Em agosto de 2023, o grupo se tornou alvo de uma das maiores operações policiais da história do país.
Na mansão de Su Baolin, que oficialmente era diretor de uma empresa de ares-condicionados, a polícia local apreendeu 33 bolsas e relógios de luxo, 75 joias e o equivalente a mais de R$ 4,5 milhões em dinheiro vivo. Ao todo, a ação resultou no bloqueio de cerca de R$ 16 bilhões em bens.
Entenda o jogo
. Origem em Malta: O Jogo do Tigrinho, cujo nome original é Fortune Tiger, foi desenvolvido pela empresa Pocket Games Software, de Malta. Ele por si só não é ilegal e pode ser operado por bets autorizadas no Brasil
. Caça-níquel digital: Posteriormente, o modelo foi sendo copiado por incontáveis plataformas pelo mundo. Funciona como uma máquina de caçaníquel, onde o objetivo é conseguir imagens iguais para ser premiado
. Espaço para manipulações: Como em qualquer jogo de azar, há espaço para manipulações, como quando a plataforma é programada para não premiar apostadores ou impede saquesde valores conquistados.
A sanfona imortalizou Luiz Gonzaga. Alguém há de duvidar? Mas ele teve que juntar o toque harmonioso da zabumba e do triângulo para criar o baião, gênero todo próprio, suas digitais musicais. Virou o Rei do Baião. Na sexta-feira-13 deste dezembro que finda, termo recorrente em suas canções, o Nordeste reverenciou sua memória. Se vivo fosse, teria celebrado 112 anos.
Cantava de gibão, óculos estilo Ray Ban aviador e chapéu de couro, figurino para homenagear o vaqueiro nordestino, mas que chegou a ser associado ao bando de Lampião por produtores musicais sulistas preconceituosos, tão logo despontou. Gonzaga projetou a cultura nordestina com uma filosofia sensacional, criada por ele, DNA gonzaguiano.
Se não, vejamos: quis ser lembrado para a eternidade como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão, que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor.
Dizia que foi criado roubando cabra e que morreria roubando bode. No culto ao sexo oposto, dizia : “Mulher tem que ser igual a tropeção: tem que colocar o homem pra frente”. Suas músicas nos fazem refletir sobre a vida, com um toque engraçado até.
“Pelo tamanho do copo se conhece o bebedor; pelo roncado do fole se conhece o tocador”, ensinava. Aos que achavam que era modesto, matou a pau com essa frase: “Não ganho dinheiro mais como sanfoneiro, ganho como Luiz Gonzaga, com o meu gogó”.
Quando perguntavam de onde vinha tanta inspiração, não titubeava: “Com a viola no peito, tiro uma canção. De hora em hora, tomando um golinho de quentão”. Não havia alguém tão original; “Eu sempre fui um bom ouvidor. Cheguei até a enganar que era culto!”.
A filosofia gonzaguiana nasceu no pé da serra do Araripe, na sua Exu: “Eu chegava nas cidades do interior com os meus discos, cantava na praça pública, vendia o meu peixe. Foi sempre no Nordeste que eu me arrumei”, contou numa antológica entrevista à revista O Cruzeiro. E na mesma entrevista revelou a alegria e emoção de ter conhecido seus dois maiores parceiros — Humberto Teixeira e Zé Dantas, ambos intelectuais.
“Eu queria cantar o Nordeste. Eu tinha a música, tinha o tema. O que eu não sabia era continuar. Eu precisava de um poeta para escrever aquilo que eu tinha na cabeça, de um homem culto para ensinar as coisas que eu não sabia. Foi Deus que jogou na minha estrada da vida o Zé (Dantas) e o Humberto”, revelou, na mesma revista.
Sobre o seu público e mercado, também mostrou que tinha uma filosofia toda própria: “Eu, como cantador pobre, sabia que a cidade grande não ia me dar oportunidade, então eu gravava meus discos e ia procurar o meu público lá nos matos”. Ele sempre exaltou o matuto, o caboclo nordestino, pelo seu lado heroico. Disse que nunca usou a miséria desvinculada da alegria.
