Aliado de Zeca, vereador do PP pode perder mandato em Arcoverde

Um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a chapa proporcional do Partido Progressistas (PP) em Arcoverde, registrada sob o número 0600283-77.2024.6.17.0057, será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação questiona fraude à cota de gênero nas eleições de 2024, sob a alegação de que candidatas foram registradas apenas para cumprir formalmente a exigência de que ao menos 30% das vagas fossem destinadas a mulheres, sem campanha efetiva.

O processo está sob relatoria do ministro Nunes Marques, que também analisa outra medida envolvendo a composição da Câmara Municipal, proposta pelo suplente André Paulo (PDT). Caso o TSE acolha o recurso do MPE, a sentença poderá cassar o diploma do vereador Paulinho Wanderley (PP) e declarar inelegível toda a chapa proporcional, em conformidade com precedentes que já anularam chapas inteiras por fraudar a cota feminina.

Com eventual confirmação da fraude, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) será instado a recontar os votos, excluindo os obtidos pelo PP, o que pode alterar o quociente eleitoral e redistribuir cadeiras na Casa James Pacheco. Com informações da Folha das Cidades.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

A população de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, passou a ter abastecimento diário de água após a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), obra executada pela Compesa com investimento de R$ 200 mil. A intervenção aumentou em 20 litros por segundo a oferta de água e beneficiou cerca de 20 mil pessoas na área urbana do município, que antes enfrentavam rodízio de oito dias com água e oito dias sem.

Além da obra principal, foram implantados 5,5 mil metros de rede de abastecimento para o Sítio Muquém, em parceria com a prefeitura, levando água tratada a 100 famílias da comunidade. Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a iniciativa só foi possível após a liberação dos recursos pelo Programa Águas de Pernambuco. “A ampliação da oferta foi um passo decisivo para melhorar a qualidade de vida da população, que não depende mais de calendário de abastecimento em sua rotina”, afirmou.

Outra ação está em andamento no Sítio Papagaio, também em parceria com a prefeitura. Com investimento de R$ 180 mil, estão sendo assentados 3,6 mil metros de rede de abastecimento que devem beneficiar 40 famílias da zona rural até o fim de outubro.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou