Humberto recebe título de cidadão do Cabo nesta segunda

O senador Humberto Costa (PT) recebe, nesta segunda-feira (11), o título de Cidadão do Cabo de Santo Agostinho. A homenagem foi proposta pela vereadora Gabi Jerônimo (PT) em reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar ao município.

Nos últimos oito anos, Costa destinou ao Cabo de Santo Agostinho um total de R$ 5.174.153,00 em recursos de emenda parlarmentar, para áreas como assistência social e combate à fome, saúde e apoio a instituições sociais do município. As informações são do Blog da Folha.

Veja outras postagens

A Prefeitura de Garanhuns divulgou uma nota oficial após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) sobre o uso de recursos do Fundeb para o pagamento de verbas trabalhistas de professores aposentados. No comunicado, o município informa que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), defende a legalidade dos pagamentos referentes a direitos adquiridos entre 2018 e 2020 e afirma que quitou débitos deixados pela gestão anterior.

Confira o comunicado na íntegra:

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, no fim da tarde desta quinta-feira (25), da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma pista de cooper e outras obras de urbanização em Timbaúba, na Mata Norte. A agenda foi realizada ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo e de outras lideranças políticas. Durante a visita, João também foi recebido por moradores que acompanharam o evento.

Petrolina - São João 2026

A pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), o pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB), o senador Humberto Costa (PT) e o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa cumpriram agenda nesta quinta-feira na Zona da Mata Norte. O grupo passou pelos municípios de Nazaré da Mata e Timbaúba, onde participou de entrevistas, reuniões com lideranças políticas, visitas a equipamentos públicos e atos relacionados a obras locais.

Durante a passagem por Nazaré da Mata, Marília defendeu investimentos em infraestrutura e saúde para a região, citando a duplicação da BR-408 e da PE-90 e a criação de uma nova macrorregião de saúde. “Eu, João Campos, Humberto Costa e Lula iremos trabalhar juntos, com o time inteiro, pela duplicação da BR-408 e da PE-90”, afirmou. Em Timbaúba, o grupo visitou unidades de saúde e acompanhou a assinatura de ordens de serviço ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo.

À noite, a comitiva tem participação prevista em um encontro com lideranças políticas, comunitárias e sindicais no Recife. Durante a agenda, Marília também reafirmou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à chapa formada por João Campos e Humberto Costa para as eleições de 2026.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem dito a aliados que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha conhecimento prévio do vídeo em que expôs o atrito com o senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Segundo esses interlocutores, ele optou por não impedir sua divulgação sob a avaliação de que uma tentativa de vetar a publicação poderia abrir um novo foco de desgaste com a mulher e preferiu dar uma oportunidade para que os dois resolvessem o impasse entre si.

Na avaliação de um integrante do partido ouvido reservadamente, o ex-presidente fez um cálculo político e familiar. A leitura desse interlocutor é que, se tivesse pedido a Michelle para desistir da gravação, Bolsonaro acabaria criando um problema ainda maior dentro de casa, justamente em um momento em que a ex-primeira-dama afirmava estar sendo alvo de ataques há meses sem responder publicamente. As informações são do jornal O GLOBO.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

A Prefeitura de Arcoverde recebeu a primeira ambulância que integrará a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. A Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma UTI móvel, foi entregue à secretária municipal de Saúde, Maria Clara. Segundo a gestão, a implantação do serviço ocorre por meio do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (CIMPAJEÚ), e uma segunda ambulância, de Suporte Básico, deverá chegar nas próximas semanas.

De acordo com a Prefeitura, a base operacional do SAMU está em fase de implantação e também será realizado processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que passarão por treinamento específico. “Assumimos esse compromisso e estamos entregando resultados. A chegada da primeira ambulância mostra que o SAMU está cada vez mais próximo de entrar em operação”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta quinta-feira (25), a transferência do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para o 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, a Papudinha.

O empresário estava detido na Superintendência da Polícia Federal, em cela especial, à espera da homologação de um acordo de delação premiada. A última proposta, porém, foi recusada tanto pela Polícia Federal como pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As informações são da CNN.

