Calçada Legal: as pedras portuguesas e o novo “padrão cinzento” na paisagem do Recife

Por Letícia Lins*

É muito interessante que nós, pedestres cidadãos, tenhamos calçadas seguras para caminharmos. Até porque, como lembram os urbanistas, um terço da população que se locomove diariamente nas cidades brasileiras o faz exclusivamente a pé. Somando-se aos que andam de transporte coletivo, teremos dois terços da população das cidades que usam calçadas (já que estes vão do ponto de origem até a parada do ônibus). Calçada em boas condições não é concessão de governo nem de Prefeitura. Mas um direito do cidadão. A Prefeitura do Recife vem fazendo um esforço para dotar nossas calçadas de melhor qualidade. O problema é que programas como o “Calçada Legal” rendem, também, muita polêmica. Por conta de desperdícios e, também, de descaracterização daquelas com pedras portuguesas.

Na Praça de Casa Forte, por exemplo, proprietários de imóveis colocaram avisos alertando a Prefeitura que as suas calçadas estavam em boas condições e que, portanto, não deveriam ser modificadas. Algumas das exigências foram respeitadas, outros moradores fizeram acordos e houve aqueles que conseguiram manter as calçadas como queriam. Ou seja, na forma original já que, segundo eles, estavam em boas condições e destruí-las seria um verdadeiro desperdício. Nesta semana, ao passar pela Praça Rádio Jornal do Commercio, em Casa Forte, encontrei as suas pedras portuguesas removidas, trechos interditados e toneladas de pisos intertravados para serem colocados. Achei estranho, pois a pracinha tinha calçadas tão bonitas.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados nesta quinta-feira (31), pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos, 9 meses e 30 dias. Élcio, a 59 anos, 8 meses e 10 dias.

O júri entendeu que eles são culpados de três crimes: duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima), tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves (assessora de Marielle) e receptação do veículo usado no crime. Marielle e Anderson foram assassinados em 14 de março de 2018. 

Toritama - Tem ritmo na saúde

Prefeito eleito de Camaragibe há quase um mês, Diego Cabral (Republicanos) tem mantido as agendas institucionais em busca do desenvolvimento do município. Nesta quinta-feira (31), o republicano visitou a Fundação Altino Ventura (FAV), empresa filantrópica que há quase 40 anos realiza um trabalho de saúde pública reconhecido mundialmente. 

“A Fundação Altino Ventura tem um trabalho reconhecido mundialmente em tratamentos de catarata, córnea, glaucoma, retina, plástica ocular, oftalmopediatria, entre outros serviços. Nós vamos buscar parceiras para oferecer serviços como esses à nossa população, a saúde será prioridade na minha gestão”, afirmou Diego Cabral. 

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3), e no próximo, dia 10, terão gratuidade no transporte público. O Governo de Pernambuco, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), vai liberar o uso pelos estudantes matriculados na rede que possuem o cartão VEM PASSE LIVRE RMR, para que se desloquem no Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) aos locais em que serão aplicadas as provas, dentro da Região Metropolitana do Recife (RMR). 

Além disso, também haverá um reforço significativo na frota de ônibus. Os anúncios foram feitos pela governadora Raquel Lyra, que cumpre agendas institucionais em Portugal. “O Enem é um momento importante na vida dos nossos estudantes. Além da preparação que tivemos durante o ano letivo, junto com os nossos professores da Rede Estadual, a gratuidade da passagem traz tranquilidade para o candidato chegar ao seu local de prova, garantindo que nenhum aluno perca a chance de fazer o ENEM em toda Região Metropolitana do Recife”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Aldo Paes Barreto

Cronista do Recife, Arthur Carvalho abre gavetas da memória e traz achados preciosos de um tempo passado, que ele viveu intensamente. Aqueles anos dourados da nossa juventude, quando a cidade se reinventava em modernizações urbanas, ascensão política, lideranças nos esportes, nas artes; intimidade com os hábitos burgueses e noites alegres, plenas de poesia e de encantamento. Quando o Recife chegou à maioridade noturna e os aconchegantes bares ocuparam os melhores pedaços da cidade, o Recife já não dormia tão cedo. 

