Sebrae - Esquenta semana do MEI

Sudene lança Núcleo da Nova Indústria Brasil no Ceará para impulsionar transformação digital da indústria

Em um cenário em que inovação e produtividade definem a competitividade industrial, o Ceará passa a integrar de forma estratégica o Programa NE 4.0 – Núcleos da Nova Indústria Brasil (N-NIB). A iniciativa foi lançada hoje, pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Federação das Indústrias do estado (FIEC) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

A chegada do núcleo ao estado representa mais um avanço na estratégia de regionalização da Nova Indústria Brasil, política do Governo do Brasil voltada à modernização das cadeias produtivas e ao fortalecimento da indústria nacional. Com isso, o Ceará se consolida como um dos polos nordestinos na agenda de transformação digital e inovação industrial.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

Com uma antecipação estratégica de sete meses em relação ao cronograma original, a Dix Aeroportos, empresa do Grupo Agemar, entrega, amanhã, a primeira etapa do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Fernando de Noronha. O empreendimento, que recebeu um investimento total de R$ 63 milhões, marca um novo patamar de infraestrutura e sustentabilidade para um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo.

O novo terminal será inaugurado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e pelo ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Monteiro, em solenidade realizada às 17h, no salão de desembarque do aeroporto. Nesta fase inicial, já estão operacionais as novas áreas de embarque e desembarque, o saguão principal e os pontos comerciais que serão disponibilizados aos lojistas.

Petrolina - Destino

Entre os dias 20 e 24 de maio, o Shopping RioMar, na área central do Recife, realizará a 9ª edição do ‘Circuito do Café RioMar’. O evento promete experiências gastronômicas únicas, a exploração de novos sabores e a descoberta de combinações irresistíveis nos combos especiais criados pelas mais de 20 operações participantes.

Durante o evento, acontecerá um workshop exclusivo com o barista e apresentador do podcast ‘Café e Conversa’, Romoaldo de Souza, uma oportunidade para quem quer se aprofundar no universo do café. O Workshop acontece de forma gratuita, no dia 20 de maio, às 19h, na Praça de Alimentação, localizada no Piso L3 do RioMar Recife.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O senador Eduardo Girão, pré-candidato ao Governo do Ceará pelo Novo, é o convidado de hoje do podcast ‘Direto de Brasília’, parceria deste blog com a Folha de Pernambuco e transmissão para 165 emissoras no Nordeste. Há pouco, Girão pediu a suspeição do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques, pela sua amizade com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), objeto de uma operação da Polícia Federal na semana passada por envolvimento no escândalo do banco Master.

Recentemente, Girão participou do movimento que culminou com o protocolo de um mandado de segurança no STF, com pedido de liminar, contra a omissão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no andamento do requerimento de criação da CPI do Banco Master.

Caruaru - São João na Roça

O pai de Daniel Vorcaro, Henrique Vorcaro, usava um número telefônico registrado na Colômbia para se comunicar com outros integrantes da suposta organização criminosa de que faz parte, aponta a decisão judicial que embasa a prisão de Henrique hoje. As informações são do portal G1.

A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, responsável no Judiciário pela Operação Compliance Zero, que investiga crimes cometidos por Daniel Vorcaro e o Banco Master. Nesta quinta-feira, acontece a 6ª fase da operação.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Osório Borba Neto

Há algo de profundamente simbólico no fato de o teto do Hospital da Restauração ter desabado mais uma vez. Não se trata apenas de concreto, infiltração ou ferragens expostas. O que caiu ali, diante de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, foi a encenação publicitária de um governo que insiste em vender eficiência enquanto o maior hospital público de urgência e emergência do Nordeste se deteriora diante dos olhos de Pernambuco.

E como se o desabamento não bastasse, um cano estourado transformou o térreo da unidade num cenário que misturava enchente improvisada, abandono administrativo e filme de desastre de baixo orçamento. Pacientes desviando da água, servidores tentando salvar equipamentos e corredores alagados em um hospital que deveria salvar vidas, não testá-las,  em modalidades radicais de sobrevivência.