Na decisão, Mendonça ressalta que a manutenção de Vorcaro na Superintendência da Polícia Federal não é mais adequada, tampouco sua prisão em cela comum do sistema prisional por risco de morte.

Palmares - 147 anos

POR VERO NOTÍCIAS

A Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, da qual é sócio o empresário Jorge Noronha Branco Neto, marido da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD), recebeu mais de R$ 108,8 milhões em recursos públicos entre 2023 e 2026, durante a gestão de Raquel Lyra (PSD).

Os valores mapeados pelo portal Vero Notícias constam em registros do Portal da Transparência de Pernambuco. Segundo os dados levantados, do total, mais de R$ 78,4 milhões tiveram origem em recursos federais transferidos ao Estado para financiamento de ações de saúde, incluindo verbas do SUS, e complementação do piso da enfermagem.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou, hoje, que vários outros países têm sistemas instantâneos de pagamentos semelhantes ao PIX brasileiro, e avaliou que isso é algo que terá de ser aceito e incorporado pelos demais.

Ele deu a declaração ao responder uma pergunta sobre a investigação dos Estados Unidos à ferramenta brasileira, que pode resultar em aumento de tarifas. Novas críticas de autoridades norte-americanas ao PIX aconteceram no início deste mês. A acusação é de favorecimento do sistema de pagamentos brasileiro em detrimento de empresas americanas que atuam no setor.

Camaragibe - Forró da Vila

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), utilizou as redes sociais para reforçar o convite à população para mais uma noite de programação no Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, hoje. Após o sucesso das primeiras duas noites de festa, a expectativa é de mais um grande público no Parque J. Galdino, que também receberá a visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).

A programação desta noite reúne grandes nomes da música nacional, com shows de Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land. Para Chaparral, o evento tem se destacado não apenas pelas atrações, mas também pela movimentação econômica e pelo fortalecimento da cultura junina na Capital da Vaquejada. As informações são do blog Mais Casinhas.

O reconhecimento do advogado Walber Agra como Band 1 pela Chambers and Partners, principal ranking internacional da advocacia, consolida uma trajetória marcada por vitórias em alguns dos processos políticos e eleitorais mais relevantes do país. O selo é concedido aos profissionais considerados referência máxima em suas áreas de atuação, após avaliações de clientes, colegas e especialistas do mercado.

Natural de Campina Grande (PB) e radicado em Pernambuco, Agra é procurador do Estado, professor, doutor em Direito e autor de diversas obras jurídicas. Sua atuação, porém, extrapolou o meio acadêmico para influenciar diretamente o cenário político nacional.

Nota oficial

Recebi com muita alegria a indicação da senadora Teresa Leitão (PT) para exercer a liderança do Governo do presidente Lula no Senado Federal. Trata-se de um reconhecimento à sua trajetória, à sua firmeza política e à sua capacidade de diálogo, construída ao longo de décadas de compromisso com a democracia, a educação e o povo pernambucano.

A escolha do presidente Lula reafirma a confiança no seu time em Pernambuco e demonstra que o nosso estado continua ocupando um papel estratégico na construção do projeto de reconstrução e desenvolvimento do Brasil. Teresa chega a essa missão por mérito, competência e lealdade, representando com dignidade a força política do nosso povo.

A forma de acompanhar e tratar o diabetes mudou radicalmente nos últimos anos. Sensores de monitorização contínua da glicose, inteligência artificial aplicada à saúde e terapias cada vez mais personalizadas estão transformando a experiência dos pacientes e ampliando as possibilidades de controle da doença.

A inovação tecnológica, lembrada pela Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), neste Dia Nacional do Diabetes, em 26 de junho, tem permitido diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. Porém, um dos mais renomados endocrinologistas do Brasil, Dr. Ruy Lyra, diretor acadêmico da instituição, faz um alerta para evitar erros diagnósticos e sobre a necessidade de existir, sempre, o olhar humano, o cuidado e o acolhimento necessários aos pacientes, em tempos dos avanços tecnológicos desenfreados.