“É preciso que a gente fale do povo exaltando o seu espírito, contando como ele vive nas horas de lazer, nas festas, nas alegrias e nas tristezas. Quando faço um protesto, chamo a atenção das autoridades para os problemas, para o descaso do poder público, mas quando falo do povo nordestino não posso deixar de dizer que ele é alegre, espirituoso, brincalhão”, disse.
Além de filósofo, Luiz Gonzaga foi profeta. Apostou num Nordeste pujante e moderno na canção Nordeste pra frente, gravada em 1968: “Senhor repórter, já que tá me entrevistando/ Vá anotando pra botar no seu jornal/ Que meu Nordeste tá mudado/ Publique isso pra ficar documentado.
Qualquer mocinha hoje veste minissaia/Já tem homem com cabelo crescidinho: O lambe-lambe no sertão já usa flash/Carro de praça cobra pelo reloginho/ Já tem conjunto com guitarra americana/ Já tem hotel que serve Whisky escocês/ E tem matuto com gravata italiana/ Ouvindo jogo no radinho japonês.
Caruaru tem sua universidade/ Campina Grande tem até televisão/ Jaboatão fabrica jipe à vontade/ Lá de Natal já tá subindo foguetão/ Lá em Sergipe o petróleo tá jorrando/ Em Alagoas se cavarem vai jorrar/ Publique isso que eu estou lhe afirmando: O meu Nordeste dessa vez vai disparar”.
O Rei do Baião Nasceu numa sexta-feira, dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara (povoado do Araripe), a 12 km da área urbana do município de Exu, extremo noroeste de Pernambuco. Foi o segundo filho de Ana Batista de Jesus, conhecida na região por ‘Mãe Santana’, e oitavo de Januário José dos Santos, um roceiro e sanfoneiro.
O padre José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1920. Seu nome, Luiz, foi escolhido porque 13 de dezembro é o dia da festa de Santa Luzia, Gonzaga foi sugerido pelo vigário que o batizou, e Nascimento por ser dezembro, mês em que o cristianismo celebra o nascimento de Jesus.
A cidade de Exu fica no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, “Pé de Serra”. Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão. Também consertava o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocá-lo. Muito jovem ainda, já se apresentava em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai, mas com 13 anos já era convidado para shows individuais.
Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste. A canção emblemática de sua carreira foi “Asa Branca”, composta em 1947 em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
A segurança das mulheres em aplicativos de transporte
O transporte por aplicativos se tornou rotina em nossas vidas. No entanto, com a popularização desse meio de locomoção, uma preocupação se tornou latente na população: a segurança. Garantir a segurança durante essas viagens é essencial tanto para passageiros quanto para motoristas. Além de questões de segurança cotidianas, como assaltos ou furtos, uma questão em especial também deve ser observada: a segurança para passageiras e motoristas mulheres.
Rayane Feitoza, CEO da 704 Apps, empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de aplicativos de mobilidade urbana, lista algumas dicas que mulheres podem adotar no dia a dia utilizando esse meio de transporte. Para a especialista, o primordial é a verificação das informações do motorista e do veículo. Antes de entrar no carro, é fundamental conferir se a placa do veículo e o nome do motorista correspondem aos dados fornecidos pelo aplicativo. “Evite perguntar ao motorista o seu nome já falando o que aparece no aplicativo, como “você é o Marcos?” e opte por perguntar diretamente o nome, garantindo que tudo esteja correto”, explica a CEO da 704 Apps.
Rayane explica que outra medida importante é o compartilhamento da viagem. “Utilize a função de compartilhamento do aplicativo para informar amigos ou familiares sobre seu trajeto. Dessa forma, eles terão acesso em tempo real às informações de sua viagem, aumentando sua segurança”, pontuou. Escolher locais seguros para embarque e desembarque também é crucial. A especialista indica áreas bem iluminadas e movimentadas em vez de locais escuros ou pouco frequentados, que podem apresentar riscos adicionais.
