Lula lidera para 2026 mesmo com Bolsonaro, diz Datafolha

Do Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera os cenários para as eleições presidenciais de 2026 quando testado contra os principais nomes da direita, diz pesquisa Datafolha realizada de 1º a 3 de abril e divulgada neste sábado (5).

Em simulação estimulada com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista teria 36%, contra 30% de seu antecessor – que está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A diferença está acima da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Ciro Gomes (PDT), com 12%, Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), com 5%, vêm na sequência.

Eis os números da primeira simulação apresentada pelo Datafolha:

• Lula (PT): 36%

• Jair Bolsonaro (PL): 30%

• Ciro Gomes (PDT): 12%

• Pablo Marçal (PRTB): 7%

• Eduardo Leite (PSDB): 5%

branco/nulo/nenhum: 9%

não souberam: 2%

A empresa do jornal Folha de S.Paulo ouviu 3.056 pessoas em 172 municípios de 1º a 3 de abril de 2025. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Outros cenários

Sem Bolsonaro, Lula amplia a margem que há entre ele e o segundo colocado. Numa segunda simulação, o petista teria 35% contra 15% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Eis os números:

• Lula (PT): 35%

• Tarcísio de Freitas (Republicanos): 15%

• Ciro Gomes (PDT): 11%

• Pablo Marçal (PRTB): 11%

• Ratinho Junior (PSD): 5%

• Eduardo Leite (PSDB): 3%

• Romeu Zema (Novo): 3%

• Ronaldo Caiado (União Brasil): 2%

branco/nulo/nenhum: 11%

não souberam: 3%

Na terceira simulação, com Eduardo Bolsonaro (PL), o filho do ex-presidente pontua 11%, contra 35% de Lula, na liderança, e 12% de Ciro Gomes (PDT), em segundo lugar numericamente e empatado na margem com o congressista licenciado.

Eis os números:

• Lula (PT): 35%

• Ciro Gomes (PDT): 12%

Eduardo Bolsonaro (PL): 11%

Pablo Marçal (PRTB): 10%

• Ratinho Junior (PSD): 6%

• Romeu Zema (Novo): 4%

• Eduardo Leite (PSDB): 4%

• Ronaldo Caiado (União Brasil): 3%

branco/nulo/nenhum: 12%

não sabem: 3%

Já em um cenário com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o cenário é o seguinte:

Lula (PT): 35%

Michelle Bolsonaro (PL): 15%

Ciro Gomes (PDT): 12%

Pablo Marçal (PRTB): 10%

Ratinho Junior (PSD): 5%

Romeu Zema (Novo): 4%

Eduardo Leite (PSDB): 3%

Ronaldo Caiado (União Brasil): 3%

branco/nulo/nenhum: 10%

não sabem: 2%

Num teste mais restrito, o Datafolha testou Lula, Tarcísio e Marçal. O resultado mostra que os dois nomes da direita, juntos, pontuam 39%, contra 43% do petista. Eis os números:

• Lula (PT): 43%

Tarcísio de Freitas (Republicanos): 24%

• Pablo Marçal (PRTB): 15%

branco/nulo/nenhum: 16%

não sabem: 2%

Veja outras postagens

Por Thamiris de Azevedo – Correio da Manhã

Entre os dias 12 de abril e 5 de junho, o JK Espaço Arte, localizado na região administrativa de Taguatinga, no Distrito Federal, receberá a exposição “Réquiem”, do falecido artista e fotojornalista Orlando Brito (1950-2022). A entrada é gratuita.

A mostra reúne 25 fotografias que retratam o ritual Quarup, realizado por povos indígenas. A cerimônia ancestral homenageia os mortos e é repleta de simbolismos, música, dança e ritos de passagem.

Em entrevista, a curadora do evento e filha do artista, Carol Brito, conta que o interesse do pai pelo ritual é antigo. “Ele sempre achou o Alto Xingu um lugar incrível para fotografias. A cultura, as cores, a vida em si, a plasticidade das cenas do dia a dia daquele povo sempre chamou sua atenção. Chegou a ir em vários Quarups, e o último foi a convite do Cacique Aritana. Viver aquela cultura sempre o deixava hipnotizado”, compartilha.

“A palavra Réquiem significa descanso. Em uma atmosfera de reverência e memória, os nativos daquela região realizam o ritual com grande devoção. As fotografias transmitem bem a essência e intensidade dessas celebrações”, continua.

