Coluna da terça-feira

Governo de fachada também na segurança

De novas, as viaturas policiais que desfilaram ontem por avenidas do Recife só têm mesmo a fabricação. Na prática, não acrescentam nada à frota da segurança pública estadual, que está apenas passando por uma troca de carros de uma categoria mais elevada — as SUVs Renault Duster locadas em 2023 — pelas minivans Chevrolet Spin de 2026.

Ainda assim, a três meses das eleições, o Governo Raquel Lyra segue promovendo medidas de impacto visual para enganar desavisados, em uma demonstração de que ações de fachada são mesmo uma especialidade desta gestão.

Veja outras postagens

Por Alex Fonseca – Blog da Folha

O senador Fernando Dueire (PSD) disse, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM na manhã desta segunda-feira (22), que “não vê sentido” em disputar outro cargo que não a reeleição para o Senado Federal. O congressista ressaltou, ainda, que tem legitimidade para disputar uma das vagas à Casa Alta na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD).

“Não me sinto fazendo política distrital, porque (…) tenho um olhar federativo, um olhar para o conjunto. Desenvolvi isso. (…) Tenho um olhar amplo. E nisso em que encontro o meu propósito. É por isso. Não é por ser senador, não é por serem oito anos (de mandato). Não tenho questão pessoal, não é vaidade, não é nada. É a questão do propósito do mandato”, declarou.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Em publicação nas redes sociais, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Túlio Gadêlha (PSD), defendeu uma aproximação entre o também pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho (União Brasil), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita durante uma agenda em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As informações são do Blog da Folha.

Em vídeo divulgado por Túlio, o parlamentar afirma que Miguel e os prefeitos aliados ao seu grupo político deveriam caminhar ao lado do presidente.

Petrolina - São João 2026

SBT NEWS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ser alvo novamente de sanções do governo de Donald Trump. Fontes relataram ao SBT News com exclusividade que o governo norte-americano monitora a situação no Brasil atentamente e que, caso haja retaliações à direita no país durante o processo eleitoral, autoridades brasileiras sofrerão novas sanções.

A reportagem questionou se uma possível anulação de uma domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro seria motivo para aplicação de qual tipo de sanção. A resposta foi sim e que essa possibilidade motivaria uma possível reaplicação da Lei Magnitsky ao juiz Alexandre de Moraes.

Nesta semana, Alexandre de Moraes irá analisar se mantém o ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domicilar ou se o transfere para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como a “Papudinha”.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A poucos dias do fim do prazo da prisão domiciliar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mantido uma rotina marcada por cuidados médicos, convivência familiar, momentos de oração e pouca atividade política — embora não seja nula. Enquanto aliados aguardam uma definição sobre uma eventual prorrogação da medida, o ex-presidente divide os dias entre consultas, sessões de fisioterapia, jogos de cartas com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e visitas autorizadas.

Segundo interlocutores da família, os dias de Bolsonaro começam com a medicação prescrita e seguem entre compromissos relacionados à recuperação física, como as sessões de fisioterapia. As informações são do jornal O GLOBO.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

POR BLOG DO LUIZ NETO

Enquanto a governadora Raquel Lyra percorre Pernambuco entregando obras, anunciando investimentos e consolidando alianças para 2026, dois nomes têm desempenhado papel fundamental nos bastidores da gestão estadual: o secretário-chefe da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o assessor especial André Teixeira.

Reconhecido pela capacidade de diálogo e pela habilidade de construir pontes entre o Governo do Estado, prefeitos, parlamentares e lideranças regionais, Túlio Vilaça se tornou uma das figuras mais importantes da estrutura administrativa do Palácio do Campo das Princesas. Homem de confiança da governadora, tem conduzido com discrição e eficiência a interlocução política da gestão em todas as regiões do estado.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, comparou nesta segunda-feira o Supremo Tribunal Federal (STF) a uma “delegacia de polícia” durante evento com empresários promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Em discurso a representantes do setor produtivo, o parlamentar afirmou que não faz ataques a instituições, mas criticou a Corte ao afirmar que há no Brasil uma “insegurança jurídica” causada em parte pelas “canetadas” do STF, embora não tenha citado nenhum ministro específico. As informações são do jornal O GLOBO.

Palmares - 147 anos

Por Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

O empresário Thiago Brennand vai se casar com a própria advogada, Karina Kufa, que o defende em processos criminais.

