O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, e o primeiro secretário, deputado Francismar Pontes, assinaram, hoje, convênio entre a Casa e o Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) para a promoção de capacitação prática de estudantes por meio de estágios supervisionados obrigatórios. A instituição de ensino superior foi representada pela reitora, Irmã Maria das Graças Soares da Costa.
Fundamentada na Lei do Estágio (11.788/2008), a iniciativa beneficiará alunos de cursos de graduação em Psicologia, Fisioterapia e Nutrição, da UniFAFIRE, com vistas ao aprendizado de competências. A parceria vai incrementar e qualificar a mão de obra dos serviços prestados pela Superintendência de Saúde Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe.
Leia mais
Em outras palavras, o convênio permitirá que estudantes passem a atender servidores e também a comunidade em projetos como o Alepe Cuida que, desde 2023, vem oferecendo assistência de saúde e serviços de cidadania a moradores do Grande Recife e demais regiões do estado. Os atendimentos serão ampliados em quantidade e qualidade.
De acordo com Álvaro Porto, a parceria vai garantir maior capacidade e melhor atendimento à população. “É muito bom poder ampliar nossa rede de trabalho e assistência especializada, principalmente com estudantes de uma instituição tão bem-conceituada como a Unifafire. Estamos assegurando mais e melhores serviços para os servidores e para o Alepe Cuida”, diz.
O deputado Francismar Pontes considera o convênio um caminho de fortalecimento da saúde e da cidadania. “Uma parceria desta natureza permite à Alepe proporcionar um atendimento cada vez mais especializado, atendendo a demandas de extrema relevância da nossa população. Só temos a comemorar o convênio com a Unifafire”, afirmou.
Por sua vez, a Irmã Graça destacou que o convênio possibilitará aos alunos ganharem, acima de tudo, conhecimentos práticos. “Celebrar a parceria com a Alepe é uma oportunidade para a gente intensificar, cada vez mais, a formação dos nossos estudantes, novos profissionais das diferentes áreas, mas sobretudo em função do bem comum. Atender cada vez mais a comunidade com a prestação de serviço, indo ao encontro das diferentes realidades com os cursos, com os professores e com os estudantes”, observou.
De acordo com a diretora de Graduação da Faculdade, Ana Cristina Fonseca, o convênio foi desenhado em parceria com Superintendência de Saúde da Alepe, ficando acertado que a preceptoria dos alunos ficará a cargos de profissionais do Legislativo e a supervisão dos atendimentos sob a responsabilidade do corpo de supervisores da Unifafire.
O superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira, comemorou o convênio, lembrando que a área de psicologia, principalmente, apresenta uma alta demanda, tanto internamente quanto nos programas sociais promovidos pela Assembleia. “Agora, poderemos oferecer mais atendimentos, com mais agilidade e mais qualidade”, avaliou.
Leia menos