Banco do Nordeste elege primeira mulher para presidir Conselho de Administração

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) elegeu, ontem (3), a professora e pesquisadora Sávia Gavazza dos Santos como nova presidente do colegiado. Com a decisão, ela se torna a primeira mulher a ocupar o cargo, sucedendo Marcello Froldi Negro. Atualmente, Sávia atua como assessora do Plano de Transformação Ecológica na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda e possui uma trajetória acadêmica de destaque, com pós-doutorado pela Universidade de Cornell (EUA) e doutorado pela USP.

Em nota, Sávia celebrou o simbolismo de sua eleição: “Este é um marco histórico que reflete o compromisso da instituição com a diversidade e a inclusão”, declarou. Ela destacou a importância do Banco do Nordeste para o desenvolvimento regional e reafirmou o compromisso com a promoção da prosperidade sustentável. Professora titular da UFPE e associada da Universidade de Toronto, Sávia também já atuou em funções de gestão e pesquisa em instituições de ensino e fomento científico.

Com a nova presidência, o Conselho de Administração do BNB passa a contar com a seguinte composição: Sávia Gavazza dos Santos, Adauto Modesto Júnior, Lindemberg de Lima Bezerra, Luiz Alberto da Silva Júnior, Olavo Rebelo de Carvalho Filho, Paulo Henrique Saraiva Câmara e Romildo Carneiro Rolim.

Veja outras postagens

Ipojuca - No grau

O entardecer na belíssima e histórica Juazeiro, na Bahia, cidade-irmã de Petrolina, neste sábado de fim de semana entre terras pernambucanas e baianas. A vida de quem viaja muito é cansativa, mas proporciona momentos inesquecíveis.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

Da Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, na manhã deste sábado (4), que aumentou para 12 o número de suspeitas de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol no estado.

Três casos estão sendo investigados em Lajedo, no Agreste, sendo dois óbitos e um paciente com sequelas oculares. Em João Alfredo, também no Agreste, um paciente do sexo masculino, de 30 anos, faleceu no dia 30 de setembro.

Outras suspeitas foram registradas nas cidades de Cedro, Recife, Ipojuca, Lagoa do Ouro, Caruaru e Garanhuns. Em Olinda, a SES-PE confirma apenas um caso em investigação. No entanto, a Secretaria de Saúde do município informou, na manhã deste sábado, mais uma possível paciente intoxicada.

O órgão estadual já descartou um caso. O paciente é um homem, de 30 anos e nome não divulgado, morador de Gravatá. Os laudos dos exames realizados não forneceram alterações compatíveis com “intoxicação exógena”, nome técnico para a ingestão de substâncias por meio de alimentos, bebidas, absorção pela pele ou inalação.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

O prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP), anunciou, neste sábado (4), seu apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), em um gesto que reforça a articulação política de Campos para consolidar uma frente ampla no interior do estado. O movimento é visto como mais um passo para fortalecer o projeto político do gestor recifense em direção a disputas estaduais futuras.

Ligado ao Progressistas (PP), Marinaldo tem influência na Mata Norte e no entorno de Timbaúba, onde construiu base eleitoral sólida após mandatos como deputado federal e prefeito. Sua adesão é estratégica para ampliar a presença de João Campos fora da capital, agregando aliados em uma região que tem papel importante no cenário político de Pernambuco.

“João Campos tem mostrado capacidade de diálogo e gestão eficiente, além de olhar para o desenvolvimento de todo o estado, não apenas da capital. Tenho um grande respeito pela família Campos e uma relação pessoal que construí com Eduardo, que sempre foi uma inspiração de liderança para mim. Acredito no projeto que João representa e entendo que ele é um nome preparado para liderar Pernambuco com responsabilidade e visão de futuro”, declarou Marinaldo Rosendo.

Presidente municipal do PSD em Trindade, no Sertão do Araripe, Zé Capacete se reuniu no Recife com o prefeito e presidente nacional do PSB, João Campos, para reafirmar o seu apoio à construção de uma aliança em prol de um estado mais justo e desenvolvido. Na ocasião, também estiveram presentes Romerinho Jatobá e Samuel Salazar, vereadores recifenses.

Em pauta, houve espaço para falar sobre projetos e ações da capital pernambucana que podem servir como referência para o povo de Trindade e de todo o Sertão, considerando o papel de articulação que Zé Capacete cumpre na região.

A relação entre João Campos e Zé Capacete vem se consolidando, o que inclui gestos de ambos os lados. Nas eleições de 2024, João anunciou o seu apoio à candidatura a prefeito de Zé Capacete e os dois voltaram a se encontrar recentemente na Missa do Vaqueiro, em Serrita.

A governadora Raquel Lyra (PSD) esteve ontem (3) em Vertentes, onde assinou, ao lado do ex-prefeito e agora pré-candidato a deputado estadual Romero Leal, a ordem de serviço para a restauração da PE-130, no trecho que conecta a PE-090 (Vertentes) à BR-104, em Taquaritinga do Norte.

A obra, inserida no programa PE na Estrada, prevê a requalificação de 19,5 km de rodovia, com investimento de R$ 20,6 milhões. Segundo o governo, a iniciativa é estratégica tanto para garantir mais segurança aos motoristas quanto para fortalecer a economia do Agreste, marcada pelo intenso fluxo de mercadorias e pelo potencial comercial da região.

Após o ato oficial, Raquel Lyra e Romero Leal participaram de um almoço com lideranças locais, onde a governadora aproveitou para reafirmar apoio à pré-candidatura do aliado à Assembleia Legislativa de Pernambuco. O gesto consolida a entrada de Romero na disputa eleitoral com respaldo direto do Palácio do Campo das Princesas.