Outra dica de suma importância destacada é o local para se acomodar no veículo e a interação com o motorista. “Sempre opte por se sentar no banco de trás do carro, atrás do motorista. Essa posição oferece uma saída mais rápida e mantém uma distância segura, reduzindo a visibilidade de sua vestimenta”, explica. Manter uma comunicação mínima com o motorista também contribui para a segurança. “Responda de forma breve e evite iniciar conversas prolongadas, o que pode minimizar a possibilidade de situações desconfortáveis. Caso algo pareça fora do comum, utilize os botões de emergência do aplicativo para alertar o suporte ou as autoridades, se necessário”, finaliza.
Motoristas mulheres – Já para as motoristas mulheres, também tem de haver precaução e algumas práticas podem promover um ambiente mais seguro e profissional durante a jornada de trabalho. Natália Fernandes, motorista de aplicativo há mais de um ano, também compartilha dicas para o dia a dia. “Evite usar roupas decotadas ou que possam ser interpretadas de maneira inadequada. Um vestuário mais discreto e formal ajuda a manter um ambiente confortável para todos os passageiros”, opina.
A motorista também fala sobre evitar compartilhar informações pessoais, até nas formas de pagamento. “É essencial não trocar números de telefone pessoais com os passageiros e utilizar métodos de pagamento, como o Pix, que não envolvam a divulgação de informações pessoais. O ideal é usar chave aleatória”. Ela também sugere que, quando interagir com os passageiros, mantenha respostas diretas e claras. “Também é importante informar aos passageiros sobre o monitoramento do aplicativo, que pode incluir a gravação de conversas e o rastreamento do trajeto. Essa transparência não apenas reforça a segurança, mas também demonstra um compromisso com a profissionalidade”, pontua Natália.
Segundo as especialistas, adotar essas práticas pode fazer uma grande diferença na segurança e na tranquilidade durante as viagens por aplicativos. Seja você passageira ou motorista, estar atenta a essas recomendações pode ajudar a garantir uma experiência mais segura e confiável.
Ranger segura; Amarok, não – A picape Ranger produzida pela Ford na Argentina para o Brasil e América do Sul recebeu cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCap, o programa de avaliação de carros novos para a América Latina e o Caribe. O teste é feito com os novos e mais rigorosos protocolos da entidade. Foram avaliados os impactos frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade, sistema de frenagem de emergência na cidade, interurbano e para usuários vulneráveis da estrada, sistemas de suporte na faixa, de assistência à velocidade e detecção de ponto cego. A picape, equipada com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, obteve 93,11% na proteção para ocupante adulto, 89,80% para ocupante infantil, 74,77% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 92,01% na assistência à segurança. A Amarok reestilizada, da Volkswagen, também produzida na Argentina, obteve 80,87% para ocupante adulto, 87,08% para infantil, 62,18% para proteção de pedestres e 66,28% para assistência à segurança. O modelo foi avaliado em impactos frontal, lateral, lateral de poste e outros itens. Com isso, só garantiu três estrelas.
Testes de colisão – E já que estamos falando de segurança, vale lembrar: a Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e outras, alcançou a marca de mil crash tests realizados no Safety Center, um dos mais modernos centros de testes de colisão do hemisfério sul – em Betim, em Minas Gerais. O espaço foi projetado para garantir as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos e aplicados para as marcas da companhia.
Picape Corolla – O site Mobiauto garante: a Toyota confirmou, para a rede de concessionários da marca, a chegada da picape do Corolla para 2027. Ela tem como alvo de mercado a Fiat Toro, que domina o segmento das intermediárias desde 2016, quando foi lançada. Assim, suas dimensões devem ser próximas às da Toro e Rampage, com cerca de 5 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos. O outro, o Auto Segredos, revela que ela usará a mesma plataforma do sedã e do SUV Corolla, compartilhando peças como capô, para-lamas dianteiros e portas dianteiras, por exemplo, do SUV, segundo Autos Segredos.
SUV Urban Cruiser – E por falar em Toyota, a marca apresentou na internet recentemente o conceito Urban Cruiser, um novo SUV compacto elétrico. Ele fará sua estreia no Salão do Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, agora em janeiro, mas só chegará às ruas em 2026. O modelo mede 4,28 metros de comprimento, 1,8 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,7 metros de distância entre eixos – e é maior do que o Yaris Cross, previsto para o Brasil.
BMW: 30 mil carregadores – Pioneiro em investir em eletromobilidade no Brasil, o BMW Group aumenta, mês a mês, o número de carregadores entregues aos seus clientes. Prova disso é que o BMW Group bateu a marca de mais de 30 mil deles no Brasil. Com base na coleta de informações de telemetria local dos veículos, o BMW Group Brasil confirma que, no segmento de elétricos premium, a preferência está em recarregar nas residências ou empresas. Sendo assim todos os carros elétricos vendidos pelo grupo são entregues com carregadores (seja um Wallbox, FlexCharger ou ambos). Já os modelos híbridos tipo plug-in vêm de série com um carregador portátil.
Mercado automobilístico deve crescer em 2025 – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta um aumento de 5,6% nas vendas para o ano que vem. Este ano, o setor teve o maior crescimento desde 2007, sendo o Brasil o país de maior expansão entre os dez principais mercados globais. Segundo a associação, houve o maior ciclo de investimentos da história na indústria automobilística (R$ 180 bilhões) e o segundo semestre foi o melhor em vendas nos últimos dez anos. Além disso, 100 mil novos empregos foram gerados em 2024.
Depois de um início de ano retraído, foi no segundo semestre o impulso do setor. Só em novembro, a média de vendas foi de 13,3 mil unidades/dia, a maior em dez anos. O ano deve fechar com 2,65 milhões de veículos emplacados, alta de 15% na comparação com 2023, segundo a Agência Brasil. No segmento dos veículos pesados, o destaque foi a comercialização de caminhões, cuja alta está estimada em 15%. No caso dos ônibus, as vendas deverão fechar o ano com um crescimento de 8,5%. A projeção da Anfavea para o próximo ano é de 2,8 milhões de unidades vendidas – ou 5,6% a mais em relação a 2024.
Na divisão de grandes segmentos, a expectativa é de alta de 5,8% para automóveis e comerciais leves, e de 2,1% para os pesados. As exportações tiveram reação no segundo, a partir de julho. Para a Argentina, houve crescimento de 39%, e, para o Uruguai, de 14%. A projeção da Anfavea para 2025 é a de que as vendas ao exterior cheguem a 428 mil unidades, algo em torno de 6,2% a mais na comparação com este ano. Em relação aos empregos, a estimativa é a de criação de 10 mil vagas diretas. No total da cadeia produtiva, a geração de empregos bateu em 2024 os 100 mil postos.
Tendências para mobilidade elétrica em 2025 – O tema segue como um dos pilares da transformação sustentável do setor automotivo, com avanços globais em infraestrutura, tecnologia e regulamentação projetados para 2025. A China lidera a corrida, adicionando 3,3 milhões de unidades de carregadores entre janeiro e outubro de 2024 – um crescimento de 19,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, o país acumula 11,9 milhões de estações, consolidando um aumento expressivo de 49,4% em relação a 2023. No Brasil, o setor de eletromobilidade movimentou cerca de R$ 600 bilhões em faturamento anual. Os principais impulsionadores são os segmentos de infraestrutura, que sozinhos somaram R$ 445,9 bilhões, e componentes, com R$ 85,4 bilhões. Empresas nacionais investiram mais de R$ 1 bilhão em eletromobilidade, de acordo com o primeiro Anuário da Cadeia Produtiva da Eletromobilidade, produzido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Rodolfo Levien, COO da VoltBras, explica que as expectativas para 2025 incluem a introdução de novas baterias com maior densidade energética e custos reduzidos, viabilizando maior acessibilidade para consumidores e empresas. A tecnologia de roaming entre redes de recarga, que está sendo amplamente explorada no Brasil, promete melhorar a experiência do usuário e aumentar a utilização de carregadores. Os incentivos fiscais e regulamentações continuam sendo motores essenciais para o crescimento do mercado. Iniciativas como a isenção ou redução de IPVA em estados como Rio de Janeiro e Brasília, além do pacote federal de benefícios fiscais até 2032, favorecem tanto consumidores quanto fabricantes. Em paralelo, cidades como Florianópolis, Campinas e Salvador preveem a adoção de frotas de ônibus elétricos, ampliando o alcance da mobilidade sustentável.