Palmares - Sala lúdica
Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Aos participantes do jantar de adesão do blog: serão sorteadas 100 canecas comemorativas aos 20 anos de fundação do blog. Optamos pelo azul. Ficou lindíssima! Quem ganhar entre os 300 que já estão com suas pulseiras de acesso poderá tomar um delicioso café pela manhã lendo as notícias mais quentes do blog.

O evento está marcado para a próxima segunda-feira, 18, a partir das 19 horas, no restaurante Sal e Brasa da Rui Barbosa. Muitos artistas vão passar por lá para homenagear o blog dando uma “canjinha” especial.

O pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo cumpriu agenda no Recife, ontem, onde esteve reunido com o prefeito Victor Marques para discutir pautas ligadas ao desenvolvimento da capital, fortalecimento de parcerias e integração entre o Recife, o Sertão e outras regiões de Pernambuco.

Durante o encontro, Breno destacou a importância do diálogo entre lideranças políticas comprometidas com o crescimento do estado e a construção de iniciativas que aproximem ainda mais os municípios pernambucanos. A conversa também abordou investimentos estratégicos, desenvolvimento econômico e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Fechando a agenda desta quarta-feira no Recife, tive a alegria de visitar o prefeito Victor Marques. Foi um encontro importante para fortalecer o diálogo, trocar ideias e seguir construindo caminhos que aproximem cada vez mais o Recife, o Sertão e todo Pernambuco. A política se faz assim: com presença, parceria e disposição para trabalhar pelo povo”, afirmou Breno Araújo.

Os 20 anos do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte serão comemorados com eventos e ações realizados conjuntamente entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE).

As atividades foram acertadas durante reunião do superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra, com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (MDB), nesta quarta (13).

Estão previstas uma audiência pública alusiva às duas décadas do estatuto, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico na da Casa, e a realização de seminários viabilizados pelo convênio que o Legislativo mantém com o Sebrae.

“Por meio Escola do Legislativo (Elepe), vamos oferecer cursos para servidores públicos e pequenos empreendedores”, disse Porto, acrescentando que também serão disponibilizadas capacitações para vereadores possibilitando discussão e conhecimento sobre as demandas dos micro e pequenos empresários.

“Vamos promover a audiência pública aqui na Assembleia e também nos comprometemos a entrar em contato com os vereadores para fazer reuniões regionais para atualizá-los sobre o tema”, disse o presidente da Alepe após a reunião.

O Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte  foi sancionado em 14 de dezembro de 2006. A legislação criou o Simples Nacional, regime tributário que unifica o recolhimento de impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia mensal. Instituiu também processos facilitadores para a abertura e baixa de pequenas empresas e a integração entre estados e municípios nos cadastros de pequenos empreendimentos.

A Polícia Federal (PF) prendeu Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, na manhã de hoje, em Belo Horizonte, durante nova fase da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras ligadas ao Master.

De acordo com o blog da Camila Bomfim, além do pai de Vorcaro, a operação desta quinta mira pessoas ligadas as ações de Luiz Phillipi Mourão, sicário de Vorcaro.

Nesta 6ª fase da operação, o objetivo é aprofundar as investigações sobre suspeitos de integrar uma organização criminosa acusada de praticar intimidação, coerção, obtenção de informações sigilosas e invasão de dispositivos informáticos.

Segundo informações obtidas pela TV Globo, uma delegada da Polícia Federal foi afastada do cargo, e um agente da corporação foi preso. A PF não divulgou oficialmente o nome dos alvos da operação.

Ungida por Flávio Bolsonaro, Raquel teme desgaste após vazamento de áudio

O vazamento do áudio em que o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL ao Planalto, aparece tratando de arrecadação financeira com o banqueiro Daniel Vorcaro para o filme do seu pai, Jair Bolsonaro, lançou uma nova sombra sobre a governadora Raquel Lyra (PSD).

Mais do que o conteúdo constrangedor do diálogo, o episódio ganhou contornos ainda mais delicados em Pernambuco porque, entre as anotações atribuídas ao núcleo político bolsonarista, o nome da governadora aparece acompanhado de uma observação simbólica e politicamente explosiva: “Tamo junto”.

