Prefeitura de Garanhuns desmente fake sobre taxa de serviços diversos

Alguns perfis estão postando e viralizando nas redes sociais algumas Fake News sobre a prefeitura de Garanhuns e o prefeito Sivaldo Albino. Agora, em mais uma tentativa de atacar a gestão, publicaram que o prefeito está sendo denunciado pelo MP por cobrar uma taxa ilegal.

Trata-se de uma mentira, fake News. A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Finanças, extinguiu a cobrança da Taxa de Serviços Diversos (TSD) desde julho de 2022. A taxa foi criada em 1998, através da Lei 2.928, e era cobrada desde a época. Porém, a atual gestão, assim que identificou o lançamento no sistema tributário utilizado, considerou imprópria, e após parecer da Procuradoria Geral do Município, identificando a sua inconstitucionalidade, decidiu extinguir a taxa que incidia sobre a emissão de guias de tributos ou preços públicos municipais para todos os DAMs.

A atual gestão do prefeito Sivaldo Albino acabou com a taxa ilegal, beneficiando os contribuintes e a população em geral.

Veja outras postagens

Brejo da Madre de Deus será a anfitriã do 1º Encontro Pernambucano de Governos Locais pela Sustentabilidade, promovido pelo ICLEI Brasil, entre os dias 12 e 14 de agosto, no distrito Fazenda Nova. “Vamos reunir representantes de governos locais, especialistas e organizações parceiras em torno de um objetivo comum: fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à ação climática”, explica a organização do evento.

O encontro integra a série de diálogos preparatórios para a COP30, marcada para 2025 em Belém (PA), e terá como tema central “Economia Circular e Biodiversidade”. A programação inclui painéis, oficinas e mesas de debate para promover cooperação entre municípios, troca de experiências exitosas e incentivar soluções inovadoras aos desafios ambientais.

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Desde dezembro do ano passado, tramita na 138ª Zona Eleitoral de Camaragibe a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600440-98.2024.6.17.0138, proposta pelo ex-vereador Hélio Albino. O processo questiona a candidatura de Maria Verônica Araújo Barbosa pelo partido Mobiliza nas eleições municipais de 2024, sob a acusação de que ela foi registrada apenas para atender à cota mínima de 30% de mulheres, sem qualquer intenção real de disputar o mandato.

Na petição, Albino sustenta que Maria Verônica não realizou atos de campanha — “não pediu votos, não fez propaganda própria e utilizou suas redes sociais exclusivamente para apoiar a candidata Josi Silva e o então candidato a prefeito Jorge Alexandre” — caracterizando, em seu entender, uma postulação fictícia.

Caso a Justiça Eleitoral reconheça a fraude e anule todos os votos do Mobiliza, o coeficiente eleitoral será recalculado, abrindo caminho para a cassação do mandato da vereadora Clara Cabral, empossada em 1º de janeiro de 2025, e possibilitando o retorno de Hélio Albino ao Legislativo. O processo aguarda, há mais de quatro meses, a citação de todos os réus, etapa iniciada em março, e ainda não teve julgamento marcado.

Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

A Associação dos Servidores de Vigilância Sanitária em Pernambuco (APEVISA) comunicou, por meio de ofício, a paralisação dos profissionais do Grupo Ocupacional de Fiscalização Sanitária da Saúde (GOFSS/APEVISA) entre os dias 4 e 8 de agosto, na próxima semana. A decisão, aprovada por unanimidade em assembleia geral realizada em 26 de junho, ocorre diante da falta de regulamentação da Gratificação de Fiscalização prevista na Lei Estadual nº 13.077/2006.

A APEVISA é responsável pelo controle sanitário de serviços de saúde, alimentos, medicamentos, cosméticos e saneantes em Pernambuco, atuando também na coordenação do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária. Durante o movimento, será mantido um efetivo mínimo de 30% dos servidores em atividade para garantir a prestação dos serviços considerados essenciais à saúde pública .

Olinda recebeu nesta quarta‑feira (30) duas novas viaturas e quatro drones destinados à Guarda Municipal, em cerimônia que contou com a presença do senador Fernando Dueire (MDB) e da prefeita Mirella Almeida (PSD). Os equipamentos foram viabilizados por meio de articulação do senador junto ao Governo Federal e integram o plano de modernização da corporação.

“As viaturas são do mesmo modelo utilizado pela Polícia Federal, com tração 4×4 e alta performance. E os drones darão uma condição diferenciada à Guarda Municipal para promover aquilo que os olindenses precisam: segurança de verdade no dia a dia”, afirmou Dueire durante a entrega dos recursos.

A prefeita Mirella Almeida destacou o impacto dos novos equipamentos nas ações de proteção à população. “É um avanço, sobretudo para nós, mulheres. A gente instituiu também este ano a Patrulha Maria da Penha, e com os novos equipamentos será possível somar a esse reforço da nossa segurança”, disse.