Soluções como o balanceamento de cargas e gestão de energia já permitem a instalação de carregadores em condomínios, antes considerados inviáveis. Essas inovações oferecem maior confiança para viagens intermunicipais e aumentam a visibilidade dos veículos elétricos, contribuindo diretamente para o aumento das vendas. Além disso, plataformas inteligentes que oferecem controle de consumo e gestão de frotas estão transformando a experiência dos usuários e gestores, proporcionando decisões estratégicas para redes de recarga. ‘’A mobilidade elétrica está se alinhando às metas globais de redução de emissões de carbono e melhora da qualidade de vida urbana. Em 2025, espera-se que os veículos elétricos tenham impacto positivo na redução de poluentes em grandes cidades, beneficiando tanto o transporte logístico quanto o de passageiros’’, ressalta Rodolfo.
Revisão de férias: o que checar no carro? – Com a chegada do verão, aliado às férias de janeiro, milhões de brasileiros pegam a estrada para aproveitar as férias. Apesar do período ser propício para relaxar, ele também pode trazer preocupações. Segundo um levantamento da Federação Nacional da Inspeção Veicular (Fenive), mais de 30% dos carros que circulam nas rodovias brasileiras apresentam algum tipo de risco aos motoristas, pela falta de manutenção. Garantir uma viagem segura e sem dores de cabeça começa muito antes de sair de casa.
A manutenção preventiva do veículo é indispensável, e a troca de óleo ganha destaque como uma das etapas mais importantes para se checar no carro. Além de preservar o motor, um óleo de qualidade é essencial para evitar desgastes e melhorar o desempenho do veículo. Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil, reforça a importância de realizar uma revisão no veículo antes de viagens longas. “É necessário revisar o carro antes de longos percursos, pois os veículos saem da rotina habitual, enfrentando condições mais severas, altas temperaturas e tráfego intenso. Por isso, é importante garantir que tudo esteja em ordem, atentando-se a troca de óleo, verificação de freios, pneus e bateria”, explica.
Troca de óleo: escolha e frequência – A escolha do óleo correto é fundamental para garantir a eficiência do motor. Segundo Denilson, os motoristas devem verificar as especificações indicadas no manual do veículo e optar por produtos de qualidade comprovada. “É importante que os condutores sempre utilizem produtos de qualidade nos veículos para que estejam protegidos contra situações como superaquecimento”, afirma. Além disso, é importante respeitar os intervalos de troca recomendados pelo fabricante e não cometer outros erros comuns como rodar com o lubrificante abaixo ou acima do nível ideal, usar aditivos e misturar marcas. “Rodar com o carro nestas condições pode comprometer o motor e causar danos irreversíveis”, alerta Barbosa.
Checklist de manutenção – Além da troca de óleo, um checklist de itens básicos é essencial para garantir a segurança na estrada:
Bateria: verifique o nível de carga e a vida útil.
Pneus: confira o estado de desgaste e a calibragem, incluindo o estepe.
Freios: certifique-se de que as pastilhas estão em bom estado e o fluido dentro do prazo de validade.
Arrefecimento: inspecione o nível e a qualidade do líquido, prevenindo o superaquecimento.
“A revisão completa não é apenas uma questão de segurança; é também uma forma de evitar gastos inesperados com reparos durante a viagem”, destaca Denilson. Seguir essas orientações é fundamental para transformar o trajeto das férias em um momento de prazer e tranquilidade, sem imprevistos mecânicos. Afinal, cuidar do carro é o primeiro passo para garantir uma boa viagem.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
O prefeito João Campos (PSB) divulgou na noite deste sábado (28), em suas redes sociais, a permanência de Oscar Barreto na secretaria de Meio Ambiente do Recife. Em nota publicada ainda hoje, o executivo do PT havia se posicionado pela manutenção do nome de Oscar Barreto, assim como o de Felipe Cury para as secretarias de Meio Ambiente e Habitação, respectivamente.
Gestor em Administração e Recursos Humanos, Barreto possui experiência na área pública, sendo secretário municipal de Saneamento do Recife, diretor adjunto da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), secretário-executivo de Agricultura de Pernambuco e Secretaria de Cultura do Estado. Também já ocupou o cargo de coordenador de Gestão Fundiária no Porto de Suape.
