Lula Cabral empossa primeiro Conselho Municipal de Segurança do Cabo de Santo Agostinho

O município do Cabo de Santo Agostinho, recentemente apontado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 como uma das cidades mais violentas do país, com uma taxa alarmante de 73,3 óbitos por 100 mil habitantes em 2024, dá um passo decisivo em direção à segurança e à paz social. Hoje, a partir das 16h, será empossado o Conselho Municipal de Segurança, um órgão estratégico e permanente que vai auxiliar na adoção de políticas essenciais para a segurança pública na cidade. A determinação para implantação do conselho foi anunciada no último mês de maio pelo prefeito Lula Cabral.

Este conselho, composto por representantes do município, do estado e da sociedade civil organizada (incluindo Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselhos Comunitários, Ministério Público, Judiciário, OAB e entidades empresariais/comerciais), transcende a esfera municipal. Sua estrutura colaborativa visa promover a integração entre os diversos atores envolvidos na segurança, identificar problemas locais, propor soluções eficazes e acompanhar a execução das políticas públicas.

Em um cenário de crescente preocupação com a violência urbana, a iniciativa do Cabo de Santo Agostinho representa um modelo de governança participativa e um farol de esperança. O Conselho Municipal de Segurança não é apenas um fórum de discussões; é um catalisador para a implementação de ações concretas, como planos de prevenção e redução da criminalidade, indicação de prioridades para investimentos e sugestão de parcerias estratégicas.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Já estou nos estúdios da Sanharó FM 104,9, em Sanharó, a 196 km do Recife, onde apresento ao vivo, daqui a pouco, o Frente a Frente na companhia de Paulo Muniz, de O Abelhudo, e Alandreck Barbosa, ambos na foto comigo. O programa vai ao ar das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se o leitor quiser acompanhar o programa ao vivo, basta acessar o perfil @radiosanharofm no Instagram.

Na noite de hoje, estarei em Pesqueira, no Agreste, dando seguimento à maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte”, obra que retrata 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2023. O evento acontece às 19h, na Câmara de Vereadores, com o apoio do prefeito Marcos Cacique (Republicanos).

Amanhã (7), a noite de autógrafos será realizada Arcoverde, também às 19h, na Câmara Municipal — etapa organizada pelo presidente da Câmara, Luciano Pacheco (MDB).

Para encerrar a semana, levarei o evento a Venturosa, na Câmara de Vereadores, também às 19h. O prefeito Kelvin Douglas (PSD) coordenou o evento e mobilizou professores da rede municipal, reconhecendo a relevância da obra como material de consulta escolar.

“Os Leões do Norte” resulta de extensa investigação jornalística e historiográfica, reunindo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco entre 1930 e 2022. A obra oferece um panorama acessível e fundamental à preservação da memória política e institucional do Estado, destacando Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.