A expressão, aparentemente simples, carrega um peso devastador no ambiente político atual. Ela sugere alinhamento, afinidade e compromisso político num momento em que o entorno de Bolsonaro volta ao centro de controvérsias envolvendo financiamento, articulações paralelas e bastidores pouco republicanos.

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato a governador, João Campos (PSB), declarou que “Pernambuco pode voltar a ser o grande estado do Nordeste” e que sente que “as coisas no estado ficaram na prateleira”. As afirmações foram feitas em entrevista à Rádio Hits, nesta quarta-feira (13).

O pré-candidato afirmou que está pronto para fazer mais para o estado e que tem certeza de que está pronto para “ser um grande Governador de Pernambuco”. Ele ainda reafirmou que fará o que seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, fez e que irá além e fará aquilo que Eduardo não conseguiu fazer. As informações são do Diario de Pernambuco.

“Para fazer coisa nova, diferente, moderna, coisa que ninguém fez e que nenhum estado do Brasil vai conseguir fazer, a gente vai fazer aqui. Então, eu estou aqui porque eu acho que eu posso fazer mais”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (13), a Medida Provisória (MP) que vai subsidiar a gasolina produzida no Brasil ou importada de outros países em até R$ 0,89 por litro. A medida tem como objetivo conter os efeitos da guerra no Irã sobre o setor de combustíveis no país. O diesel também será beneficiado.

A MP já foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), passando a valer imediatamente. A subvenção econômica terá vigência por dois meses, podendo ser prorrogada pelo Executivo federal. As informações são do Metrópoles.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que, desde o início do conflito no Oriente Médio, o Executivo tem agido “para proteger os brasileiros dos impactos da alta internacional dos combustíveis”.

Por Juliano Muta – Blog da Folha

A tendência de que o presidente Lula tenha dois palanques em Pernambuco nas próximas eleições, no que depender dos gestos da governadora Raquel Lyra (PSD), vai se confirmar. Em visita à Folha de Pernambuco, nesta quarta (13), ela teceu elogios ao bom relacionamento com o governo federal.

“Pela sua generosidade, pela sua largueza, porque quando muitos pensaram, disseram que ele ia optar por um partido político ou outro, ele decidiu por Pernambuco. E para que a gente pudesse fazer parcerias no nosso estado. E essas parcerias renderam frutos”, destacou Raquel, citando a entrega da obra completa do canal do Fragoso, prevista para dezembro deste ano.

“O Estado de Pernambuco botou nessa obra agora R$ 400 milhões de reais nesses últimos 3 anos. Mas a obra estava travada no Governo Federal, travada no Tribunal de Contas, construímos mediação e as condições para que ela pudesse ser construída”, comemorou.

Pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que agora admite ter pedido e recebido dinheiro de Daniel Vorcaro para a realização de um filme sobre seu pai, negou há dois meses ter qualquer contato com o ex-dono do Banco Master, quando a Folha revelou que seu número de telefone estava na agenda do ex-banqueiro.

A coluna Mônica Bergamo mostrou em 16 de março que documentos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) revelaram que os contatos de Flávio, do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), do ex-presidente Michel Temer e de artistas como o apresentador Luciano Huck constavam da agenda de Vorcaro. As informações são da Folha de S. Paulo.

Na ocasião, Flávio afirmou que nunca teve contato com o dono do Banco Master. “O número do meu telefone não é propriamente um segredo”, afirma ele, sugerindo que qualquer outra pessoa pode ter passado seu contato a Vorcaro, de acordo com a reportagem.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador e pré-candidato a presidente da República, confirmou nesta quarta-feira (13) ter pedido dinheiro ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para financiar o filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas negou irregularidades. Ele afirmou ainda não ter “relações espúrias” com Vorcaro.

Mais cedo, o senador havia divulgado nota no mesmo sentido, em que também defendeu a realização de uma CPI do Banco Master. As informações são do g1.

Vorcaro está preso em Brasília, acusado de chefiar um esquema bilionário de fraudes financeiras, envolvendo operações irregulares e negócios com o BRB (Banco de Brasília), que podem chegar a R$ 12 bilhões, segundo a PF.