Por Cid Bezerra de Menezes*
Pernambuco perdeu, hoje, um grande homem, o ex-deputado estadual Ricardo Costa. Um homem querido por todos na política, fomos amigos desde o então governador Roberto Magalhães ao governador Miguel Arraes.
Filho mais velho, após o falecimento do pai ocupou por muitas vezes o local do patriarca junto a seus familiares.
Leia maisDas amáveis conversas que tivemos, cito a sobre três governadores do Estado. Todos em Pernambuco conhecem a retidão que Dr. Roberto Magalhães teve, num fato que o marcou positivamente na vida de Ricardo e de todos pernambucanos. Dr Roberto mandou um projeto de lei solicitando o fim da aposentadoria para os governadores, prática comum em muitos estados até hoje. Quando o projeto de lei ficou pronto, e foi entregue ao governador, ele riscou e retificou. “Inclusive a minha”: os futuros não receberão, nem eu! Contava orgulhoso sobre Dr. Roberto ao mencionar o amigo.
Costa apoiou e preparou a volta de Dr. Arraes ao Brasil. Quando no bairro de Santo Amaro iria ocorrer um dos maiores eventos populares que Pernambuco presenciaria, lá estava Ricardo Costa, com sua empresa para prestar todo apoio. Sobre Arraes ele me contou a história de um servidor do tesouro estadual que não gostava de Arraes, que inclusive defendia políticos de oposição ao governador, mas que Arraes o manteve em local estratégico porque ele era competente e honesto.
Por fim, sobre o governador Eduardo Campos a “melhor” história que posso trazer aqui, entre inúmeras que ouvi sobre sua retidão, sobre o compromisso com o dever público, foi a última que ouvi dele. Ricardo iria para uma inauguração com Eduardo, partiu um dia antes para visitar suas bases e fazer uma viagem mais tranquila. Depois da inauguração, quando estava se dirigindo para o carro, para voltar à Recife, foi surpreendido com o convite de Eduardo para voltar com ele, e mais surpreendido ainda quando soube que o retorno seria de helicóptero. Rasgando a noite, em meio a chuvas fortes, sobrevoando matas, fez o nosso deputado desejar não estar ali ao lado do governador.
Nosso amigo Ricardo ascendeu aos Céus, mas permanece aqui, vivo, com força entre nós, com sua história de vida e sua ética!
Meu amigo Ricardo Costa, sentiremos saudades de seu abraço, mas tenho orgulho de saber que eu era considerado “gente da gente”.
*Gestor Governamental
Leia menos



























