Flávio Dino e Paulo Gonet são sabatinados por senadores hoje

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai sabatinar simultaneamente, na manhã de hoje, os indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Etapa formal, a sabatina precede a votação das indicações no colegiado, onde são necessários os votos “sim” da metade dos presentes, em votação secreta. Os nomes, aprovados ou não, ainda terão de ser submetidos à votação no plenário principal do Senado, o que deve ocorrer ainda nesta quarta.

Veja outras postagens

Por Houldine Nascimento
Do Poder360

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes também compareceu ao casamento do prefeito do Recife, João Campos (PSB), com a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). A cerimônia está sendo realizada na Capela de São Benedito, na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE). O magistrado está acompanhado da mulher, a advogada Viviane Barci de Moraes.

João Campos e Tabata Amaral estão juntos desde 2019 e oficializaram o noivado em novembro de 2025. As imagens abaixo mostram a chegada de ambos à igreja.

O prefeito do Recife aparece ao lado da mãe, Renata Campos, enquanto Tabata surge acompanhada do irmão, Allan Thales Amaral.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) que optou por aumentar as tarifas globais de 10% para 15%. O pronunciamento do republicano veio após a decisão da Suprema Corte americana de rejeitar as tarifas impostas nos últimos meses.

Em publicação na rede social Truth Social, o republicano afirmou que irá, “com efeito imediato, elevar a tarifa mundial de 10% sobre países, muitos dos quais vêm explorando os EUA há décadas, sem retaliação (até a minha chegada!), para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%.” As informações são da CNN.

Ipojuca - No Zap

Do Metrópoles

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), visitou neste sábado (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena de 27 anos e 3 meses no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, em Brasília.

Após a visita, Nikolas falou com a imprensa e reagiu a recentes ataques do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), “autoexilado” nos EUA, onde atua por retaliações comerciais e políticas contra autoridades brasileiras.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

Por Ítalo Rocha Leitão*

A política brasileira sempre foi pródiga na criação de personagens que entraram para a história do país e ficaram para sempre na memória coletiva da população. Alguns desses personagens jamais serão esquecidos e algumas situações que vivenciaram também. Os registros estão espalhados em livros ou no folclore da política local e nacional.

Rio de Janeiro, novembro de 1926. Posse do ministro da Fazenda, Getúlio Vargas, no Governo de Washington Luís, no Rio de Janeiro, então capital federal. Fila enorme para cumprimentá-lo e também para pedir algo. Mas, o último da fila, um homem elegante, bonito e muito bem vestido, se aproximou e disse que estava ali apenas para desejar felicidades ao novo ministro.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A noiva Tabata Amaral entra na Capela de São Benedito, na Praia de Carneiros, ao som de “Céu de Santo Amaro”, de Flávio Venturini, para o casamento com João Campos. A música foi tocada após a Marcha Nupcial. As informações são do Diário de Pernambuco.

Após a cerimônia que reúne diversos nomes da política nacional e local e do mundo jurídico, os noivos recepcionam os cerca de 500 convidados na Pousada Igrejinha de Carneiros, à beira mar.

Uma mesa de welcome drinks foi montada ao lado da capela, para receber os convidados já na entrada da festa. A decoração minimalista tem itens em madeira, além de mini margaridas em diversas cores, que também fazem parte da composição do bolo, que foi montado de frente para o mar.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Sob aplausos, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) chegou à Capela de São Benedito, na Praia de Carneiros, para o casamento com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). A deputada federal usa vestido assinado pela estilista paulistana Julia Pak.

Entre os padrinhos estão os irmãos do noivo, o deputado federal Pedro Campos, Eduarda, José e Miguel; e o vice-prefeito do Recife, Victor Marques. As madrinhas vestem tons rosa, laranja, vermelho e coral; enquanto os padrinhos estão de off white. As informações são do Diário de Pernambuco.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Acompanhado da mãe, Renata Campos, o prefeito João Campos (PSB) chega pela areia da praia à capela em que será celebrado o seu casamento com Tabata Amaral (PSB-SP), em Carneiros, Litoral Sul.

O casamento tem entre os 500 convidados, figuras de destaque na política do país. Estão presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), correligionário do prefeito, além dos ministros da Defesa, José Mucio Monteiro, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), da Previdência, Wolney Queiroz (PDT) e do Empreendedorismo, Márcio França (PSB). As informações são da Folha de Pernambuco.

A festa também conta com a participação dos senadores petistas Teresa Leitão e Humberto Costa, além do presidente do PT estadual, o deputado federal Carlos Veras. A política local também está bem representada na cerimônia, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), o vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), além de deputados estaduais aliados ao prefeito.

