Obras de esgotamento sanitário avançam em Araçoiaba

Com um investimento superior a R$ 45 milhões, o município de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, está recebendo um novo sistema de esgotamento sanitário que promete atender até 90% da população até o fim de 2025. As obras estão sendo executadas pelo Programa Cidade Saneada, parceria entre a Compesa e a BRK, e beneficiarão os bairros Loteamento Bom Jesus, Quinze e Centro com serviços de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, cerca de 120 trabalhadores atuam em oito frentes de serviço, com a implantação de 20 quilômetros de redes coletoras e a construção de três estações elevatórias, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar 28 litros por segundo.

O presidente da Compesa, Alex Campos, afirmou que a iniciativa busca levar saneamento básico a toda a Região Metropolitana do Recife. “Nosso objetivo é garantir que toda a Região Metropolitana do Recife tenha acesso ao saneamento, incluindo Araçoiaba. Essa é mais uma etapa do Programa Cidade Saneada, que avança para promover a qualidade de vida dos pernambucanos”, disse. A nova ETE utilizará tecnologia de lodos ativados, garantindo eficiência no tratamento e devolução do efluente dentro dos padrões ambientais.

Segundo Sérgio Trentini, diretor de Contrato da BRK, a previsão é de que 1.776 ligações domiciliares sejam feitas. “Estamos muito felizes em fazer parte dessa transformação histórica na área do saneamento em Araçoiaba”, destacou. As frentes de trabalho estão concentradas na implantação de redes na PE-027 e na construção da ETE às margens da PE-041. A população pode tirar dúvidas ou buscar informações por meio do Plantão Social da obra, disponível pelo telefone ou WhatsApp (81) 98455-1393, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), do estado de São Paulo, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, participam amanhã do VEJA Fórum de Infraestrutura – Como as concessões podem mudar o Brasil, em São Paulo. Também estará presente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O evento, marcado para às 8h no hotel W São Paulo, terá como palestra de abertura o debate sobre o papel das concessões na melhoria da infraestrutura logística do país, mediado por Silvio Costa Filho. Em seguida, os governadores vão falar sobre as oportunidades para o capital privado em concessões e parcerias público-privadas em seus respectivos estados. As informações são da Revista Veja.

Do lado da iniciativa privada, os presidentes da Sabesp, Carlos Piani, da Motiva, Miguel Setas, da Bradesco Asset Management, Bruno Funchal, Vinicius Marchese, da Confea, e Guilherme Penin, vice-presidente da Cosan. Pelo setor público, além do ministro e dos governadores, o evento terá Anderson Pomini, diretor-superintendente da Autoridade Portuária de Santos, e Luciana Costa, diretora de infraestrutura do BNDS.

Por Houldine Nascimento
Do Poder360