05/03


2021

Ao aniversariante Magno Martins Filho

Filhos são nossos âncoras da vida. E quando perpetuam o nome do pai, o amor, embora não seja diferente dos outros filhotes, deixa o pai pavão,  orgulhoso por se sentir homenageado. É o caso do meu terceiro dos quatro herdeiros homens – não tenho filhas – Magno Martins Filho. Minha joia da coroa mais nobre deste mundo apaga hoje 13 velinhas. Como a vida voa! Ainda está bem fresquinha na memória a cena da foto com ele nos meus braços pela primeira vez no hospital em que deu o grito da vida e da liberdade do ventre da mãe Aline Mariano ao mundo.

Leio e releio Rubem Alves, meu cronista do coração, para adoçar a vida e deixá-la mais romântica. E nunca esqueci o que disse sobre o símbolo do apagar das velinhas. Segundo ele, a celebração de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe. Fósforo que foi riscado. Nunca mais acenderá. Daí a profunda sabedoria do ritual de soprar as velas em festa de aniversário. Vela acesa é símbolo de vida.

Com o acender da vela há uma explosão de alegria. A cada aniversário celebrado a vela sai do seu lugar, cada vez menor, para ser de novo acesa, repetindo a eterna lição de que, se é verdade de que a vida se apaga facilmente com o sopro de um vento, é verdade também que ela se acende de novo ao ser tocada pela chama.

Aniversário é dia iluminado no calendário da vida. Brilha o sol no amanhecer, cantam os pássaros em sinfonia numa soberba forma de recepção fazendo o coração pulsar de felicidade. Aprendi no caminhar da vida que aniversário de filhos é data para declarações de amor e paixão. Como amamos eles! Magno Filho está no rodapé da minha vida, nas páginas centrais da minha história e da história da sua mãe. 

Maior amor de todos, filhos são os tesouros de Deus dados de graça, não têm preço. Por eles, levantamos todos os dias, na certeza de ter uma missão na vida. Por mais cansativo que tenha sido o meu dia, chegar em casa e ver o sorriso do meu filho faz qualquer cansaço desaparecer. Magno Filho vai compreender com o tempo que há de vir pela frente que ter filhos é laçar companheiros para a vida toda. Formar um time imbatível, de partilhas, risadas e muita união.

Eu sabia que ter filhos seria difícil, mas não sabia que seria, ao mesmo tempo, tão recompensador. Bem disse Madre Teresa de Calcutá: filhos são como as águias, ensinarás a voar, mas não voarão o teu voo. Ensinarás a sonhar, mas não sonharão os teus sonhos. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Mas, em cada voo, em cada sonho e em cada vida, permanecerá para sempre a marca dos ensinamentos recebidos.

Neste teu apagar das 13 velinhas, Magno Filho, quero que tenhas essa compreensão. Ser teu pai, Magno, foi o maior êxito da minha vida, dádiva de Deus, missão divina. Filho, este 5 de março é o dia em que te tive! Que honra poder comemorá-lo! Parabéns, filho! Que a sua vida seja tão boa quanto você faz a minha ser.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

Parabéns!!!!


Cabo 2021

05/03


2021

Coluna da sexta-feira

Prefiro ouvir Beethoven

Não dá para deixar de reconhecer que a pandemia chegou, depois de um ano de instalada no País, a um estágio dos mais graves e preocupantes, com UTIS saturadas, filas enormes para atendimento nas emergências, enfim, um quadro que, infelizmente, parece ser mais angustiante que se possa imaginar. Mais dramático se apresenta nos telejornais.

Ouço, no dia a dia, depoimentos de pessoas que não conseguem dormir depois de assistir ao Jornal Nacional, da TV-Globo. A linha adotada pela emissora beira ao terrorismo. Há muito, aliás desde março do ano passado, que não vejo TV. Embora jornalista, por ofício obrigado a me inteirar de tudo, prefiro buscar informações pela internet.

TV, do nível em que se encontra hoje a Globo, não me faz a menor falta. Não digo que a Globo é lixo para não me acusarem de bolsonarista, mas a sua linha editorial na pandemia me assusta, por isso mesmo prefiro manter distância. E quanto mais os tempos se agudizam mais assombração invadindo os lares de todos os brasileiros, sem distinção. “Quanto vejo o JN fico com a sensação que vou morrer”, confessou um colega de profissão.

