Lula está bem após quadro de labirintite

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma nova reavaliação de saúde, há pouco, após cancelar parte da agenda por um episódio de labirintite, ontem. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Lula está bem e segue medicado para controlar a vertigem – os sintomas podem levar de 24 a 48 horas para cessar.

O presidente deve seguir despachando do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Não há previsão de retorno ao Palácio do Planalto (prédio de trabalho) hoje. Ao longo do dia, Lula deve ir “chamando os ministros” para reuniões.

A avaliação médica de hoje foi feita pela médica Ana Helena Germoglio, uma das profissionais que acompanham o presidente desde janeiro de 2023. Ontem, um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês em Brasília informou que os exames de sangue e de imagem tiveram resultados “dentro da normalidade”. No fim da tarde, Lula já tinha voltado ao Palácio da Alvorada, onde passou a noite.

Veja outras postagens

A Prefeitura de Ipubi autorizou a contratação, por inexigibilidade de licitação, de serviços jurídicos especializados para atuar em ação contra a União Federal. O objetivo é viabilizar a restituição do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) decorrente de pagamentos a qualquer título realizados pelo município. A decisão foi publicada no Jornal do Commercio desta quarta-feira (3).

O contrato, firmado com a sociedade de advocacia Moreno Azevedo Sociedade Individual de Advocacia, está estimado em R$ 300 mil, com vigência entre 29 de agosto de 2025 e 29 de agosto de 2026. A contratação foi fundamentada no artigo 74, inciso III, alíneas “c” e “e” da Lei Federal nº 14.133/21, que trata da dispensa de licitação em casos de inviabilidade de competição.

De acordo com o extrato, as despesas serão custeadas com recursos próprios do município. O despacho de autorização foi assinado pelo prefeito João Marcos Siqueira Torres, que determinou a formalização do processo junto ao setor de licitações da Prefeitura.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.193/25, que confere ao município de Angelim, no Agreste pernambucano, o título de Capital Nordestina do Cuscuz. A norma foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira.

A proposta teve origem no PL 650/24, do deputado Fernando Rodolfo (PL). “No Brasil, o município de Angelim, no agreste de Pernambuco, destaca-se, em números relativos (proporção entre produção de cuscuz e número de habitantes), como a maior produtora de cuscuz do Nordeste, o que garante que essa indústria seja a maior geradora de empregos com carteira assinada do município”, destacou o deputado ao apresentar o PL.

Patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco desde 2020, o cuscuz é considerado alimento essencial para milhões de brasileiros, sobretudo em regiões marcadas por desigualdade social.

A programação do 3º Festival do Morango segue crescendo e acaba de ganhar um dos maiores nomes da música brasileira: Alceu Valença. O cantor, compositor e ícone da cultura nordestina se apresentará no sábado, 27 de setembro, trazendo para o público um show repleto de sucessos que marcaram gerações.

Dono de um repertório inconfundível, Alceu deve embalar a plateia com canções como “Anunciação”, “Tropicana”, “La Belle de Jour”, “Coração Bobo” e “Girassol”, músicas que atravessaram o tempo e seguem entre as mais queridas do público.

A presença de Alceu Valença consolida o Festival do Morango como um dos maiores eventos culturais do interior de Pernambuco, unindo música, gastronomia, artesanato e turismo.