Deputado propõe piso salarial nacional de R$ 2.850 para frentistas

O deputado federal Vanderlan Alves apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2743/2026, que cria um piso salarial nacional de R$ 2.850 para frentistas e demais trabalhadores que atuam no abastecimento de combustíveis em postos de todo o país. A proposta prevê a aplicação do valor para jornadas de até 40 horas semanais e estabelece reajuste anual com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou outro índice oficial que venha a substituí-lo.

O texto também mantém a possibilidade de acordos e convenções coletivas fixarem remunerações superiores ao piso nacional e preserva direitos já previstos na legislação trabalhista, como adicionais de insalubridade e periculosidade. Segundo o parlamentar, a proposta busca valorizar os profissionais do setor e reduzir diferenças salariais entre estados. Caso seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, a medida entrará em vigor 180 dias após a publicação da lei.

Veja outras postagens

Seis anos após a sua fundação, a CNN Brasil vai deixar de ser apenas um canal de TV por assinatura e será uma rede de televisão aberta. O canal de notícias liderado por Rubens Menin negocia com diversas TVs locais pelo Brasil a formação de uma rede nacional.

O grupo do dono da construtora MRV tem acordos bastante avançados com emissoras do Sul e do Sudeste, por exemplo. A ideia é estrear a nova rede no segundo semestre deste ano, antes das eleições presidenciais ou, no mais tardar, nos meses iniciais de 2027. As informações são da UOL.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

A ex-ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (PSB), é a convidada do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, que será transmitido excepcionalmente nesta quinta-feira em razão do feriado de São João. Recém-filiada ao PSB e pré-candidata ao Senado por São Paulo, Tebet vai falar sobre os rumos da política nacional, o cenário eleitoral para 2026 e os movimentos que marcaram sua trajetória nos últimos anos, desde a candidatura à Presidência da República até sua passagem pelo governo Lula.

Simone Tebet deixou o Ministério do Planejamento para disputar uma vaga no Senado e tem ocupado espaço no debate político nacional com críticas à polarização ideológica. Em entrevistas recentes, defendeu que o Brasil se afaste da “lacração das redes sociais” e concentre esforços em medidas concretas para enfrentar problemas estruturais. Também chamou atenção ao criticar o que classificou como “agro do mal”, diferenciando produtores rurais de grupos envolvidos com crimes ambientais, invasões de terras e grilagem.

Petrolina - São João 2026

Uma reportagem exibida pela TV Asa Branca no Dia do Cinema Brasileiro, celebrado na última semana, destacou a história do Cine São José, em Afogados da Ingazeira, um dos poucos cinemas de rua em atividade no interior de Pernambuco.

Inaugurado em 1942, o espaço atravessou diferentes períodos da história da cidade, enfrentou crises, chegou a ser fechado e sofreu com a deterioração da estrutura, mas foi recuperado por iniciativa da sociedade civil e voltou a funcionar após um processo de restauração.

Atualmente, o equipamento mantém programação regular de filmes e atividades culturais, além de ações voltadas para estudantes das redes pública e privada de ensino. Assista:

Ipojuca - Na palma da sua mão

O almoço oficial em homenagem a Nelson Mandela oferecido por Leonel Brizola (então governador do Rio de Janeiro) ocorreu no dia 1º de agosto de 1991, no Palácio Guanabara, logo após o líder sul-africano desembarcar no Brasil.

O convite de Brizola a Joaquim Francisco (na época, governador de Pernambuco pelo PFL) para integrar o evento carrega um forte significado político e de bastidores da época.

Foi uma quebra de barreiras no campo ideológico, porque Leonel Brizola (PDT) era um expoente da esquerda trabalhista tradicional, enquanto Joaquim Francisco integrava o PFL (partido de centro-direita/conservador). Ao convidá-lo para a mesa com Mandela, Brizola buscou dar um caráter institucional e suprapartidário à recepção do líder global contra o apartheid.

Joaquim Francisco representava a principal força política de Pernambuco no momento. Incluí-lo no almoço ajudava a projetar a agenda de Mandela — que buscava apoio financeiro e político para as futuras eleições sul-africanas de 1994 — para além do eixo Rio-São Paulo.

Apesar de estarem em espectros opostos na política nacional, os dois governadores mantinham canais de diálogo cordiais e republicanos na condução de suas agendas de Estado, em especial o economista Roberto Viana, que havia sido o coordenador-geral do plano de governo de Brizola em 1989 e participou do almoço como amigo de Brizola e secretário de Governo de Joaquim Francisco.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) e o ex-vereador de Petrolina Elismar Gonçalves (Podemos) anunciaram uma aliança política visando as eleições de 2026 em Pernambuco. A articulação prevê a candidatura de Elismar à Assembleia Legislativa de Pernambuco, enquanto Lucas buscará a reeleição para a Câmara dos Deputados. Ex-vereador por três mandatos consecutivos e candidato a vice-prefeito na última eleição, Elismar foi indicado para a composição da chapa por Lucas Ramos.

Segundo os dois líderes, a parceria busca reunir apoios em Petrolina e em outras regiões do Estado. “Somar com a juventude e o histórico político de Elismar é juntar renovação e força popular nessa proposta sertaneja”, afirmou Lucas Ramos. Já Elismar destacou a trajetória do deputado federal. “Compor uma dobradinha com o jovem deputado Lucas, experiente em mandatos eletivos e com atuação no Executivo e no Legislativo, traz confiança e respeito”, declarou.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Dona Beatriz Ferreira Duarte completou 115 anos neste domingo (21), em Jaboatão dos Guararapes. Reconhecida como a segunda pessoa viva mais velha do Brasil, ela também está entre as pessoas mais longevas do mundo com idade oficialmente validada, segundo o grupo de pesquisa LongeviQuest Brasil.