Como não sou obrigado a pegar o controle na sintonização da poderosa, recorro aos melhores sites e portais do País, leio opiniões abalizadas, principalmente de médicos e cientistas, para me inteirar de tudo que na TV chega em versão apocalítica, anunciando o fim do mundo, que ninguém vai escapar da morte anunciada. Depois relaxo, leio bons livros, ouço música.

As pessoas me dizem que assistem ao JN ingerindo tranquilizantes e quando o telejornal acaba ficam extremamente tensas, veem a morte à frente, demônios e alucinações. Como não sou masoquista, prefiro um clássico de Beethoven. Cai como um bálsamo, suaviza a alma, o resumo da sua obra é a liberdade, um gênio, querubim que se ergue diante de Deus com as suas sinfonias.

Mais fiscalização – Diante da piora dos números da pandemia de Covid-19, o Governo de Pernambuco anunciou, ontem, que vai reforçar a fiscalização para coibir o descumprimento de restrições para evitar o contágio. Serão 3,4 mil plantões a mais de policiais em todo o Estado. Em pronunciamento transmitido pela internet, o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire, afirmou que, além do reforço no número de policiais nas ruas, foi combinado com os municípios do litoral uma fiscalização mais efetiva nas praias e parques.

Debaixo da cama – O presidente Bolsonaro se irritou ao ser questionado por um apoiador sobre a vacinação contra o coronavírus, ontem, em Uberlândia (MG). Bolsonaro criticou a imprensa e declarou que “não tem [vacina] pra vender no mundo”. Em conversa com apoiadores, ele também voltou a criticar as medidas de isolamento social que buscam conter o avanço da pandemia. “Eu tenho dito há muito tempo que os problemas temos que enfrentar, não adianta ir para debaixo da cama”, disse.

PEC emergencial – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, ontem, que pretende colocar a PEC emergencial em votação na Câmara na próxima semana. O texto foi aprovado no Senado, e, agora, deve ser analisado pelos deputados. “Não é justo que a PEC saia hoje do Senado e a Câmara tenha que votar hoje ou amanhã sem discutir. O Senado levou um tempo maior”, disse Lira. Segundo ele, a ideia é mostrar a proposta aos deputados para poder fazer a discussão em plenário na próxima terça-feira. E, se possível, votar a admissibilidade do projeto.

Carta de cobrança – Um grupo de 14 governadores enviou carta ao presidente Jair Bolsonaro cobrando a "imediata adoção de providências necessárias" para viabilizar a compra de vacinas contra a covid-19. Os governadores dizem que os Estados estão envidando todos os esforços para enfrentar o aumento de casos e mortes relacionadas ao novo coronavírus e que estão "no limite de suas forças e possibilidades". Cobram do governo que aja com celeridade, afirmam que não há espaço para "procrastinar" ações e procedimentos e alertam que "o futuro não nos julgará com benevolência".

Cronograma – Na entrevista que concedeu, ontem, ao Frente a Frente, o presidente reconduzido da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), admitiu que o Governo Bolsonaro está super atrasado na administração da vacina contra a covid, mas disse confiar na palavra do ministro da Saúde, com quem teve uma videoconferência, no cumprimento do cronograma completo da compra de 415 milhões de doses. “O movimento municipalista espera que o Ministério da Saúde siga o pacto federativo e, consequentemente, fortaleça o SUS e o Plano Nacional de Imunização”, disse.

CURTAS

ESTOQUE – Patriota esclareceu, também, que os Estados e Municípios só poderão comprar vacina para doar ao estoque da União, dentro do Programa Nacional de Vacinação. “Estados e municípios não terão autonomia na realização da própria vacinação, que é atribuição da União”, alertou. Quanto aos prefeitos que aderiram ao consórcio para compra da vacina, informou que qualquer quantidade adquirida tem que ser repassada ao Conselho do Ministério da Saúde para reforçar o estoque em nível nacional.