Orlando Brito é um dos maiores fotógrafos da história. A filha relata que o pai começou a fotografar com 14 anos, e sua trajetória foi marcada pela fotojornalismo político. A primeira imagem que capturou foi do então presidente da República, Castello Branco, em 1964. Foi quando, segundo Carol, ele percebeu sua vocação. Fotografou, enquanto vivo, 13 presidentes brasileiros.

“Não quis mais fazer outra coisa. Ainda bem! Sua forma de analisar as cenas, de interpretar os momentos importantes com os quais se deparava e imortalizá-los em imagens, o tornou único. Virou tão conhecedor de tudo que acontecia na seara do Poder, que quase que podia antever o futuro. Sua atenção a cada detalhe era tamanha e sua capacidade analítica o transformaram não só num mero “tirador de retratos”, como ele dizia”, destaca.

Brito documentou momentos históricos como o fechamento do Congresso Nacional, o movimento Diretas Já, impeachments e grandes manifestações populares. A sua sensibilidade o levou além do universo político.

Durante sua trajetória, ele também construiu um acervo profundo sobre os povos indígenas, tornando-se um dos grandes documentaristas da cultura dos povos originários no Brasil.

Em nota, o JK Espaço Arte destaca que a Mostra marca o início de um novo capítulo pelo espaço em que, a partir deste momento, pretendem investir em uma referência no cenário cultural do DF.

Jaboatão dos Guararapes - UBS Pet Massangana

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) confirmou, ontem, a realização da Caravana Federativa no 8º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento será realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, e é promovido pela própria Amupe. Após o sucesso da edição de 2024, a iniciativa do Governo Federal retorna neste ano com o objetivo de ampliar a cooperação entre União e municípios.

A Caravana Federativa tem como missão oferecer suporte técnico aos gestores municipais, destravar projetos paralisados e fortalecer a articulação institucional com o Governo Federal. A expectativa é reunir ministros de Estado e outras autoridades federais, promovendo um ambiente propício para o diálogo e a construção de soluções conjuntas.

Para o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a presença da Caravana representa um importante avanço para o fortalecimento do municipalismo. “A presença da Caravana Federativa no congresso reforça o compromisso com o municipalismo e com a descentralização das políticas públicas. Será uma oportunidade única para que os gestores alinhem demandas e soluções em prol dos municípios pernambucanos”, destacou.

Além da Caravana, o congresso contará com uma programação diversificada, incluindo painéis temáticos nas áreas de saúde, educação, sustentabilidade e inovação. Também haverá uma área de exposições com tecnologias voltadas à gestão pública municipal. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no site www.amupe.org.

Dulino Sistema de ensino

Do G1/PE

A Polícia Federal prendeu, na manhã de hoje, o ex-secretário executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap), André de Araújo Albuquerque, suspeito de participar de um esquema de corrupção no sistema prisional de Pernambuco, que atuava no presídio de Igarassu, no Grande Recife.

A prisão faz parte da segunda fase da Operação La Catedral, deflagrada no fim de fevereiro e que desvendou um esquema de propinas e troca de regalias dentro da unidade prisional, incluindo festas com churrasco, bebidas alcoólicas, música ao vivo e entrada facilitada de garotas de programa.

Segundo a Polícia Federal também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, no bairro do Prado, na Zona Oeste do Recife. Foram apreendidos arma funcional, aparelhos celulares e um veículo. André Albuquerque era assessor direto do atual secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes. Ele já havia sido superintendente de segurança prisional da secretaria.

Também de acordo com a PF, estão sendo investigadas a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, facilitação de entrada de objetos ilícitos no cárcere, tráfico de drogas e organização criminosa.

Na primeira fase da operação, foram cumpridos nove mandados de prisão e 12, de busca e apreensão, nos municípios de Paulista, Goiana, Carpina, Abreu e Lima, e Itapissuma, em Pernambuco, e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Também foi realizado o sequestro de bens dos investigados.

Entre os itens apreendidos pela Polícia Federal na ocasião estava uma mala cheia de dinheiro, com várias notas de R$ 100, além de armas e pen drives. As investigações apontaram que policiais penais recebiam propinas para facilitar a entrada de itens e de pessoas no presídio.