Ainda segundo post de João Campos, durante a gestão de Barreto foram implantadas políticas ambientais, como o controle ambiental, a arborização, o plantio de árvores através do programa Via Jardim, a pauta climática e a promoção de ações de conscientização e defesa dos ecossistemas presentes no Recife. Também assumiu a gestão de programas de projetos ligados ao desenvolvimento sustentável do Recife.
Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizado entre 29 de novembro e 12 de dezembro e divulgado nesta sexta-feira (27), mostrou que 65,8% dos municípios brasileiros consultados estão com problema de desabastecimento de vacinas.
Conforme a amostra de 2.895 municípios, dentre os imunizantes mais afetados, a vacina contra a varicela (catapora) lidera a lista, em falta em 52,4% dos municípios (1.516), com uma média de desabastecimento superior a 90 dias. A vacina contra a Covid para adultos foi apontada como indisponível em 25,4% das cidades (736), com uma média de 45 dias sem reposição.
Segundo o Ministério da Saúde, o país registrou um aumento de 60% nos casos de Covid na primeira semana de dezembro. O desabastecimento reflete a irregularidade nos estoques, que devem ser garantidos pela União, uma vez que essa é uma responsabilidade do Ministério da Saúde, diz Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.
Ele também destaca o risco de que a percepção de “relaxamento” em relação à vacinação por parte da população, combinada com a falta de doses, possa agravar ainda mais a situação.
À Folha o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, negou que haja um problema generalizado de abastecimento de vacinas. “O Ministério cumpre o seu papel na aquisição das vacinas e, em dezembro, tivemos o atendimento de 100% do que foi solicitado pelos estados”, diz ele.
No entanto, segundo Gatti, a exceção é para a vacina de varicela, que, embora haja orçamento, contrato e cronograma previsto, houve um problema de produção por parte do fornecedor, o que ocasionou um atraso no envio das vacinas para estados e municípios. “O Ministério buscou outros fornecedores, temos outros dois, totalizando três, com a expectativa de regularização no início de 2025.”
Sobre a vacina da Covid, Gatti informou que há estoques do imunizante. Ele afirma que houve distribuição no final de novembro e início de dezembro e que há estoque para garantir vacina nos próximos meses.
Outros imunizantes também estão em falta, como a vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, indisponível em 18% dos municípios (520), com uma média de 60 dias sem estoque.
Esse desabastecimento ocorre durante o maior surto de coqueluche desde 2014, com aumento de quase 2.000% nos casos em 2024 em comparação a 2023. Até 27 de novembro, foram registrados 4.395 casos da doença, com 17 mortes, sendo 16 em crianças menores de 1 ano.
Gatti nega, no entanto, ter havido problema no abastecimento de DTP, com entrega por parte do Ministério de 100% do que foi solicitado pelos estados.
O processo de logística da vacina é compartilhado. A pasta do governo federal é responsável pela aquisição das vacinas e distribuição aos estados, enquanto estados e municípios distribuem para suas unidades de saúde.
Segundo o levantamento do CNM, há falta de outras vacinas: a meningocócica C, contra meningite, está ausente em 12,9% dos municípios (375); a tetraviral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, em 11,6% (337); e a vacina contra febre amarela, em 9,7% (280).
Santa Catarina lidera a falta de vacinas, com 87% dos municípios afetados, seguido por Ceará (86%), Espírito Santo (84%) e Minas Gerais (83%).
O recorte por região apontou que o percentual de municípios com falta de vacinas alcançou 72% no sudeste (791), 67% no centro-oeste (142), 64% no nordeste (360), 63% no sul (547) e 42% no norte (64).
Prefeito do Recife, João Campos (PSB) suspendeu um contrato com a empresa do filho do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB). A decisão ocorre após a coluna revelar a suspeita de sobrepreço de R$ 12,5 milhões no acordo para fornecer energia solar a escolas públicas do município.
O recuo da prefeitura foi oficializado três dias após a publicação da reportagem. A ordem foi assinada por Danielle Duca, secretária-executiva de Infraestrutura na Secretaria de Educação do Recife. Nenhum valor chegou a ser desembolsado pela gestão municipal.