PREFEITO RELAPSO – O cardiologista Edmilson Henauth (PCdoB), que disputou à Prefeitura de Bonito, no Agreste pernambucano, nas eleições passadas, foi às redes sociais, ontem, criticar o prefeito Gustavo Adolfo (PSB). De acordo com o médico, o atual gestor fechou uma Unidade de Pronto-Atendimento, que era utilizada para receber pacientes com suspeita de Covid-19. "O prefeito insiste em não cumprir a decisão judicial de fazer funcionar a UPA do nosso município", afirma.

Perguntar não ofende: Por que o PSB faz vista grossa a Sileno no uso da máquina do partido para tentar se eleger deputado estadual?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Ciro Gomes. Bolsonaro sempre foi corrupto! E o pior: corrompeu os filhos desde jovens. Não demora e todo o Brasil vai perceber que somos governados por uma quadrilha! Quem tá achando bom é marcos de camaragibe mamador de piroca e queima a rosca. Ui o barraco está só começando, Pega fogo o Cabaré Direitopatas. kkkkkkkkk

marcos

Ciro Gomes o ídolo da esquerda e dos idiotas úteis. Kkkkkkkkk

Fernandes

Ciro Gomes. Bolsonaro sempre foi corrupto! E o pior: corrompeu os filhos desde jovens. Não demora e todo o Brasil vai perceber que somos governados por uma quadrilha! Quem tá achando bom é marcos de camaragibe mamador de piroca e queima a rosca. Ui o barraco está só começando, Pega fogo o Cabaré Direitopatas. kkkkkkkkk

marcos

China exige teste anal para Covid nos estrangeiros que chegarem ao pais. Fernado Haddad já comprou 30 passagens para Pequim. kkkkk

marcos

Bolsonaro se tornou um perigo para o planeta... Bolsonaro já testou Negativo para o Covid-19. No momento quem testa positivo é Dória, Flávio Dino, Camilo Santana e Lula. Simples assim.



04/03


2021

Presidente da Amupe: Faltava coordenação ao Governo

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, falou sobre a reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ontem. Em entrevista ao programa Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádio, hoje, ele disse que o encontro foi "proveitoso". "Finalmente, depois de toda a movimentação da sociedade e das instituições, nós somos levados a acreditar que (o fornecimento de vacina) vai ganhar outro ritmo", declarou ao âncora Magno Martins.

Segundo Patriota, o Ministério da Saúde assumiu uma série de compromissos, como envio de cronograma de vacinação contra a Covid-19, ou seja, detalhando mensalmente a quantidade de imunizantes e laboratórios contratados. "Ele (Pazuello) atestou aos prefeitos e representantes dos Estados de que, até junho, vacinará metade da população", explica. "O que já está contratado: nós chegamos à casa de 414 milhões de vacinas e há outro conjunto de 171 milhões que estão em negociação", continuou.

José Patriota também informou que o Governo Federal não admite a contratação de vacinas por estados e municípios e que a União é quem assume o papel exclusivo de distribuir as doses. De acordo com o presidente da Amupe, os governadores do Nordeste terão de repassar ao Plano Nacional de Imunização as 25 milhões de doses encomendadas. 

O presidente da Amupe, contudo, não poupou críticas à demora do Governo Federal em adquirir vacinas: "O Governo até agora está muito devagar. A partida não foi adequada. Demorou muito a fazer as negociações e contratações, já que a legislação do SUS obriga que o Governo Federal tenha essa responsabilidade das aquisições das vacinas." Nas palavras de Patriota, "o que faltava era o Governo assumir de fato essa coordenação nacional".

Ouça a entrevista na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021 IPTU

04/03


2021

“Sem saúde, não há economia”, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu, em vídeo divulgado hoje, vacinação em massa contra a Covid-19 e "primeiro, a saúde" porque "sem saúde, não há economia". As informações são do Portal G1.

Segundo a assessoria do ministro, a gravação foi feita nesta quinta, mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro xingou de "idiota" quem defende a compra de mais vacinas e acrescentou: "Só se for na casa da tua mãe" – veja mais abaixo.

No vídeo, Guedes aparece ao lado do senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial, aprovada pelo Senado nesta quinta. Na gravação, o ministro comemora a aprovação do texto.

