Servidores estaduais cobram reestruturação do Sassepe

Servidores públicos de diversas categorias realizaram, na tarde desta quarta-feira (29), uma mobilização em frente ao Centro de Convenções de Pernambuco, em defesa do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Sassepe). O ato, batizado de “Faixaço do Sassepe”, reuniu trabalhadores da capital e do interior para cobrar do Governo de Pernambuco mais investimentos e transparência na gestão do sistema.

Os manifestantes afirmam que o Sassepe enfrenta uma crise financeira e estrutural, com descredenciamento de clínicas e laboratórios, além da falta de medicamentos em várias regiões. De acordo com as entidades, enquanto os servidores arcam com cerca de 70% dos custos do sistema, o Estado contribui com apenas 30%, o que, segundo elas, tem comprometido a qualidade do atendimento. Durante o protesto, foi cobrado um plano emergencial de reestruturação, com aumento do aporte financeiro, regularização dos pagamentos à rede credenciada e melhorias na administração dos recursos.

A mobilização foi organizada pelo Fórum de Servidores de Pernambuco, coordenado pela CUT-PE, e contou com a participação de sindicatos como o Sintepe, Sindsaaf-PE, SINDPD-PE, SEEPE e outras entidades representativas do funcionalismo. O grupo afirma que novas ações poderão ser realizadas caso o governo não apresente medidas concretas para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados pelo Sassepe.

Veja outras postagens

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde

Dei uma esticadinha no Agreste Meridional até hoje para acompanhar, há pouco, a belíssima e emocionante abertura oficial do Nata Luz de Garanhuns. A solenidade, assistida por milhares de pessoas, contou com a presença do prefeito Sivaldo Albino, do deputado Caio Albino, ambos do PSB, e do bispo da Diocese de Garanhuns, Aguinaldo Timóteo.

Já na Praça do Relógio das Flores, cartão postal da cidade, a decoração natalina traz a temática do circo, O Circo Encantado do Noel.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Belo Jardim 12 novos veículos

Durante um evento dedicado aos vinhos brasileiros, Dani Gouveia, Silvio Rodrigues e Mariana Lucena brindaram o lançamento da Revista Terroir Nordeste, que estreia no início de dezembro. A publicação nasce com o propósito de destacar o luxo da autenticidade e o protagonismo do Nordeste, unindo conteúdo editorial, experiências enoturísticas e curadoria de produtos regionais.

Idealizada por Silvio Rodrigues, a revista reúne a experiência editorial de Dani Gouveia, que comandou por quase duas décadas a Revista Engenho, e a visão empreendedora de Mariana Lucena, do Fiordes Buffet. O projeto conta ainda com Raphael Saraiva e Michelle Doherty, da Agência Melhor, responsáveis pela estratégia digital e pela expansão multiplataforma da marca.

Ipojuca - No grau

A campanha da Chapa 2 para a eleição da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) teve início nesta sexta-feira (31), com a proposta de representar o sentimento de mudança e renovação entre os praças do estado. A chapa é liderada pelo sargento PM Oziel, candidato à presidência, e pelo subtenente BM Cristovam, candidato a vice, simbolizando a união entre Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O grupo conta ainda com os militares Subtenente Joel Barros, Sargento Xavier, Sargento Romero, Sargento José, Sargento Santiago, Sargento Sousa e Cabo Paulo, que defendem mais representatividade e transparência na gestão. Entre as principais propostas estão o restabelecimento da mesa de negociação com o Governo do Estado, fortalecimento do atendimento jurídico, ampliação dos serviços de saúde com foco na saúde mental e criação de um programa de apoio ao efetivo feminino e aos veteranos.

Segundo o sargento Oziel, a candidatura é “uma oportunidade legítima de oxigenar a instituição, com alternância de gestão e fortalecimento da democracia interna”. A chapa adota o lema “Um novo tempo começa agora!”, defendendo uma ACS mais próxima da base e comprometida com os direitos da tropa.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Augusto César Filho ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!