Condenado inicialmente a oito anos por estupro, sentença majorada posteriormente para mais de dez anos, ele cumpre prisão em regime fechado na penitenciária de Potim, no interior de SP.

Por isso, o casamento, marcado para o próximo dia 2, será por procuração.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (22) para pedir a anulação da operação da PF (Polícia Federal) que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar.

Os advogados do senador afirmam que “erros graves que comprometem a medida”. O principal argumento da equipe de defesa é de que — diferentemente do que sugere a investigação — Jaques não teria atuado em favorecimento do Master no Congresso Nacional. As informações são da CNN.

Um dos momentos de suposto favorecimento, segundo a PF (Polícia Federal), teria se dado durante a tramitação de MP medida provisória que aumentava o limite de crédito consignado para a maior parte dos assalariados. A defesa de Jaques sustenta que a emenda apresentada por ele ao texto contrariava os interesses do banco ao “limitar juros e proteger consumidores”.

Camaragibe - Forró da Vila

Seis anos após a sua fundação, a CNN Brasil vai deixar de ser apenas um canal de TV por assinatura e será uma rede de televisão aberta. O canal de notícias liderado por Rubens Menin negocia com diversas TVs locais pelo Brasil a formação de uma rede nacional.

O grupo do dono da construtora MRV tem acordos bastante avançados com emissoras do Sul e do Sudeste, por exemplo. A ideia é estrear a nova rede no segundo semestre deste ano, antes das eleições presidenciais ou, no mais tardar, nos meses iniciais de 2027. As informações são da UOL.

A ex-ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (PSB), é a convidada do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, que será transmitido excepcionalmente nesta quinta-feira em razão do feriado de São João. Recém-filiada ao PSB e pré-candidata ao Senado por São Paulo, Tebet vai falar sobre os rumos da política nacional, o cenário eleitoral para 2026 e os movimentos que marcaram sua trajetória nos últimos anos, desde a candidatura à Presidência da República até sua passagem pelo governo Lula.

Simone Tebet deixou o Ministério do Planejamento para disputar uma vaga no Senado e tem ocupado espaço no debate político nacional com críticas à polarização ideológica. Em entrevistas recentes, defendeu que o Brasil se afaste da “lacração das redes sociais” e concentre esforços em medidas concretas para enfrentar problemas estruturais. Também chamou atenção ao criticar o que classificou como “agro do mal”, diferenciando produtores rurais de grupos envolvidos com crimes ambientais, invasões de terras e grilagem.

Uma reportagem exibida pela TV Asa Branca no Dia do Cinema Brasileiro, celebrado na última semana, destacou a história do Cine São José, em Afogados da Ingazeira, um dos poucos cinemas de rua em atividade no interior de Pernambuco.

Inaugurado em 1942, o espaço atravessou diferentes períodos da história da cidade, enfrentou crises, chegou a ser fechado e sofreu com a deterioração da estrutura, mas foi recuperado por iniciativa da sociedade civil e voltou a funcionar após um processo de restauração.

Atualmente, o equipamento mantém programação regular de filmes e atividades culturais, além de ações voltadas para estudantes das redes pública e privada de ensino. Assista:

O almoço oficial em homenagem a Nelson Mandela oferecido por Leonel Brizola (então governador do Rio de Janeiro) ocorreu no dia 1º de agosto de 1991, no Palácio Guanabara, logo após o líder sul-africano desembarcar no Brasil.

O convite de Brizola a Joaquim Francisco (na época, governador de Pernambuco pelo PFL) para integrar o evento carrega um forte significado político e de bastidores da época.

Foi uma quebra de barreiras no campo ideológico, porque Leonel Brizola (PDT) era um expoente da esquerda trabalhista tradicional, enquanto Joaquim Francisco integrava o PFL (partido de centro-direita/conservador). Ao convidá-lo para a mesa com Mandela, Brizola buscou dar um caráter institucional e suprapartidário à recepção do líder global contra o apartheid.

Joaquim Francisco representava a principal força política de Pernambuco no momento. Incluí-lo no almoço ajudava a projetar a agenda de Mandela — que buscava apoio financeiro e político para as futuras eleições sul-africanas de 1994 — para além do eixo Rio-São Paulo.

Apesar de estarem em espectros opostos na política nacional, os dois governadores mantinham canais de diálogo cordiais e republicanos na condução de suas agendas de Estado, em especial o economista Roberto Viana, que havia sido o coordenador-geral do plano de governo de Brizola em 1989 e participou do almoço como amigo de Brizola e secretário de Governo de Joaquim Francisco.