O contrato foi firmado pela Prefeitura do Recife com a empresa Enove. O dono da companhia é Álvaro Porto de Barros Filho. Além de filho do atual presidente da Alepe, o empresário é primo do relator do caso no Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Eduardo Lyra Porto de Barros. O valor total do contrato era de R$ 19 milhões.
De acordo com auditoria do TCE, o contrato visa a instalação de sistema de geração de energia solar fotovoltaica ongrid em unidades escolares do Recife. O acordo previa a elaboração de projetos, laudos, pareceres, análise de viabilidade econômica e treinamento.
“Nota-se que o valor contratado é quase o triplo do preço médio obtido na consulta de preços e está 182% acima do valor de mercado. Assim, é possível constatar um sobrepreço unitário de R$ 4.838,89. Por sua vez, para o quantitativo total contratado de 2.600 KWp, obtém-se um sobrepreço total no contrato de R$ 12.581.114,00 (doze milhões, quinhentos e oitenta e um mil, cento e quatorze reais)”, pontuou o corpo técnico do TCE.
Os analistas ainda indicaram ausência de estudos técnicos preliminares, projeto básico e orçamento para o contrato. “No caso concreto, não foram avaliadas as diferentes alternativas para diminuição do gasto com energia elétrica, como, por exemplo, a instalação de usina fotovoltaica (on grid, off grid e híbrido), a adesão ao mercado livre de energia, a geração compartilhada e a exploração de possíveis parcerias público-privadas, demonstrando a vantajosidade da solução escolhida em relação às outras”, destacaram.
Dando continuidade aos anúncios de seu secretariado, João Campos divulga na noite deste sábado Marco Aurélio Filho como secretário de Direitos Humanos do Recife. Atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, o vereador e presidente do Partido Verde (PV), Marco será responsável pela articulação interna e pelo diálogo com instituições e representações para a promoção e defesa de direitos fundamentais.
Com a confirmação do parlamentar no secretariado, o prefeito João integra mais o PV municipal, além do PT, já que Osmar Ricardo (PT) ficou na primeira suplência.
Marco Aurélio Filho é bacharel em Direito e vereador reeleito do Recife. É idealizador do movimentos #SomosACidadeQueQueremos, iniciativa que busca ouvir as comunidades e incentivar a participação popular na construção e consolidação das políticas públicas. Também é embaixador do Programa Lixo Zero em Pernambuco.
O prefeito João Campos (PSB) divulgou, na tarde deste sábado, em suas redes sociais, que Felipe Cury assumirá a Secretaria de Habitação. O anúncio veio no mesmo dia que o PT publicou nota com posicionamento pela manutenção dos nomes de Felipe Cury e Oscar Barreto para a Secretaria de Habitação e Secretaria do Meio Ambiente, respectivamente.
Ativista e ligado à senadora Teresa Leitão (PT), Felipe tem experiência de gestão na pasta e deve construir novas soluções, acelerando parcerias com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Atualmente, Cury exerce o cargo de secretário executivo de Habitação do Recife, tendo ajudado a viabilizar a entrega dos habitacionais Sérgio Loreto, Vila Brasil e Encanta Moça. Também exerceu vários outros postos na administração municipal, como coordenador de Orçamento Participativo (2008 a 2010), atuou na Secretaria de Planejamento (2010), foi diretor de Planejamento e gerente geral de Planejamento e Monitoramento na secretaria de Saneamento.
Morreu nesta sexta-feira, aos 89 anos, o advogado Geraldo Quintão. Ele foi advogado-geral da União (AGU) entre 1993 e 2000. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União.
Quintão foi indicado inicialmente por Itamar Franco e ocupou o cargo até o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Foi substituído por Gilmar Mendes, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado também atuou como ministro da Defesa entre 2000 a 2003.
Em nota, o ministro da AGU, Jorge Messias, lamentou a morte e afirmou que Quintão deixou um “legado de inestimável valor, pautado na competência, ética e no comprometimento com o bem público”.
