Coluna da terça-feira

Uma largada gigantesca com cheiro de povo

O pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, João Campos, deu uma demonstração, ontem, em Gravatá, de que parte fortíssimo no enfrentamento à governadora Raquel Lyra (PSD). Uma consulta à população, quanto às demandas e prioridades do Estado, se transformou num gigantesco ato de mobilização popular. O auditório do hotel Canarius, local do evento, com capacidade para seis mil pessoas, lotou logo cedo.

Segundo a organização do evento, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes. Muitos prefeitos não conseguiram chegar ao auditório para ouvir a fala do socialista, como Sandrinho Palmeira (PSB), de Afogados da Ingazeira, que viajou 300 km para o ato. “Nunca vi uma loucura dessas, nem no tempo de Arraes”, comentou, emocionado, o gestor afogadense.

Sem lugar no recinto principal, a multidão tomou, literalmente, todas as dependências do hotel, numa verdadeira invasão. As delegações partiram de todas as regiões do Estado, formadas por prefeitos, ex-prefeitos, deputados, vereadores e lideranças comunitárias. Quando João chegou, foi carregado nos ombros por populares e seguido por milhares de aliados.

Veja outras postagens

A governadora Raquel Lyra está em Petrolina neste sábado (26) para participar de uma caminhada que sai da Praça do Galo e segue até a área atrás da Igreja Matriz, onde está previsto um ato político.

A mobilização, porém, começou marcada pelo esvaziamento. As imagens registradas no local mostram uma participação muito abaixo do esperado, em um evento organizado com o apoio da família Coelho.

Raquel chega a Petrolina depois de não ter participado das comemorações pelo aniversário da cidade. Agora, encontra um cenário de baixa mobilização. Além do esvaziamento, há mobilizações de grupos que prometem protestar durante a passagem da governadora, o que pode aumentar a pressão sobre Raquel durante a agenda.

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

Era quarta-feira, 2 de março de 1988, em Brasília. O senador Afonso Arinos (1905-1990), 82 anos, sobe na tribuna e defende a emenda do voto aos 16 anos. “Sou o constituinte mais idoso defendendo o direito dos mais jovens”, iniciou Arinos, argumentando a favor da emenda proposta pelo deputado gaúcho Hermes Zaneti e pelos mineiros Paulo Delgado e Aécio Neves. Arinos convenceu o plenário a aprovar o voto facultativo para os maiores de 16 anos e menores de 18.

Foi o canto do cisne daquele político que vivera intensamente o Brasil desde os anos 1920. Apoiara a revolução de 1930 e rompera com Getúlio Vargas em 1943, signatário do Manifesto dos Mineiros, expondo dura contradição: o Brasil lutava na Segunda Guerra contra a ditadura nazista e não poderia seguir no regime ditatorial do Estado Novo, instaurado em 1937. Pouco mais de 20 anos depois, romperia com o regime militar, por ele apoiado em 1964. Ficou anos a fio longe da política, voltando ao Congresso octogenário, eleito em 1986 pelo PFL do Rio de Janeiro.

Caruaru - Minha rua nova

Por Gastão Cerquinha Neto*

No Brasil, ainda é muito comum encontrar lotes com quintais e calçadas quase totalmente pavimentados. Embora as legislações urbanísticas geralmente exijam percentuais mínimos de áreas permeáveis nos terrenos, na prática, muitas dessas áreas acabam sendo impermeabilizadas após a aprovação dos projetos, o que evidencia também as dificuldades de fiscalização e controle urbano.

O problema é que, cada vez que substituímos o solo natural por concreto, asfalto ou outros materiais impermeáveis, alteramos o ciclo da água dentro das cidades. Menos água consegue infiltrar no solo e uma parcela maior da chuva passa a escoar pela superfície, aumentando rapidamente o volume direcionado às ruas, galerias, canais e rios e, consequentemente, favorecendo a ocorrência de alagamentos.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Em reportagem a ser exibida em rede nacional neste domingo (27) pela TV Record, Amisadai Andrade da Silva — tido como operador de um esquema de ataques na internet, e que seria financiado com dinheiro público do governo de Pernambuco na gestão Raquel Lyra (PSD) — relata detalhes de como funciona a estrutura dedicada a, na palavras dele, “desidratar” o ex-prefeito do Recife e candidato ao governo João Campos (PSB). Nomeado pela própria governadora em 2025, e exonerado no último dia 26 de agosto, em caráter de urgência, menos de 12 horas após a denúncia da Rede Record sobre o “gabinete do ódio” dentro do Palácio, Amisadai confessa receber pagamentos sem nota fiscal por serviços. “A gente já recebeu até em caixa de charuto”, diz.

“A gente tem os parceiros que batem em João (Campos). Tem uma estrutura de jornalistas, uma equipe que constrói conteúdo.”, relata ele. No vídeo, Amisadai está na companhia dos dois sócios da Portal Comunicação e Marketing, José Roberto Júnior e Rodolfo Costa. Apesar de se dizer desligado da empresa (que é dona do site Portal de Prefeitura, dedicado à difusão de ataques a adversários de Raquel Lyra), o servidor da Caixa Econômica Federal, e que estava cedido ao governo, se apresenta como um integrante da Portal Comunicação. No vídeo, Rodolfo Costa relata que “tem relação” com dezenas de parceiros e perfis para “colabs” (post em parceria entre perfis do Instagram).