"Nós precisamos de saúde, emprego e renda. Primeiro, a saúde. Sem saúde, não há economia. E, da mesma forma, a vacinação em massa é o que vai nos permitir manter a economia em funcionamento", afirma Guedes no vídeo.

"Essa é a nossa pauta e nós vamos enfrentar esse desafio terrível que nós estamos enfrentando com a mesma coragem, a mesma determinação e a mesma cooperação de sempre", acrescentou o ministro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/03


2021

Brasil passa a fazer parte do Protocolo de Nagoia

O Brasil depositou, hoje, na ONU, a carta de ratificação do Protocolo de Nagoia sobre Acesso e Repartição de Benefícios da Convenção de Diversidade Biológica (CDB), assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

A entrega da carta de ratificação encerra processo de debates que se estendia há anos no âmbito do Governo Federal e do Poder Legislativo. O Protocolo de Nagoia é um instrumento internacional que busca dar concretude ao pilar menos desenvolvido da CDB: o princípio do acesso aos recursos genéticos e a respectiva repartição dos benefícios oriundos do uso desses recursos.

O Brasil poderá participar das deliberações futuras no âmbito do Protocolo, que ocorrerão já a partir da próxima Conferência das Partes da CDB, na qualidade de país que dispõe de legislação avançada sobre biodiversidade e repartição de benefícios e que conta com um setor agropecuário moderno e com inestimáveis recursos genéticos derivados de seu patrimônio ambiental.

A adesão do Brasil ao Protocolo de Nagoia contribuirá para trazer segurança jurídica aos usuários e fornecedores de material genético e poderá desempenhar papel importante no processo de valorização dos ativos ambientais brasileiros, sobretudo no âmbito do pagamento por serviços ambientais e no desenvolvimento da bioeconomia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão Março 2021

04/03


2021

Plataforma voltada às mulheres vítimas de violência

"Posso Provar" (www.possoprovar.org) é uma plataforma voltada para que as mulheres que sofrem algum tipo de violência possam colher provas digitais estáticas com validade jurídica contra os agressores. A iniciativa gratuita é fruto de uma parceria da BIDWEB com a OriginalMy, responsável pela tecnologia de blockchain capaz de capturar as provas e, ainda, enviar para os juristas responsáveis pelo caso.

Além da fornecedora da tecnologia, o projeto – nascido no Recife (PE), conta com outros apoiadores, como a Womcy Nordeste, liderado por Flávia Brito, também CEO da Bidweb Security IT, conselheira do Lide Mulher, integrante da Subcomissão de Proteção e Privacidade da OAB-PE e da IBRASPD.

O lançamento da plataforma "Posso provar" ocorre na próxima segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a partir das 18h.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina 2021

04/03


2021

Médico critica fechamento de UPA em Bonito

O cardiologista Edmilson Henauth (PCdoB), que disputou a eleição à Prefeitura de Bonito, no Agreste pernambucano, em 2020, foi às redes sociais, hoje, para criticar o prefeito Gustavo Adolfo (PSB). De acordo com o médico, o atual gestor fechou uma Unidade de Pronto-Atendimento, que era utilizada para receber pacientes com suspeita de Covid-19.

Henauth ressalta o momento crítico, com recorde de mortos pela doença no Brasil, e que a UPA teria sido uma luta sua quando atuou como vereador em Bonito. "O prefeito insiste em não cumprir a decisão judicial de fazer funcionar a UPA do nosso município", afirma.

O Blog segue aberto para que o prefeito Gustavo Adolfo se pronuncie sobre o tema.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

04/03


2021

Mãe diz que Hospam se recusou em atender filha autista

Em Serra Talhada, houve grande repercussão de um caso envolvendo a autônoma Aylane Gomes, 24 anos, que buscou atendimento para a filha, a pequena Laís Gomes, de apenas 2 anos, no Hospital Agamenon Magalhães (Hospam), na última segunda-feira (1º). De acordo com ela, a unidade de saúde se negou a atender a menina, autista, por apresentar sintomas gripais. O caso foi noticiado inicialmente pelo Farol de Notícias.