Nas redes sociais, Gilmar Mendes lamentou a morte e disse que Quitão foi um grande advogado e jurista brasileiro. “Tive a honra de trabalhar ao seu lado, quando era Secretário de Assuntos Jurídicos no governo FHC, e depois sucedê-lo como advogado-geral da União. Sua atuação pública como AGU e, posteriormente, como Ministro da Defesa sempre será lembrada. Meus sentimentos aos familiares”, afirma o ministro.
Nota da AGU
“É com imenso pesar que a Advocacia-Geral da União informa o falecimento do Dr. Geraldo Magela da Cruz Quintão, que exerceu a função de Advogado-Geral da União, ocorrido na data de hoje.
O Dr. Geraldo Quintão dedicou sua trajetória à advocacia pública e ao Brasil, deixando um legado de inestimável valor, pautado na competência, ética e no comprometimento com o bem público. Durante sua atuação como Advogado-Geral da União, foi fundamental para a afirmação da AGU como uma instituição essencial na defesa do Estado e da sociedade brasileira, sempre guiado por princípios de justiça e responsabilidade.
À frente do Ministério da Defesa, deixou um legado de diálogo, equilíbrio e defesa dos valores democráticos, na busca do bem comum e da estabilidade institucional.
Seu modelo de liderança e empenho continuará a motivar as futuras gerações de advogados públicos. A AGU manifesta sua solidariedade a familiares e amigos neste momento de tristeza e agradece pela significativa contribuição do Dr. Geraldo Quintão ao fortalecimento da advocacia pública e do Estado brasileiro.
A executiva do PT anunciou hoje seu posicionamento pela manutenção dos nomes de Felipe Cury e Oscar Barreto para as secretarias de Meio Ambiente e Habitação da Prefeitura do Recife. Em nota, a executiva também defendeu a permanência do mandato do Vereador Osmar Ricardo na Câmara de Vereadores do Recife.
Confira nota na íntegra:
“O PT do Recife compõe o governo do prefeito João Campos há 1 ano e 9 meses a partir do entendimento do presidente Lula pela consolidação da aliança nacional PT e PSB e das nossas principais lideranças Senador Humberto Costa e Senadora Teresa Leitão e por decisão deste diretório que representa a unidade do partido.
Temos a certeza que as equipes que nos representam nas Secretarias de Habitação e Meio Ambiente vem cumprindo o papel essencial no atendimento às demandas sociais urgentes nas áreas que atuam. Neste sentido indicamos a permanência do companheiro Oscar Barreto na Secretaria de Meio Ambiente e o companheiro Felipe Curi para assumir a Secretaria de Habitação. Ressaltamos também a importância de termos a permanência do mandato do Vereador Osmar Ricardo na Câmara de Vereadores do Recife.
O PT continuará se somando ao governo municipal do Recife no planejamento e proposições de políticas públicas, como fizemos ao indicarmos proposta para o Plano de Governo desta nova gestão. E fortalecerá a gestão para melhorar a vida do povo recifense.
Essa construção está sendo feita respeitando as resoluções partidárias sobre a participação do PT nos governos e todas as formas de representação social do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), publicou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (28), o edital de licitação para o segmento dois do Arco Metropolitano, no trecho entre o município de Moreno e a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, que tem extensão de 25,3 quilômetros. As obras do trecho Sul do Arco Metropolitano contam com recursos estaduais no valor de cerca de R$ 744 milhões para início da obra e estão previstas para começar em abril de 2025.
“Quando nós chegamos ao governo, 70% da nossa malha rodoviária eram consideradas ruim ou péssima e virar esse jogo sempre esteve entre as nossas prioridades. Lançamos, hoje, o edital de licitação para o segmento Sul do Arco Metropolitano e damos mais um passo importante para avançar neste que é um dos principais projetos viários do nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, a entrega do Arco Metropolitano terá um impacto significativo nas vidas de quem trafega pelos municípios do entorno da capital pernambucana. “Estamos trabalhando há vários meses nessa obra e ela traz grande impacto na Região Metropolitana. O Arco tem relevância não só na questão da produção e no escoamento. A partir do momento em que ele estiver concluído, vamos conseguir desafogar o trânsito pesado da BR-101, e com isso começamos a desafogar todas as outras vias complementares do Grande Recife”, enfatizou