Rui Falcão defende reconstrução estratégica do PT

Em entrevista ao meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, o deputado federal Rui Falcão, candidato à presidência nacional do PT, afirmou que o partido precisa voltar a se estruturar nos territórios e deixar de ser uma legenda visível apenas nos períodos eleitorais. Segundo ele, esse distanciamento da base foi determinante para os insucessos em disputas estaduais. “Esse negócio de ser partido só nos anos pares é que nos levou a esses insucessos”, destacou.

Falcão defendeu que o PT adote uma estratégia permanente de atuação, com foco em formação política, comunicação e organização — pilares que, segundo ele, garantem mobilização e sustentação das lutas sociais. “O PT nunca ganhou eleição na paralisia, na motorra, no tempo bom. Nós sempre crescemos fazendo luta social”, afirmou, ao lembrar que o partido chegou a eleger 682 prefeitos em 2012, número que caiu nos últimos anos.

Durante a entrevista, o parlamentar reforçou que, além de ampliar a bancada de deputados e senadores, o partido precisa liderar uma reforma no sistema político-eleitoral. Entre as propostas que defende, estão a adoção de listas partidárias, a definição clara de programas e a regulação das plataformas digitais. “Precisamos de programas que dialoguem mais com a população e menos com as contingências das alianças contra as quais o PT nunca se votou”, concluiu.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Na manhã desta sexta-feira (1º), o prefeito Evilásio Mateus, o vice-prefeito Bringel Filho e outras autoridades receberam no Aeroporto de Araripina o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Salles, para oficializar o credenciamento do novo serviço de Cardiologia e Hemodinâmica no Hospital e Maternidade Santa Maria. O ato, viabilizado com investimento federal, contou com a presença do senador Fernando Dueire, prefeitos, deputados e representantes da comunidade médica, e foi apresentado como avanço na oferta de assistência especializada na região do Sertão do Araripe.

Com a habilitação, a unidade passará a realizar procedimentos de alta complexidade em cardiologia, incluindo hemodinâmica, o que elimina a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros urbanos e deve acelerar o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. A ampliação do atendimento especializado visa reduzir atrasos em intervenções críticas e ampliar o acesso local a cuidados que antes eram regionalizados fora do sertão.

O prefeito Evilásio Mateus afirmou que “a assinatura desse credenciamento vai mudar a realidade da saúde no nosso município e em toda a região. É uma grande conquista para o nosso povo, resultado de muito diálogo e parceria com o Ministério da Saúde.” Mozart Salles destacou a descentralização dos serviços: “Com esse credenciamento, damos um passo importante para levar atendimento de alta complexidade para perto da população sertaneja. Nossa missão é garantir que brasileiros, em qualquer canto do país, tenham acesso a serviços de saúde com qualidade, dignidade e eficiência”.

Um despacho do juiz eleitoral Rafael Burgarelli Mendonça Telles, publicado na terça-feira (30), anulou todos os votos do Partido Progressistas (PP) nas eleições de 2024 em Ipubi por fraude à cota de gênero, conforme o art. 10, §3º da Lei 9.504/1997. A decisão afeta diretamente a vereadora eleita Doutora Meire, que havia obtido 1.089 votos e garantido assento na Câmara. Com a exclusão dos votos do PP, o quociente eleitoral é recalculado para baixo, e os quocientes partidários mudam, gerando um efeito em cadeia na distribuição das cadeiras proporcionais.

Nesse novo cenário, o PSB alcança um quociente partidário adicional e, por isso, conquista mais uma vaga. Embora Ana Abrantes tenha recebido 690 votos — menos que outras candidatas como Amanda — ela era a segunda mais votada dentro do PSB, e a vaga é atribuída ao partido, não à pessoa com maior votação isolada fora da lógica interna da legenda. Assim, pela recomposição matemática e jurídica da representação, Ana Abrantes passa a ter direito à cadeira que antes cabia a Doutora Meire.

A decisão ainda pode ser contestada nas instâncias superiores: cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e, eventualmente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto o caso segue em tramitação, a composição final da Câmara de Ipubi permanece em suspense, dependendo da confirmação ou reversão da anulação dos votos do PP. Com informações do Blog do Calunguinho.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor, compositor e sanfoneiro Novinho da Paraíba ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!