Entre os presos em fevereiro estava o ex-diretor do presídio de Igarassu, no Grande Recife, Charles Belarmino de Queiroz Silva. Ele foi apontado como um dos principais articuladores do esquema de corrupção, chamado de “resort do crime”.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Otávio Bueno, em entrevista ao Fantástico, “os agentes penais eram, praticamente, sócios dos presos na empreitada criminosa”.

As investigações foram iniciadas depois que a polícia identificou que um detento comandava diversos crimes de dentro da cadeia, com o apoio de servidores do sistema prisional.

A PF também apontou que os detentos do presídio de Igarassu, através do pagamento de propina a policiais, podiam receber visitas em qualquer horário e conseguiam influenciar a transferência de outros presos entre as unidades do sistema prisional de Pernambuco.

Além das regalias, foram constatados outros crimes dentro do presídio, como o uso de drogas e também a produção de pasta base de cocaína dentro do Espaço Cultural da unidade.

Segundo a Polícia Federal, estão sendo investigados os seguintes crimes:

  • tráfico de drogas;
  • lavagem de dinheiro;
  • corrupção;
  • prevaricação (quando um servidor público pratica um delito ou deixa de cumprir suas funções legais);
  • promoção ou facilitação de ingresso de aparelho telefônico em presídio;
  • participação em organização criminosa.
Petrolina - O melhor São João do Brasil

Pesquisa do Opinião aponta que o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (UB), tem ampla aprovação popular na largada da sua gestão. Segundo o levantamento, 86,7% dos entrevistados aprovam a gestão municipal, enquanto apenas 8,5% desaprovam. Os demais 4,8% preferiram não opinar.

Durante os 100 primeiros, 80,7% da população acredita que o município está progredindo, enquanto 11,8% alegam que está estagnada e somente 3,5% dizem que não há avanços. O desempenho do prefeito também foi avaliado de forma detalhada: 36,3% consideram sua administração “ótima”, 43,1% a classificam como “boa” e 13,3% como “regular”. Apenas 1,0% a consideram “ruim” e 2,5%, “péssima”.

Quando provocados a se manifestar se aprovam ou desaprovam, 86,2% se manifestam pela aprovação, enquanto apenas 10,5% desaprovam e 3,3% não sabem ou não responderam. Já 77,4% dos entrevistados acreditam que Chaparral irá fazer uma boa administração, enquanto 15,8% têm dúvidas.

A pesquisa foi realizada no último dia 7, sendo aplicados 400 questionários nos bairros Bela Vista, Cabaceiras, Centro, Chã dos Marinhos, Coqueiro, Diogo, Lagoa Nova, Santo Antônio, São José, São Sebastião e no Distrito Chéus. Com os moradores da zona rural, foram realizados questionários nas seguintes localidades: Furnas, Juca Ferrado, Lagoa da Vaca, Lério de Baixo, Lério de Cima, Mimoso e Tamanduá.

A margem de erro da pesquisa é de 4,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 90%. O resultado reforça a força política de Chaparral no município e indica que sua gestão é bem avaliada tanto nos serviços prestados quanto na condução administrativa.

Ipojuca - IPTU 2025

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), aproveitou a agenda em Brasília, durante a reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, e se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Durante o encontro, ambos trataram de assuntos como infraestrutura, saúde e várias áreas relacionadas ao município. O ministro se colocou à disposição para articular mais investimentos para a Marim dos Caetés, junto ao Governo Federal.

Mirella comentou que a participação do ministro contribui para que o município tenha novas conquistas para a população. “É uma alegria enorme poder estar sendo recebida pelo ministro Silvio Costa Filho para que a gente possa falar sobre Olinda e ter mais um braço forte, junto ao Governo Federal, para nos ajudar com todos os projetos que a gente tem em andamento para fazer a cidade avançar”, comentou a gestora.

“Estou tendo o privilégio de receber a prefeita Mirella, onde estamos conversando sobre a cidade, falando sobre todos os desafios que se tem pela frente. Me coloco à disposição para ver como a gente pode ajudar Olinda, tendo em vista a importância da cidade para a Região Metropolitana”, afirmou o ministro.

Caruaru - São João na Roça

O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), foi eleito vice-presidente de Tecnologia e Inovação Educacional da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) ontem (7), durante cerimônia em Brasília que marcou a abertura da 87ª Reunião Geral da entidade. A FNP reúne gestores de todas as capitais e municípios com mais de 80 mil habitantes. Na mesma ocasião, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assumiu a presidência da organização.