Conforme relato, Aylane procurou o Hospam duas vezes, mas sua filha não foi atendida. Houve encaminhamento da criança para os leitos de retaguarda no antigo Pronto Socorro São José, no Centro. Pelo fato de não haver diagnóstico de que a garota estava com Covid-19, a mãe avaliou que era imprudente ir a um ambiente em que pessoas foram acometidas pelo novo coronavírus.

“Perguntei (à enfermeira): ‘E é para minha filha morrer em casa?’ E ela disse: ‘Qualquer um pode morrer em casa.’ Começou a me tratar com grosserias e eu passei a filmar o acontecido. Ela e a outra enfermeira correram para dentro da unidade para se esconder. Eu me retirei e fui para a delegacia, achando eu que lá eu teria algum amparo, sendo que não fui amparada em nenhum momento. Fizeram pouco caso, não demonstraram empatia. Simplesmente ligaram para o hospital, que informou a mesma coisa que disseram a mim. Que a culpa era minha porque não procurei a retaguarda enquanto estava funcionando”, disse.

“No outro dia, mesmo com medo, tivemos que levar nossa filha para a retaguarda e fomos atendidos. O médico, já de cara, falou que lá não era o ambiente para minha filha. Não tinha os medicamentos ideais, mas a atenderam muito bem. As duas enfermeiras aplicaram uma medicação na minha filha e eles ficaram revoltados, porque não é a primeira vez que isso acontece. Disseram que não pode chegar uma pessoa no Hospam com uma dor de barriga que eles encaminham para a retaguarda. Eles não querem atender mais ninguém”, prosseguiu Aylane Gomes.

O blog Farol informou que entrou em contato com o diretor do Hospam, João Antônio, mas ele não retornou às ligações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

04/03


2021

Pernambuco abre mais 20 leitos de UTI

A rede pública de saúde de Pernambuco será reforçada, amanhã, com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados aos pacientes com a Covid-19. As vagas – anunciadas durante coletiva de imprensa online, hoje, pelo secretário de Saúde André Longo – serão abertas por meio de um contrato entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Hospital Memorial Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com André Longo, o Estado deverá abrir mais vagas nos próximos dias. “Temos a expectativa de colocar mais 40 leitos de UTI em operação. Mesmo diante de todos nossos esforços, a velocidade da doença tem superado nossa capacidade de abrir novas vagas. O respeito às regras de prevenção precisa ser compromisso de todos, porque só assim vamos conseguir atravessar este grave momento com menos mortes”, enfatizou.

Ao todo, desde o último sábado, o Governo de Pernambuco colocou em operação outros 52 leitos de terapia intensiva, nos hospitais Agamenon Magalhães (18), no Recife; Rui de Barros Correia (2), em Arcoverde; Inácio de Sá (5), em Salgueiro; e Eduardo Campos da Pessoa Idosa (27), em parceria com a Prefeitura do Recife. Atualmente, a rede estadual de saúde conta 1.990 leitos exclusivos para pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19, sendo 1.045 de UTI e 945 de enfermaria.

FISCALIZAÇÃO – A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) está reforçando o seu efetivo para garantir uma fiscalização mais rigorosa nas praias do litoral pernambucano e o cumprimento das medidas restritivas, que autorizam apenas o funcionamento de serviços essenciais nos finais de semana. A partir deste sábado (06.03), serão colocados nas ruas mais 1.690 policiais, totalizando 3.400 postos de trabalho e um investimento total de R$ 720 mil.

O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, coordenou reunião com secretários municipais de segurança do litoral e da Região Metropolitana, para alinhamento das ações. “Estaremos fazendo a fiscalização com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da Apevisa e Procon, em parceria com órgãos municipais”, explicou.

Freire reforçou que casos de desobediência e de desacato serão conduzidos às unidades da Polícia Civil. “Mesmo sem haver flagrante, o inquérito pode ser instaurado pela Polícia Civil e os envolvidos serão responsabilizados”, frisou o secretário executivo. Essas pessoas estarão sujeitas a detenção de um mês a um ano, além de multa. O crime de infração de medida sanitária preventiva está previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 268. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 190, que funciona 24 horas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

04/03


2021

Editorial analisa veto de Bolsonaro a compra de vacinas

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre o veto de Bolsonaro a compra de vacinas pelos estados e municípios. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha