Lula se torna o segundo brasileiro homenageado pela Academia Francesa

Do Congresso em Foco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na última quinta-feira (5) pela Academia Francesa, em Paris, tornando-se o segundo brasileiro a receber essa distinção. O primeiro foi o imperador Dom Pedro II, em 1872. Na ocasião, os acadêmicos anunciaram a inclusão do termo “multilateralismo” no dicionário oficial, em referência à atuação internacional do presidente.

O encontro fez parte da visita de Estado de Lula à França. Ao agradecer, ele lembrou sua origem humilde e destacou a importância do diálogo: “Estou muito orgulhoso em ser o segundo brasileiro a ser homenageado nesta Academia”.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) foi criada com inspiração direta no modelo francês. Lula citou Machado de Assis como exemplo de intelectual que construiu pontes culturais entre os dois países.

Durante o discurso, o presidente defendeu o multilateralismo como valor essencial da diplomacia e da democracia. Disse que “defender as instituições multilaterais é defender as instituições democráticas” e criticou retrocessos em avanços coletivos globais. A homenagem reforça a retomada da parceria entre Brasil e França em temas como cultura, paz e governança global.

Veja outras postagens

Uma fonte bem próxima ao presidente estadual da federação União Progressista, Eduardo da Fonte, informou que, ao contrário do que foi postado neste blog, há pouco, não existe reunião convocada por ele para tratar de composição na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD).

Também negou que a relação de Eduardo com Raquel, em razão dos desencontros na escolha do candidato a senador pela federação, tenha azedado. “Pelo contrário, nunca houve um momento de maior harmonia entre eles”, declarou essa mesma fonte.

Acrescentou que o que existe, na verdade, são segmentos contrariados tentando fomentar um clima de discórdia entre a governadora e Eduardo, o que não existe. “Eduardo, inclusive, está em Brasília, chamado para uma reunião com a executiva da federação”, assinalou.

Sebrae - Fazer dar certo

O ex-senador e pré-candidato ao Senado, Fernando Dueire (PSD), intensificou as articulações nos bastidores em meio à disputa fratricida entre Miguel Coelho (UB) e Eduardo da Fonte (PP) pela vaga ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD).

Segundo fontes ouvidas pelo blog, as conversas envolvem, inclusive, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, que deverá entrar em contato com a governadora ainda esta semana. O movimento busca viabilizar o nome de Dueire como alternativa de consenso.

Nos bastidores, a construção política é amplamente apoiada pelo senador Humberto Costa e pelo ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa. A avaliação entre os articuladores é de que uma eventual candidatura de Dueire reduziria o risco de eleger um senador que, no futuro, pudesse criar dificuldades em votações estratégicas ou em cenários de instabilidade na relação do Governo Federal com o Senado.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

O pré-candidato do Novo à Presidência da República, Romeu Zema, criticou o que chamou de “politicagem” dentro de empresas públicas e defendeu uma completa privatização do setor energético, incluindo as ações do Governo Federal na Petrobras, transformando-a em uma “corporation”. Ele esteve, na manhã de hoje, na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no Centro do Rio de Janeiro.

“Que a União fique até sócia, mas sem decidir, sem ficar fazendo politicagem dentro da empresa. Pode ficar recebendo os dividendos. Pode transformar a Petrobras em uma corporation. E lembrando que uma Petrobras mais lucrativa vai significar mais imposto de renda, mais contribuição para a União”, afirmou. As informações são do portal G1.

Caruaru - Transparência 2026

O entrevistado do podcast ‘Direto de Brasília’ de hoje, meu projeto em parceria com a Folha de Pernambuco, é o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre. Na pauta, a ferrovia Transnordestina, que avança no Ceará e travou em Pernambuco e os investimentos via FNE para 2026, que somam R$ 52 bilhões.

Também os incentivos fiscais de R$ 2,3 bilhões, além dos programas de incentivos às energias alternativas. Na pauta ainda os questionamentos sobre a atual estrutura de poder da Sudene e a grande questão: o esvaziamento da instituição, que já não atrai a atenção dos governadores do Nordeste para reuniões do seu Conselho Deliberativo.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Acabei, há pouco, a gravação do meu podcast ‘Direto de Brasília’ de hoje com o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre. Sai dos estúdios da Usina de filmes, do meu amigo Erik Farias, no Pina, Zona Sul do Recife, impressionado com a sua estrutura. Confira no vídeo!

E se ficou interessado em alugar para gravações, segue o endereço e os contatos:

Usina de Filmes

Endereço: Avenida Herculano Bandeira, N. 513, sala 105 – Pina

Contato: (81) 9.9203-5902

Instagram: @usinameiosdigitais // @usinadefilmes

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A governadora Raquel Lyra (PSD) foi, ontem, à convenção do Podemos. Ela chegou acompanhada do deputado Túlio Gadelha (PSD), tendo, inclusive, entrado no empresarial onde ocorria o encontro, mas, ao ser informada de que o ex-ministro Mendonça Filho (PL) e o ex-prefeito Miguel Coelho (UB) já estavam no local, decidiu não permanecer e deixou o evento ao lado de Túlio.