“Iremos seguir trabalhando para o desenvolvimento da educação do nosso país, assim como estamos fazendo em Vitória de Santo Antão. Esta vice‑presidência representa uma grande oportunidade para levar às cidades brasileiras soluções que unam educação de qualidade e avanço tecnológico”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

Camaragibe Cidade do Trabalho

EXCLUSIVO

O Governo do Estado prepara uma consulta pública de cotação de preços para fazer uma nova licitação para o Programa Ganhe o Mundo, visando atender 750 estudantes. A consulta pública vem após a Procuradoria Geral do Estado (PGE), órgão do próprio Poder Executivo, apontar graves irregularidades na licitação anterior e se recusar a homologar o certame.

A nova consulta pública indica que o governo Raquel Lyra (PSD) pode ter que partir para a terceira licitação do Ganhe o Mundo, para tentar cumprir a promessa de enviar os 750 estudantes que ainda esperam ir para Estados Unidos e Canadá. Pais e estudantes estão aflitos e reportaram as preocupações na audiência pública de 1° de abril. A consulta terá o prazo de dez dias e, após obter os preços, o Governo poderá abrir uma nova licitação.

O embarque de 750 estudantes selecionados para fazer intercâmbio nos Estados Unidos e no Canadá pode não ocorrer em 2025, por atrasos da gestão Raquel Lyra. Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro Filho, confirmou que a PGE deu parecer negativo à homologação do processo licitatório referente à iniciativa.

Com o impasse, a escolha da empresa responsável pode extrapolar o semestre letivo, inviabilizando a viagem. O certame em questão já era o segundo realizado pela Secretaria, que viu a licitação anterior terminar deserta porque a única empresa selecionada já havia sofrido penalidades. Gilson Monteiro explicou na Assembleia que foi decisão da Secretaria realizar um novo processo licitatório e disse que, desta vez, o impasse vem ocorrendo na PGE, já que a nova empresa selecionada, embora não tenha penalidades, é integrante de um grupo que já incorreu em infrações em contratos com o Poder Público.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

Para aprovar a PEC da Segurança Pública, o governo Lula conta com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Hoje, Motta se reuniu com os ministros das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e da Justiça, Ricardo Lewandowski, na residência oficial da Câmara dos Deputados para tratar do assunto.

O parlamentar colocou o tema da segurança como uma das prioridades da sua gestão neste primeiro ano de mandato à frente da presidência da Câmara dos Deputados. Motta diz que o Congresso precisa enfrentar o tema da segurança pública, porque o crime organizado está avançando em várias esferas públicas, ameaçando a estabilidade econômica, política e social do Brasil. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Segundo ele, a Câmara deve isso aos brasileiros, que colocam a segurança como uma de suas principais preocupações. Motta disse, ainda, que os deputados não podem ter preconceito com a proposta só porque ela foi elaborada pelo governo. E que não dá para “gostar ou não gostar” de algo que nem sequer chegou ao Legislativo.

O ministro Ricardo Lewandowski tem destacado que o texto apresentado a Hugo Motta já contempla algumas reivindicações de governadores e prefeitos. E que o governo está aberto a negociações para melhorar o texto, garantindo que não há nenhum dispositivo que abra a possibilidade de uma intervenção do governo federal sobre as polícias estaduais.

Aliados do presidente Lula têm reforçado a necessidade de o governo não só buscar a aprovação da PEC da Segurança, como também criar um plano estratégico para o combate ao crime organizado. O objetivo é asfixiar financeiramente as organizações criminosas no país.

Toritama - Prefeitura que faz

Uma possível retirada do direito à paridade dos servidores da Polícia Civil de Pernambuco será tema de uma audiência pública, marcada para amanhã, às 11h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O encontro foi solicitado pela ADEPPE (Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco), pelo SINPOL-PE (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) e por outras entidades classistas, por meio da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe.

A mobilização ganhou força após a circulação de um documento em redes sociais e grupos de WhatsApp da categoria, que indicaria uma possível alteração na política de paridade – direito que garante aos servidores aposentados os mesmos reajustes salariais concedidos aos ativos. A repercussão gerou apreensão em toda a base da Polícia Civil, que vê na iniciativa uma ameaça direta a conquistas históricas da carreira.

O objetivo da audiência é buscar esclarecimentos oficiais junto à FUNAPE (Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco), à Secretaria de Administração (SAD) e a demais representantes do Governo do Estado sobre o futuro da paridade.

Para o presidente da ADEPPE, Diogo Victor, o momento exige firmeza, união e vigilância constante por parte da categoria. “Não podemos aceitar retrocessos. A paridade é uma garantia constitucional e um pilar da valorização da carreira. Qualquer tentativa de fragilizá-la deve ser enfrentada com toda a força institucional e política que construímos ao longo dos anos”, afirmou.

Na última semana, Diogo e o presidente do SINPOL-PE, Áureo Cisneiros, reuniram-se com o deputado Joel da Harpa, presidente da Comissão de Segurança Pública da Alepe, para articular ações urgentes. Outras entidades como UNEPPE, APEMEPE, APOC e SINPOCRIM também estiveram presentes, consolidando um bloco de defesa dos direitos dos servidores da Polícia Civil.

“Nós, delegados e policiais civis, estamos diante de um teste de resistência institucional. A retirada da paridade não é apenas uma questão financeira: é simbólica. É o Estado dizendo que a dedicação de uma vida inteira à segurança pública pode ser descartada com uma canetada. E isso nós não vamos aceitar”, acrescentou Diogo.

Ontem, a ADEPPE promoveu reuniões com seccionais da DIM e gestores da DIRESP, além de encontros virtuais com representantes da DINTER 2, para mobilizar lideranças e alinhar estratégias de mobilização em todo o estado. A audiência pública é vista como ponto importante da resistência. Os organizadores convocam toda a base da Polícia Civil a comparecer, com concentração marcada para as 9h na sede da ADEPPE. “Não é hora de silêncio. É hora de mostrar força. Esperamos que a Alepe escute não só os números e os argumentos técnicos, mas principalmente a voz de quem sustenta a segurança do povo pernambucano todos os dias”, finalizou Diogo.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O 5º Festival Cine Caatinga – Experiências Audiovisuais no Sertão anunciou os filmes vencedores desta edição e já disponibilizou todas as obras premiadas em seu streaming gratuito: www.cinecaatinga.com.br. Além dos títulos que conquistaram o Troféu Cabrito Dourado, o público pode assistir também aos filmes da Seleção Oficial, que receberam o Cabrito Prateado – símbolo do reconhecimento à força criativa do Semiárido.

Todos os filmes premiados já estão online, ao lado de centenas de outras produções realizadas no Semiárido brasileiro ou por cineastas da região, reafirmando o Cine Caatinga como o maior acervo de audiovisual do território. “O Cine Caatinga cumpre seu papel ao democratizar o acesso ao cinema produzido no nosso território. É uma janela para que o Brasil conheça nossas histórias e uma forma de fortalecer o audiovisual como identidade e potência no Semiárido”, destaca Wyvys Reis, coordenador do festival.

O Cine Caatinga é um hub audiovisual abrangente, que engloba festival, streaming gratuito, formações, laboratório e incubadora de projetos, além de exibições itinerantes. Ele oferece também um espaço vital para networking, estabelecendo-se como um epicentro de inovação e criatividade no Semiárido brasileiro, composto por 1477 municípios (IBGE).

A Justiça Eleitoral de Pernambuco desmascarou uma fraude à legislação eleitoral e determinou a cassação do diploma do vereador Eusébio de Jericó (MDB), eleito nas eleições municipais de 2024, em Triunfo. A decisão, proferida pela juíza Ana Carolina Santana, também tornou inelegível por oito anos o presidente do MDB local, Genildo da Água (Genildo Francisco dos Santos), que foi candidato a vice-prefeito na chapa com Dr. Eduardo Melo, e a candidata fictícia Maria do Carmo do Nascimento Santos, que obteve apenas um voto – o próprio.

A sentença é resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela Federação PSDB/Cidadania, que denunciou a prática de fraude à cota de gênero prevista na Lei 9.504/97, que exige o mínimo de 30% de candidaturas femininas em chapas proporcionais. Segundo a denúncia, o MDB inscreveu candidatas apenas para cumprir a exigência legal, sem a real intenção de disputar o pleito.

Com a decisão, todos os votos do MDB no pleito proporcional foram anulados, o que poderá alterar a composição da Câmara Municipal de Triunfo. O Cartório Eleitoral será responsável por recalcular o quociente eleitoral e redistribuir as vagas entre os demais partidos. O Ministério Público Eleitoral também foi comunicado e deverá avaliar a possibilidade de abertura de ações penais contra os envolvidos.

Folha de São Paulo

Considerando tudo o que foi revelado até aqui da trama golpista para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder, o ex-presidente deveria ir para a cadeia. Essa é a opinião de 52% dos brasileiros, segundo aferiu o Datafolha. Outros 42% dizem que ele não deve ser preso, e 7% não souberam responder.

Ao mesmo tempo, um índice idêntico de 52% dos entrevistados acredita que Bolsonaro não vai acabar preso, ante 41% que preveem tal desfecho para o caso. Também 7% não avaliaram.

O Datafolha entrevistou 3.054 pessoas com mais de 16 anos em 172 cidades de 1º a 3 de abril. A margem de erro máxima é de dois pontos, para mais ou menos, para o total da amostra.

Bolsonaro foi tornado réu na semana retrasada pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), que deverá julgá-lo ao longo deste ano. Segundo a investigação da Polícia Federal e a denúncia da Procuradoria-Geral da República, ele encabeçou uma tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, entre outros crimes.

O ex-presidente diz que é inocente, embora tenha alterado sua versão inicial de que nada tinha a ver com os fatos para uma leitura de que apenas analisou cenários constitucionais para questionamento do processo eleitoral, sem levá-los em frente.

Agora, promove uma campanha de manifestações que dizem ser a favor da anistia para os condenados pelo Supremo pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, que a denúncia da PGR diz ter sido um evento ligado ao fracasso da trama do fim de 2022 – o golpe, na versão dos investigadores, murchou por falta de apoio da cúpula militar.

A visão sobre a necessidade de prender Bolsonaro se divide, nos diversos estratos socioeconômicos da pesquisa, de forma semelhante às faixas de apoio e rejeição ao ex-presidente no eleitorado.

Assim, na sua base no Norte/Centro-Oeste, há um empate técnico: 47% acham que ele deveria ser preso, ante 45% que dizem o contrário. Já no Sul, o empate já vem como sinal trocado, com 49% dizendo que Bolsonaro tem de ficar livre e 46% que o querem preso.

Assim como na hora de votar, a religião está ligada ao perfil da resposta. Se entre os majoritários católicos 55% são a favor da prisão e 39%, contra, a avaliação se inverte entre os evangélicos associados ao bolsonarismo, com 54% contrários ante 38% favoráveis.

Com Bolsonaro inelegível até 2030, algo já definido pela Justiça Eleitoral, o nome do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) é um dos mais fortes para substituí-lo na disputa pela Presidência.

Nessa pesquisa, o Datafolha testou cenários com ele nas urnas, e o cruzamento com a questão sobre a prisão do seu padrinho dá uma dica sobre o apoio que Tarcísio vem dando ao ex-presidente – esteve com ele nos atos em favor da anistia, o mais recente no domingo (6).

Para 79% dos que dizem votar em Tarcísio para presidente, Bolsonaro não deve ir para a cadeia. Entre eles, a fé em que isso não irá acontecer é maior que a média, 62%. O governador tem buscado equilibrar-se como um moderado, evitando ataques às instituições, mas não quer ser visto como um traidor do ex-chefe, a quem serviu como ministro.

De forma geral, em relação ao que deveria acontecer, há homogeneidade de opinião. Uma exceção é o Nordeste, tradicionalmente um reduto do petismo, onde 59% disseram que ele deveria ir para a cadeia. O apoio ao “não deveria” também é menor entre mulheres (36%) e quem completou só o ensino fundamental (35%).

Já a avaliação do que vai acontecer mostra os mais instruídos, com ensino superior, acreditando mais na prisão: 50% disseram isso, assim como 47% daqueles que ganham mais de 10 salários mínimos.

Na via inversa, os jovens de 16 a 24 anos são mais céticos quanto à possibilidade de ver Bolsonaro na cadeia: 57% dizem acreditar que ele ficará livre. Índice parecido, de 56%, é registrado entre quem tem escolaridade média e entre os que ganham de 2 a 5 mínimos.