Compesa rebate denúncia sobre barragem de Amaraji e explica crise hídrica

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

O município de João Alfredo, no Agreste, começou o ano com um conjunto de obras em andamento, voltadas para melhorias na infraestrutura e na qualidade de vida da população. Os trabalhos estão concentrados nos povoados de Brejinhos, Bela Vista e Tamanduá, com investimentos oriundos de recursos próprios e emendas parlamentares do senador Fernando Dueire e do deputado federal Waldemar Oliveira.

Nesta semana, o prefeito Zé Martins visitou as frentes de serviço acompanhado dos secretários municipais Salomão Martins (Governo) e Hérllon Mariano (Infraestrutura e Projetos Especiais). Durante a inspeção, ele destacou a importância das obras para os moradores. “Os recursos destinados por Fernando Dueire e Waldemar Oliveira estão possibilitando avanços importantes na infraestrutura. Os moradores dessas comunidades já percebem as mudanças e, em breve, terão melhorias concretas”, afirmou.

As obras incluem melhorias viárias e estruturais, com o objetivo de fortalecer a mobilidade e as condições de moradia nas áreas beneficiadas.

Petrolina - Destino

O deputado estadual Joel da Harpa destacou a importância da ampliação do efetivo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), mas alertou para a necessidade de investimentos no Hospital da PM. A manifestação ocorre após o anúncio da construção de um novo batalhão em Camaragibe, além de unidades em Bezerros, Cabo de Santo Agostinho e Goiana.

“A instalação de novos batalhões faz parte das demandas encaminhadas ao longo do nosso mandato. Ainda há muito a ser feito, e continuaremos cobrando”, afirmou o parlamentar. Ele ressaltou que a ampliação das unidades policiais é essencial para reforçar a segurança pública no estado.

No entanto, Joel da Harpa chamou atenção para a estrutura de saúde da corporação. “Haverá aumento do efetivo, novas unidades policiais e, certamente, maior necessidade de cuidados com a saúde da nossa tropa. É preciso investir com urgência naquela unidade hospitalar ou teremos sérios problemas no futuro”, alertou o deputado.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, garantiu um reforço de R$ 1,2 milhão para a saúde do município, através de articulação com os governos federal e estadual. Os recursos, provenientes do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, foram assegurados junto ao Ministério da Saúde e serão aplicados na ampliação e qualificação dos serviços especializados.

“Esse investimento é resultado de um trabalho constante de diálogo e parceria com o Governo Federal e Estadual. Estamos comprometidos em levar saúde de qualidade para nossa população, e essa conquista mostra que, quando trabalhamos juntos, conseguimos avançar ainda mais para cuidar da nossa gente”, destacou Márcia Conrado.

Os recursos serão utilizados na manutenção de unidades especializadas, ampliação da oferta de tratamentos de maior complexidade e fortalecimento das redes municipais de atenção especializada. A secretária de Saúde, Lisbeth Rosa, destacou a importância da parceria com a ministra Nísia Trindade e a atuação de instituições como o Conselho Municipal de Saúde de Serra Talhada, a Comissão Intergestores Bipartite Estadual (CIB/PE), além de gestores como Mozart Sales, Girlene Gomes e Regina Brizola.

“Essa parceria é fundamental para garantir que Serra Talhada continue sendo referência em saúde na região. Esse recurso chega em boa hora e será um divisor de águas para fortalecer ainda mais nossos serviços”, ressaltou Lisbeth Rosa.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O juiz Diniz Cláudio de Miranda Cavalcanti, da 3ª Vara Cível de Camaragibe, anulou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal realizada no dia 1º de janeiro e determinou a realização de um novo pleito em até cinco dias. A decisão, proferida nesta quarta-feira (8), também nomeia Geraldo Alves (MDB), vereador mais idoso da Casa, como presidente interino até a nova eleição. O magistrado atendeu, em parte, a um pedido de liminar feito pelo próprio parlamentar, que contestou a validade da votação anterior.

A anulação ocorreu porque a eleição da Mesa Diretora não seguiu as regras do Regimento Interno. No dia da posse, o vereador mais votado, Heldinho Moura (União Brasil), iniciou a sessão e, ao invés de realizar a eleição interna da Câmara, deu posse ao prefeito Diego Cabral (Republicanos). Após a cerimônia, Heldinho e outros vereadores deixaram o plenário, enquanto um grupo de sete parlamentares permaneceu e elegeu Paulo André (PSB) como presidente da Casa. O episódio foi marcado por tumulto, com a Câmara sendo fechada com correntes e cadeado, além do uso de spray de pimenta pela Guarda Municipal para conter os vereadores que tentavam entrar.