A ex-deputada federal Marília Arraes (SD), está presente ao lado da família. Prima de João Campos, ela disputa com Humberto Costa, Silvio Costa Filho e Miguel Coelho (UB) uma vaga de candidata ao Senado na provável chapa de João Campos para o governo estadual. Miguel não participa da cerimônia por estar de luto pelo falecimento do filho.

Equipes ainda trabalham na montagem das luzes, som e decoração para o casamento do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).

O bolo, confeccionado pela doceira pernambucana Jéssica Pires já está montado. A recepção acontece em uma área ao lado da Igrejinha da Praia dos Carneiros, no Litoral Sul de Pernambuco, aberta desde 15h deste sábado. As informações são da Folha de Pernambuco.

Indiferentes à cerimônia, turistas fazem fila para fotografar a Capela de São Benedito, construída no fim do século XVIII e hoje patrimônio cultural e religioso do município de Tamandaré.

Igreja na Praia dos Carneiros foi local escolhido para cerimônia de casamento entre João Campos e Tábata Amaral – Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve a condenação por ato de improbidade administrativa no processo nº 0000678-53.2009.8.17.1100, que tem entre os réus Francisco Carlos Braz Macedo, Cleyde Jean Braz e José Osório Galvão de Oliveira Filho. A decisão foi proferida pela Câmara Regional de Caruaru e confirmou integralmente a sentença de primeiro grau.

A ação foi proposta pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que apontou os seguintes indícios: simulação de vínculo funcional com a Prefeitura de Pedra, emissão de contracheques ideologicamente falsos, criação de margem consignável fictícia e obtenção de empréstimos consignados com base nessa documentação. Segundo o órgão, a estrutura administrativa municipal teria sido utilizada para viabilizar vantagens de natureza particular.

Após 33 anos sem intervenções, a Barragem do Retiro, responsável pelo abastecimento de comunidades rurais de São José do Egito, passou por serviço de limpeza e manutenção realizado pelo prefeito Fredson Brito em parceria com o Governo de Pernambuco. Durante visita, o prefeito, acompanhado do vereador Tadeu do Hospital, celebrou a conquista. “Cuidar dos nossos reservatórios é garantir água para o povo, é preparar o município para o período de chuvas e fortalecer quem vive no campo. Agradeço à governadora Raquel Lyra por atender mais essa solicitação importante para São José do Egito.”

O Governo de Pernambuco anunciou, no Diário Oficial deste sábado (21), o investimento de R$ 11,4 milhões na reforma e modernização do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), localizado na área central do Recife. Ontem, em suas redes sociais, a governadora Raquel Lyra publicou que “serão seis meses de trabalho para entregar uma estrutura mais moderna, eficiente e acolhedora para quem mais precisa”.

O projeto, elaborado pela Secretaria de Projetos Estratégicos, contempla a criação de um novo Centro de Hemodinâmica e Infusão. “Tudo isso para transformar o hospital na principal unidade da rede estadual para diagnóstico e tratamento de doenças cardiológicas, neurológicas e vasculares”, afirmou a gestora. O plano de obras inclui também a requalificação das fachadas e dos acessos dos centros de oncologia adulto e pediátrico, além da biblioteca. As informações são do Diário de Pernambuco.

A execução será conduzida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Universidade de Pernambuco, com acompanhamento da Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco. A iniciativa integra as áreas de saúde, educação e ciência, conforme as diretrizes estaduais para a unidade hospitalar.

A abertura das propostas está agendada para o dia 13 de março de 2026, às 10h, com documentos disponíveis no site da Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab) e no Portal de Compras Públicas. O edital para a contratação da empresa responsável pela obra foi publicado no Diário Oficial do dia 14.

O projeto de um arquiteto brasileiro venceu o “Oscar da Arquitetura”. O urbanista Zé Vagner se inspirou nas necessidades da própria mãe para realizar o trabalho “Casa de mainha”, feito na cidade de Feira Nova, no interior de Pernambuco.

‘Casa de Mainha’, do Agreste pernambucano, é eleito melhor do ano em premiação de arquitetura – Foto: Hélder Santana/Divulgação
Foto: Hélder Santana/Divulgação
Foto: Hélder Santana/Divulgação

Ele foi o único brasileiro premiado entre os melhores projetos residenciais no Arch Daily Building of The Year, uma das premiações mais democráticas e relevantes da arquitetura mundial. As informações são da Globo News.

O projeto de baixo custo, que contou com apenas dois pedreiros e material local, tinha como ideia valorizar o saber popular e conectar a tradição regional à arquitetura contemporânea.