A data foi celebrada ao lado de familiares e amigos em uma festa organizada especialmente para marcar o aniversário. O evento reuniu diferentes gerações da família, incluindo filhos, netos, bisnetos e tataranetos.

Palmares - 147 anos

A Prefeitura de Flores realiza nesta quarta-feira (24) a 16ª edição do Festival de Carros de Boi, evento que integra a programação junina do município e acontece no Pátio de Eventos. A expectativa é reunir moradores e visitantes para acompanhar o desfile de carros ornamentados, manifestação cultural ligada à tradição rural do Sertão do Pajeú.

Realizado anualmente no Dia de São João, o festival reúne carreiros, trabalhadores rurais e famílias do município. A tradição dos carros de boi em Flores remonta à década de 1950 e foi retomada em 2009. Em 2023, o evento passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco por meio da Lei nº 18.356, que instituiu o Dia Estadual do Festival de Carros de Boi do Município de Flores.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A nova diretoria do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região tomou posse nesta segunda-feira (22), em Recife, para o mandato 2026-2030. Eleito pela Chapa 51 – Reconstruir para Avançar, o técnico em Eletromecânica Diego Liberalino assumiu a presidência da autarquia, responsável pela fiscalização e representação dos técnicos industriais de Pernambuco e da Paraíba. A cerimônia também marcou a posse dos conselheiros regionais que integrarão o plenário do conselho nos próximos quatro anos.

A diretoria executiva é composta ainda por Mario Estrela, vice-presidente; Pierre Melo, diretor administrativo; Lamartine de Vasconcelos, diretor financeiro; e Antônio Urbano, diretor de fiscalização e normas. Segundo Diego Liberalino, a gestão pretende ampliar a atuação institucional do conselho, fortalecer a fiscalização e aproximar a entidade dos profissionais da categoria. “A nossa missão é aproximar o Conselho dos profissionais, fortalecer a fiscalização, ampliar os serviços prestados à categoria e garantir uma gestão eficiente, transparente e comprometida com os interesses dos técnicos industriais”, afirmou.

Camaragibe - Forró da Vila

A Prefeitura de Goiana publicou, nesta segunda-feira (22), edital de chamamento público para o credenciamento de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais interessados em fornecer gêneros alimentícios hortifrutigranjeiros para a alimentação escolar da rede municipal de ensino. A iniciativa é coordenada pelas secretarias de Educação e Inovação e de Licitações e Contratos Públicos.

De acordo com o edital, poderão participar pessoas físicas e jurídicas enquadradas como agricultores familiares ou empreendedores familiares rurais. Os produtos serão destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante o ano letivo de 2026/2027. O valor estimado para a contratação é de R$ 3.094.260,80.

O credenciamento ficará aberto por seis meses. A apresentação dos Projetos de Venda e da documentação de habilitação poderá ser realizada entre 8 de julho de 2026 e 8 de janeiro de 2027, exclusivamente pelo e-mail slcp@goiana.pe.gov.br. Os interessados também poderão encaminhar pedidos de impugnação ao edital até 3 de julho. O edital completo está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas, na Bolsa Nacional de Compras, no Portal da Transparência e no site oficial da Prefeitura de Goiana.

A noite de autógrafos de “Paradise Supernova”, segundo romance do escritor Bruno Lago, será na próxima sexta-feira (26), às 19h, na Livraria Leitura do Terraço Shopping. Anteriormente, a sessão aconteceria na última segunda-feira (15), mas teve que ser adiada por problemas logísticos.

Publicitário com especialização em redes sociais, o autor tem se dedicado à produção de obras de ficção distópica, gênero que explora cenários futuros a partir de questões presentes na sociedade contemporânea.

Em Paradise Supernova, Bruno Lago apresenta um planeta marcado pela escassez de água e por temperaturas extremas, onde a população enfrenta os efeitos da crise hídrica enquanto o governante local ignora alertas e questiona soluções apontadas pela ciência. A trama também acompanha o relacionamento entre duas protagonistas em meio ao cenário retratado. O livro sucede O Descobrimento da Terra, romance em que o autor utilizou a chegada de seres alados ao planeta para abordar temas relacionados à idolatria e à liderança.

Diante do cenário de sucateamento e abandono do Metrô do Recife, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) promove, no próximo dia 30 de junho, um seminário para debater o futuro do sistema rodoviário. O evento, que acontece das 15h às 18h no auditório da Fiepe, em Santo Amaro, marcará a apresentação de sete propostas prioritárias defendidas pelo Conselho para o processo de concessão pública do modal.

As recomendações são fruto de uma análise detalhada realizada por engenheiros especialistas em mobilidade do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE. O grupo avaliou o modelo de concessão estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Governo Federal. As sugestões do conselho já foram formalmente encaminhadas à União por meio de consulta pública.

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), declarou apoio à pré-candidatura do senador Humberto Costa (PT) à reeleição para o Senado. O anúncio foi realizado ao lado de 13 vereadores com mandato, além de ex-vereadores e suplentes da última eleição.

Segundo Labanca, a decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.