Naquele clima de festa de fim de ano, o empresário Manoel Correa, Zinho, abriu o Canavial. Ele e a Heloísa Helena, atriz de fama nacional e de variados talentos. Sucesso imediato. O Recife estava com sede.

Palmares - Natal Encantado 2025

A partir da próxima segunda-feira, em Caruaru, a capital do Agreste, o Frente a Frente passa a ser retransmitido pela Cidade 99,7 FM, do Grupo Adolfo da Modinha. Trata-se de uma das emissoras de maior ascensão no interior do Estado, com transmissão também 100% pelo Youtube, sob a coordenação do meu amigo Mário Flávio, que assina um dos blogs mais acessados do Estado.

Mário Flávio faz uma perfeita dobradinha na Cidade FM com sua esposa Renata Torres, ex-TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru. O Frente a Frente é um programa político, ancorado por este blogueiro, que vai ao ar das 18 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Instituto Dom Helder Câmara estará com um quiosque solidário no shopping Riomar durante o mês de novembro. Será um ponto de divulgação das atividades da instituição, visando manter a memória de Dom Helder e suas obras. Esse ano são 40 anos de fundação e 60 anos do arcebispado.

O deputado Coronel Meira (PL/PE) alertou aos membros da Comissão de Segurança Pública, na última terça-feira (29), do perigo que representa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que foi apresentada a governadores na tarde desta quinta-feira (31), em reunião no Palácio do Planalto. A proposta visa integrar os sistemas de segurança e equiparar as polícias nacionais e estaduais.

“Essa PEC foi preparada de forma sorrateira, sem consultar os parlamentares ligados à segurança ou a própria Comissão de Segurança Pública. Se o Governo Federal quer mudanças, primeiramente tem que passar pelas Comissões de Segurança do Congresso, afinal nós entendemos do assunto, nós que arriscamos nossas vidas nas ruas para defender a população.  Não podemos aceitar isso”, afirma o deputado.

A diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP) e do Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM), irmã Luiza Mota recebeu na noite desta quarta-feira (30) o honroso título de Cidadã Araripinense concedido pela Câmara de Vereadores através da indicação do vereador João Dias. A solenidade de entrega da honraria homenageou 19 cidadãs e cidadãos que, embora não nascidos em Araripina, contribuem com o desenvolvimento da cidade em diversas áreas.

“É com imensa gratidão que expresso meus sinceros agradecimentos pelo título de Cidadã Araripinense que me foi concedido através do Decreto Legislativo n° 001/2021. Receber essa honraria é uma grande honra e um reconhecimento que valorizo profundamente. Agradeço pelo reconhecimento e pela confiança em meu trabalho. Este título não é apenas uma conquista pessoal, mas uma motivação para continuar contribuindo com a nossa querida Araripina. Estou comprometida em honrar este título e em trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento da nossa comunidade. A minha gratidão”, destacou irmã Luiza Mota em seu discurso de agradecimento.

Por Letícia Lins

Ontem falamos aqui em peixes contaminados por plásticos, lembram?  Pois sabe aquelas notícias que o #OxeRecife adora publicar, como ações que visam poupar o meio ambiente e neutralizar as consequências do aquecimento global? Entre estas, o aproveitamento de materiais descartados e encontrados em rios, mares e praias; e o plantio de árvores. Chegou uma ação de primeiro ou do segundo tipo e é garantia de publicação aqui nesse espaço, até para funcionar como estímulo para outras iniciativas do gênero, que nossa mãe terra  está, há muito tempo, pedindo socorro. E o descarte incorreto de plásticos é uma das causas desse clamor.

Por esse motivo, venha de onde vier qualquer informação para poupar a natureza sempre será acolhida aqui no blog, tenha vindo da “Conchinchina” (como diz a gíria) ou de Cabrobó (sertão de Pernambuco). Ou de Santa Catarina, Região Sul do Brasil, como é o caso. É que ali acaba de se realizar a quinta edição da Semana Lixo Zero Itajaí, que fez um imenso mutirão de limpeza no final de outubro, naquela que é uma das maiores mobilizações socioambientais do País. O mutirão foi na Baía Afonso Wippel, com concentração na Marina Itajaí, localizada no município do mesmo nome que fica a 103 quilômetros de Floripa. A Marina, aliás, é reconhecida pelo seu cuidado com a natureza.