Agora à frente da Câmara, Geraldo Alves deve conduzir o novo processo eleitoral e já articula apoio para se eleger de forma definitiva. Segundo o vereador, ele conta com seis dos 13 votos da legislatura e pretende formalizar sua candidatura à Presidência. Enquanto isso, os demais parlamentares terão poucos dias para reorganizar alianças e disputar a direção da Casa.

Com informações do Blog Cenário.

Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo

A Tradicional Festa de Janeiro de Taquaritinga do Norte segue movimentando a cidade com uma programação cultural diversificada. Na noite da segunda-feira (7), o Polo Nostalgia, localizado no coreto, foi palco de apresentações marcantes, com destaque para a Orquestra Unidos em Ibiapina (PSUI) e o cantor Saulo Nascimento.

Sob a regência do maestro Aldemar Filho (Demazinho), a Orquestra Unidos em Ibiapina trouxe um repertório variado, passando por clássicos instrumentais, músicas nordestinas e até sucessos internacionais. O maestro ressaltou o impacto social do projeto, que forma jovens músicos em diferentes comunidades. “O maior critério para participar é a vontade. Se você quer, tudo é possível”, destacou Demazinho.

O cantor e compositor Saulo Nascimento emocionou o público com sua performance e celebrou sua longa trajetória no evento. “Estou em Taquaritinga do Norte há 24 anos e nunca fiquei de fora da programação da festa”, afirmou. Antes das atrações musicais, a noite começou com missa e novena na Igreja Matriz de Santo Amaro, celebradas pelo padre Janailton, de Santa Cruz do Capibaribe.

Nesta quarta-feira (8), a programação segue com a missa conduzida pelo padre Edmilson, da Diocese de São Carlos (SP). No palco, a partir das 22h, o público poderá prestigiar o cantor e compositor Geraldo Maia, seguido da banda Sedutora, encerrando mais um dia de festa.

Palmares - Forró Mares

A Prefeitura de Petrolina inaugurou, hoje (08), o primeiro núcleo municipal de fisioterapia. O espaço, localizado no Hospital Municipal Dr. Alírio Brandão, foi entregue pelo prefeito Simão Durando e conta com duas salas especializadas, com capacidade para atender até 336 consultas e 1.008 sessões de fisioterapia por mês. A iniciativa busca oferecer atendimento gratuito e de qualidade para pacientes com necessidades motoras e respiratórias.

A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Coelho, vereadores, profissionais da saúde e pacientes, que já iniciaram seus tratamentos no novo espaço. O investimento de aproximadamente R$ 130 mil permitiu a estruturação do serviço, voltado para crianças, jovens, adultos e idosos. Segundo o prefeito, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a saúde pública. “Nossa primeira inauguração no novo governo tinha que ser na saúde, nossa maior prioridade. Esse é um passo importante para oferecer atendimento especializado e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Simão Durando.

Para ter acesso ao serviço, os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde serão avaliados por um médico e encaminhados para as sessões de fisioterapia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 2018-1818.

O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta quarta-feira (8), em Brasília, de solenidade convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para marcar os dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Representando o Senado e o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que não pôde comparecer, Veneziano defendeu a importância da democracia e ressaltou a necessidade de vigilância permanente para evitar retrocessos institucionais.

“Jamais haveremos de deixar de ser vigilantes da democracia brasileira, porque por ela nós lutamos. Durante 25 anos ficamos submetidos aos maiores e gritantes arbítrios, autoritarismo, e não podemos voltar a tê-los”, declarou Veneziano. Ele reforçou que, independentemente de mandato, seguirá defendendo os valores democráticos para as futuras gerações.

Durante seu discurso, Veneziano fez um “justo registro” ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, lembrando que entre os membros das Forças Armadas houve aqueles que não se submeteram aos atos golpistas. “É necessário que façamos justiça, porque não podemos tratar igualmente os que são desiguais”, afirmou. O senador também destacou a postura de Rodrigo Pacheco, que, desde o período eleitoral até os ataques de janeiro de 2023, manteve-se firme na defesa do Estado democrático de direito.

O evento contou com atos simbólicos, como a reincorporação de 21 obras de arte vandalizadas durante a invasão ao Palácio do Planalto e a realização do “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes, reunindo autoridades dos três poderes, incluindo Lula, Veneziano e ministros do governo.