Olinda - Trabalhando para superar desafios

João promove maior ato da campanha de Lula

A vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco, ontem, na reta final da corrida eleitoral, produziu um efeito que ultrapassa a dimensão de um simples ato de campanha. Ao colocar Lula no centro do Recife, ao lado de João Campos (PSB), a Frente Popular transformou a visita em uma demonstração pública de força política e, sobretudo, em uma demonstração de unidade entre Lula, o PSB e o PT num dos estados mais simbólicos da trajetória política do chefe da Nação.

A caminhada partiu do Cais de Santa Rita, em direção ao Marco Zero e reuniu, segundo a organização, mais de 80 mil pessoas espalhadas pelo percurso, incluindo a Avenida Alfredo Lisboa, a Ponte Giratória e o entorno do Cais de Santa Rita. No palco, Lula reforçou explicitamente seu apoio a João Campos e associou sua candidatura à do socialista.

Palmares - Forró Mares 2026

Para uma plateia de empresários a nove dias da eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou que é preciso escolher “entre o regime democrático ou a barbárie”, disse que tem feito um governo com responsabilidade fiscal e prometeu fazer uma reforma política e do Judiciário se for eleito para um quarto mandato. O presidente evitou em se comprometer com medidas para a redução dos juros ou para redução dos gastos públicos, anseios do mercado, criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pediu “seriedade” dos empresários.

— Quem de vocês se lembra quando a economia brasileira voltou a crescer acima de 3%? Cresceu em 2010 e quando eu voltei agora para presidente da República. Eu peguei esse país com duas crises. Primeiro, quando eu ganhei a eleição em 2002, os economistas mostravam a dívida externa, nós acabamos com isso. Por uma questão simples: não é respeitoso um país que não sabe tomar conta das suas contas. A minha professora de economia foi a Dona Lindu, não faça dívida que você não pode pagar, e é assim que a gente vem tocando esse Brasil todos estes anos — falou, citando sua mãe. As informações são do jornal O GLOBO.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) reafirmou, durante uma carreata em Arcoverde, no Sertão pernambucano, na noite desta sexta-feira (25), a proposta de zerar o IPVA de motocicletas de até 180 cilindradas. Segundo a campanha, a medida poderá beneficiar cerca de 1,4 milhão de proprietários no estado. A mobilização marcou o início da agenda do candidato pelo Sertão neste fim de semana, após um ato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Marco Zero do Recife.

“Mais de um milhão de pernambucanos vão ter o IPVA zerado para motos de até 180 cilindradas. A maioria das pessoas utiliza a moto para trabalhar. Então, quando a gente tira imposto, sobra mais dinheiro, e quando sobra mais dinheiro, as famílias podem ter uma renda maior. Isso é fazer o que é justo e vai ajudar na renda das pessoas”, afirmou João Campos.

A carreata percorreu ruas de Arcoverde e reuniu apoiadores e lideranças políticas. Participaram do ato o candidato a deputado federal Luciano Pacheco (MDB), o deputado estadual e candidato à reeleição Diogo Moraes (PSB) e o candidato a deputado estadual Rosinaldo Manoel Veras, conhecido como “Já Morreu” (PSB).

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Diante de comentários nas redes sociais de que teria uma suposta pretenção de acabar com a condição de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, o candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) publicou na noite desta quinta-feira (24) um vídeo em que nega qualquer possibilidade nesse sentido.

“Estamos aqui na correria de agenda em Minas Gerais e sou surpreendido com uma mentira, uma fake news daquela, pra variar, que a milícia do PT está inventando na internet: que eu iria tirar a padroeira do Brasil. Isso é uma grande mentira. Não tem pé nem cabeça. Não existe esse projeto. Então vamos lá, até o final, o PT só sabe fazer isso: mentir. Chegou no poder pela mentira, mas a gente vai tirar ele com a verdade”, disse Flávio no vídeo. As informações são da CNN.

A governadora Raquel Lyra chega a Petrolina neste sábado e encontrará uma pergunta que não pode ser respondida com discurso, promessa ou fotografia: onde está a solução para os pacientes que precisam de tomografia e continuam esperando?

O Ministério da Saúde destinou R$ 6,7 milhões para ampliar a oferta de tomografias em Petrolina. O recurso chegou a Pernambuco, mas, segundo as informações disponíveis, o Governo do Estado ainda não contratou o hospital credenciado para colocar o serviço efetivamente à disposição da população.

Enquanto isso, pacientes continuam enfrentando dificuldades para realizar um exame essencial e, em determinados casos, precisam se deslocar para Recife.

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) percorreu as ruas de Arcoverde, no Sertão do Estado, durante uma grande carreata realizada na noite desta sexta-feira (25). A mobilização reuniu apoiadores e contou com a presença de Luciano Pacheco (MDB), Diogo Moraes (PSB) e Rosinaldo Manoel Veras, conhecido como “Já Morreu” (PSB).

Foto: Rafael Ribeiro Neves
Vídeo: Karina Noé

Em registro feito durante a carreata desta sexta-feira (25), em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, o candidato ao Governo do Estado João Campos (PSB) aparece no carro ao lado do candidato a deputado federal Luciano Pacheco (MDB), do deputado estadual e candidato à reeleição Diogo Moraes (PSB) e do candidato a deputado estadual Rosinaldo Manoel Veras, conhecido como “Já Morreu” (PSB).

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026
Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lorenço da Mata

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias