Lula Cabral cobra apoio estadual e pede envio da Força Nacional ao Cabo

Diante do avanço da criminalidade no Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Lula Cabral anunciou, nesta terça-feira (7), que irá solicitar formalmente à governadora Raquel Lyra a convocação da Força Nacional de Segurança. A medida, segundo o gestor, é uma resposta à ausência de ações eficazes por parte do Governo do Estado no combate a homicídios, tráfico de drogas e demais atividades criminosas no município. A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Jornal.

Lula Cabral destacou os esforços da gestão municipal, como o fortalecimento da Guarda Municipal e investimentos em inteligência e segurança cidadã. Apesar dos avanços, o prefeito reforçou que a segurança pública é responsabilidade do Estado. “Não temos condições de assumir o que é função do Estado. O Governo de Pernambuco não está cumprindo com seu dever, por isso decidimos solicitar o apoio da Força Nacional”, afirmou. Ele também alertou para o baixo número de policiais militares no município: apenas 320 agentes para atender o Cabo e Ipojuca, que juntos somam cerca de 320 mil habitantes.

Segundo Lula, quando assumiu a prefeitura, a taxa de homicídios na cidade era de 149 por 100 mil habitantes. Com ações locais, o índice foi reduzido para 89, mas a continuidade dessa redução depende de reforço estadual. Para que a Força Nacional seja acionada, o pedido deve ser feito ao Governo de Pernambuco, que encaminha a solicitação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe hoje o artista Antônio Nóbrega, reconhecido pela versatilidade. Multifacetado e excelente em tudo que faz, Nóbrega é ator, dançarino, violinista, cantor e pesquisador das manifestações culturais populares do Brasil.

Em 1971, convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, após ser visto interpretando Bach no violino, Nóbrega iniciou uma trajetória de imersão nas expressões da cultura popular, como caboclinho e cavalo-marinho. Atualmente, ao lado da esposa Rosane Almeida, coordena o Instituto Brincante, em São Paulo.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025

Afiliada da Globo em Caruaru, a TV Asa Branca deu uma importante contribuição para o sucesso da noite de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte” ontem na Câmara de Vereadores da capital do Agreste. Clique e veja!

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo

Na minha ida, ontem, a Câmara de Vereadores de Caruaru, um detalhe me deixou curioso: o gabinete de um vereador que adotou o apelido de um animal na campanha e se deu bem: Thiago Macaco, do Podemos. Não esteve no lançamento do meu livro, mas no seu gabinete o casal de macaquinhos, ao lado do seu nome, soa hilário.

Independente do lado pitoresco e engraçado, o fato que também desperta curiosidade é o bom gosto na montagem do gabinete, que é um luxo: sofás de espera extremamente confortáveis, uma foto em destaque ao lado do prefeito, num sinal de extrema lealdade.

No seu primeiro mandato, Thiago Macaco teve 2.603 votos, sendo o décimo quarto mais votado numa Casa Legislativa composta por 23 vereadores.

Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

Mais uma semana de verdadeira maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte” será encerrada hoje em Vertentes, no Agreste Setentrional, a 185 km do Recife. A noite de autógrafos, a partir das 19 horas, está marcada para Escola Municipal Ivan Márcio Bezerra Cavalcante, com o apoio do prefeito Israel Ferreira (PSD) e do presidente da Câmara, Paulo de Lu (PSD).

Com estes quatro compromissos, sobe para 21 o número de municípios que já receberam “Os Leões do Norte” em alto estilo, um livro de pesquisa, destinado às escolas e às novas gerações. A obra é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022.

Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.