Leões do Norte: lições da História para a juventude de Pernambuco

Por Jorge Quintino*

Na obra “Os Leões do Norte”, o jornalista Magno Martins lança um olhar agudo e minucioso sobre quase um século da história política de Pernambuco, oferecendo ao leitor muito mais do que simples biografias. Com sua consagrada precisão jornalística, Martins compõe um painel rico e instigante da política estadual entre 1930 e 2023, ao reunir 22 minibiografias de ex-governadores que marcaram a trajetória do Estado — e, em muitos casos, do próprio Brasil.

Ao abordar figuras históricas como Agamenon Magalhães, Etelvino Lins, Miguel Arraes e Marco Maciel, bem como líderes mais recentes como Eduardo Campos e Paulo Câmara, o autor reconstrói não apenas fatos, mas contextos e bastidores pouco conhecidos, revelando nuances que costumam escapar à historiografia tradicional. O livro equilibra com habilidade o rigor na apuração com uma narrativa fluida e acessível, tornando-se leitura valiosa tanto para estudiosos quanto para o público geral interessado em política e história.

Mais do que um compêndio biográfico, “Os Leões do Norte” se apresenta como um documento de memória institucional, essencial para compreender os impasses, avanços e contradições da cultura política pernambucana. Através das trajetórias de seus líderes, o livro oferece uma reflexão mais ampla sobre o poder, a liderança e o papel que Pernambuco exerceu — e ainda exerce — no cenário nacional.

Em suma, a obra de Magno Martins se consolida como uma importante contribuição para o debate público e para o resgate histórico, reafirmando a política como um campo de disputas, mas também de construção de identidade e legado. Portanto, uma obra para todos e, em especial, para os jovens que querem conhecer a política pernambucana

*Vereador de Caruaru

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, cumpriu uma importante agenda institucional na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, no Recife, hoje. O gestor da ‘Terra dos Camarás’ reuniu-se com o superintendente de Rede do banco no estado, Marcelo Maia, e tratou da viabilização de recursos para a pavimentação de mais de 200 ruas na cidade do trabalho.

“Ao longo dos últimos anos nós temos construído com a superintendência da Caixa Econômica Federal em Pernambuco uma relação de amizade e de parcerias, buscando investimentos para transformar Camaragibe. Isso inclui também a nossa capacidade de pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que recentemente concedeu ao município o selo A+ do Capag. Essa reunião de hoje foi bastante produtiva e em breve teremos novidades para a população de Camaragibe”, disse Diego Cabral.

Durante a reunião, o prefeito destacou o investimento maciço que a Prefeitura vem realizando na pavimentação de ruas desde que assumiu a gestão, em janeiro deste ano, um volume jamais visto na história da cidade. Ao todo, foram investidos mais de R$ 16 milhões em obras de pavimentação de ruas nos quatro cantos de Camaragibe e mais de 25 ruas foram contempladas, entre vias já inauguradas e entregues à população, e outras com serviços sendo executados. Além disso, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, outros 250 projetos executivos estão em fase final de elaboração.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, enviou um ofício ao Ministério da Previdência, hoje, solicitando o afastamento da diretora Léa Bressy Amorim das funções por proximidade dela com o ex-presidente do órgão, Alessandro Stefanutto.

Stefanutto foi preso na última quinta-feira (13) durante operação da Polícia Federal (PF) que investiga o esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões no instituto. Ele foi demitido do cargo em abril, após o escândalo se tornar público.

Segundo o ofício obtido pela TV Globo, Léa Bressy Amorim é diretora de Tecnologia da Informação do órgão, e responsável por assumir a Presidência do INSS na ausência do titular do cargo. Waller destaca que a diretora tem “notória proximidade pessoal” com Stefanutto, e o órgão precisa prezar pela própria imagem e dar apoio irrestrito à apuração dos fatos. Por isso, se justifica o afastamento dela do cargo.

“Se cada político pensasse como Eduardo, a gente teria uma saúde melhor no nosso estado.” A afirmação é do prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), ao reconhecer o trabalho do deputado federal Eduardo da Fonte pela saúde de Pernambuco.

O gestor destacou que o parlamentar tem atuado com foco no que realmente impacta a vida da população. “Eduardo é o político que faz política pensando no benefício das pessoas. O trabalho que ele faz para os hospitais pernambucanos impacta diretamente todo o nosso estado”, afirmou.

Sérgio Colin também ressaltou o compromisso de Eduardo e do também deputado federal Lula da Fonte para garantir avanços na saúde de Toritama. Ao todo, Eduardo da Fonte e Lula da Fonte já destinaram mais de R$ 8 milhões para a saúde do município. Toritama se tornou referência no Agreste por ter o único hospital municipal que realiza a retirada de vesículas por videolaparoscopia e por contar com um mamógrafo, além de ter ampliado o número de cirurgias e atendimentos.