Após o episódio, Raquel chamou o presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, e o deputado Ricardo Teobaldo para uma conversa em tom de cobrança. O motivo foi a decisão da legenda de liberar seus candidatos para apoiarem qualquer nome na disputa pelo Governo de Pernambuco. Durante a conversa, Gouveia e Teobaldo ainda mencionaram que o projeto político de Mendonça Filho seria disputar uma vaga ao Senado pelo PL.

Palmares - 147 anos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu os primeiros passos para apurar as responsabilidades pelo desabamento do teto de uma sala de aula da Escola de Referência em Ensino Médio Presidente Arthur da Costa e Silva, na Mustardinha, Zona Oeste do Recife. Após o recebimento de uma representação protocolada por mães de estudantes, a 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania – Educação, conduzida pelo promotor Maxwell Lucena Vignoli, determinou a expedição de ofícios à Secretaria Estadual de Educação e ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Os dois órgãos terão até o dia 4 de agosto para prestar esclarecimentos sobre as condições estruturais da escola e as providências adotadas antes e depois do acidente.

A representação foi apresentada em 9 de julho, apenas dois dias após o desabamento que deixou cinco estudantes e um professor feridos. O teto cedeu durante uma aula, por volta das 13h30, provocando ferimentos, traumas psicológicos e a necessidade de atendimento médico na UPA dos Torrões. No documento, as mães afirmam que a tragédia poderia ter tido consequências ainda mais graves e sustentam que apenas uma circunstância excepcional impediu a ocorrência de mortes.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Lideranças petistas de sete estados lançaram, hoje, o Congresso do Povo, movimento nacional que reúne pré-candidaturas à Câmara dos Deputados e busca levar à disputa federal uma renovação do partido que já começou nos municípios e nos estados.

Idealizado pela vereadora Luna Zarattini, de São Paulo, o movimento surge em meio ao debate sobre a renovação geracional do PT e a necessidade de ampliar a presença de lideranças jovens na política nacional. Luna foi chamada pelo presidente Lula para disputar uma vaga federal por São Paulo e integra a coordenação de juventude da campanha à reeleição. Todos os integrantes têm até 35 anos e disputarão pela primeira vez uma vaga de deputado ou deputada federal, embora a maior parte já exerça mandato municipal ou estadual.

Camaragibe - A prefeitura mudou

O vereador de Caruaru e pré-candidato a deputado estadual, Anderson Correia (PP), homenageou, ontem, o Centro Universitário UniFavip Wyden pelos 25 anos de história da instituição. Em cerimônia realizada no campus, o parlamentar entregou uma Moção de Aplausos em celebração ao Jubileu de Prata da faculdade, repassando a honraria ao reitor Kleyvson Miranda. “Parabenizo a UniFavip Wyden pelos seus 25 anos de história, crescimento e contribuição para o desenvolvimento de Caruaru e de toda a nossa região. Para mim, é uma honra prestar esta homenagem à instituição que fez parte da minha formação, faz parte da minha história e também da vida de milhares de pessoas”, afirmou Anderson Correia.

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho segue avançando na ampliação da rede municipal de ensino. Como parte da política de fortalecimento da educação pública conduzida pelo prefeito Lula Cabral, foi iniciada a construção de uma nova escola em Gaibu, garantindo mais vagas para estudantes da região e ampliando a oferta de ensino com estrutura moderna e de qualidade.

A unidade será construída nas proximidades da Escola Municipal Maria Thamar Leite da Fonseca e integra o Novo PAC Seleções, resultado da articulação da gestão municipal com o Governo Federal para ampliar os investimentos em infraestrutura educacional no município.

“Estamos trabalhando para garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação cada vez melhor, em escolas modernas, seguras e bem estruturadas. Esse é mais um investimento que demonstra nosso compromisso com o futuro da cidade e com a formação das novas gerações”, destacou o prefeito Lula Cabral.

Buscando ampliar sua inserção e se fortalecer em Pernambuco, o Republicanos realiza, hoje, às 14h, a sua Convenção Partidária, no Recife. Durante o evento, a legenda comandada pelo deputado federal Silvio Costa Filho, que tentará a reeleição, apresentará oficialmente sua chapa de candidatos a deputado federal e deputado estadual para as eleições deste ano.

O partido espera eleger de três a quatro deputados federais, além de dois a três estaduais. A convenção também marcará a confirmação da indicação do advogado e economista Carlos Costa para o cargo de vice-governador na chapa da Frente Popular, encabeçada pelo pré-candidato a governador, João Campos.

A Polícia Federal concluiu o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em desfavor de Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo e recomendou, ao Ministério da Justiça, a demissão do ex-deputado do cargo de escrivão da corporação. O processo foi encaminhado pela corregedoria-geral da PF ao ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva, a quem cabe a decisão de demitir ou não o servidor da corporação

Eduardo Bolsonaro mudou-se para os Estados Unidos no início de 2025, afirmando que estava buscando refúgio contra supostas perseguições políticas no Brasil. Em decorrência do acúmulo contínuo de ausências não justificadas, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decretou a sua cassação por excesso de faltas em dezembro de 2025. As informações são do portal G1.