Senado pode votar nome de Galípolo para a presidência do BC nesta terça

O Plenário vota três matérias nesta terça-feira (8), a partir das 14h. Um deles não está previsto inicialmente na pauta, mas a expectativa é que seja votado pelos senadores: a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (MSF 42/2024). 

Antes, Galípolo será sabatinado a partir das 10h desta terça (8), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). De lá, caso seja aprovado, o nome do economista deverá seguir para apreciação dos demais senadores no Plenário. A indicação precisa contar com a aprovação da maioria dos votantes na CAE e no Plenário. Nos dois locais, a votação é secreta. 

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Atual secretário de Relações Institucionais do Estado de São Paulo no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, Gilberto Kassab (PSD) se colocou como aliado de primeira linha do governador de São Paulo em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews.

“Meu projeto é Tarcísio, sendo Tarcísio, eu vou estar alinhado com o projeto que seja compatível com o projeto do Tarcísio, seja ele governador ou presidente”, disse Kassab.

Segundo ele, ainda é cedo para definir qual caminho o PSD seguirá na eleição presidencial de 2026. Tarcísio está entre os nomes cotados para concorrer à presidência, já que, hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O público pernambucano acompanhou em tempo real os resultados das Eleições 2024 na TV Tribuna/Band. A emissora garantiu a vice-liderança isolada de audiência entre 17h00 e 20h25. Ao todo, mais de 328 mil pessoas foram alcançadas durante a transmissão, com pico de 6,8 pontos. Os dados são da Kantar Ibope.

A programação especial de apuração das Eleições 2024 foi dividida entre blocos nacionais e locais, oferecendo uma cobertura completa. A cobertura local iniciou às 17h20, totalizando duas horas de programação ao vivo, intercaladas com uma hora e vinte e cinco minutos de conteúdo nacional.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Felipe Resk*

Com 37 cadeiras, a Câmara Municipal do Recife terá 10 novos vereadores a partir de janeiro de 2025. A renovação da Casa de José Mariano, que vai continuar composta na sua maioria por aliados do prefeito João Campos (PSB), é de menos de 30%.

Entre os novatos, quatro vereadores são parentes de políticos com mandato ou que já ocuparam cargos relevantes. Eles se juntam a outros oito parlamentares da Câmara Municipal que também vieram de berço político e conseguiram se reeleger.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

As eleições municipais para prefeito de Inhaúma, na Região Central de Minas Gerais, terminaram empatadas. Os únicos dois candidatos receberam a mesma quantidade de votos, e Zula (Republicanos) foi eleito por ser o mais velho.Zula e Carlinhos (Solidariedade) receberam 2.434 votos cada.

O critério de desempate é a idade – por ser mais velho, Zula venceu a disputa, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Ele tem 62 anos, enquanto Carlinhos tem 46. Com 6.239 habitantes, Inhaúma ainda teve 71 votos brancos, 92 nulos e 749 abstenções.

Do g1

Palmares - Natal Encantado 2025

Reeleito em primeiro turno com mais de 180 mil votos, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, manteve o pique de trabalho, nesta segunda-feira (7), primeiro dia pós-eleição. O gestor começou o dia com uma entrevista à Rádio Hits, fez reunião interna, gravou com a TV Tribuna e seguiu para fiscalizar uma obra de pavimentação da Rua Floriano Peixoto, em Prazeres, onde foi recebido pelos moradores em clima de comemoração. A agenda de reuniões seguiu durante a tarde. À noite, a partir das 19h, o prefeito participa de uma missa na Igreja Matriz de Santo Amaro, no Jaboatão Centro, para juntamente com a família agradecer pela vitória nas urnas e apoio da população.

“Nada mudou. Vou seguir meu dia a dia fazendo o meu trabalho, indo para as ruas, conversando com a população todos os dias, para ouvir as demandas e me colocar no lugar das pessoas para, com sensibilidade, tomar as melhores decisões”, declarou Mano. “Eu estou muito feliz em ter o voto de confiança de mais de 180 mil jaboatonenses e tenho certeza de que ninguém vai se arrepender. Vou continuar honrando essa confiança e transformando a vida das pessoas”.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A propaganda eleitoral para o segundo turno das eleições municipais está autorizada a partir das 17h desta segunda-feira (7). Os eleitores de 52 municípios vão voltar às urnas no dia 27 deste mês para eleger candidatos à prefeitura dos municípios. Não há disputa de segundo turno para vereadores.

Com o encerramento do prazo de 24 horas após a votação do primeiro turno, as campanhas podem voltar a realizar comícios, caminhadas, carreatas, passeatas e distribuição de material de campanha. A propaganda eleitoral pode ser feita até 26 de outubro, véspera do segundo turno.

O PL foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos nas 103 maiores cidades do País. Ao todo, a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Valdemar Costa Neto fez 10 prefeitos nos principais centros urbanos do País, sendo seguida pelo União Brasil, que fez nove prefeitos.

O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu apenas dois prefeitos no primeiro turno nesse rol das maiores 103 cidades. Nos dois casos, tratam-se de prefeitas que tentavam a reeleição: Marília Campos, em Contagem (MG), e Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG).

O número de mulheres eleitas para ocupar o cargo de vereadora do Recife aumentou nesta eleição, mesmo com a redução de duas cadeiras na Câmara Municipal na próxima legislatura. No domingo (6), foram eleitas oito parlamentares, uma a mais que nas eleições de 2020 (veja quem são os 37 vereadores eleitos na capital).

A maioria dos parlamentares eleitos no Recife é homem. Entretanto, o percentual de mulheres que compõem a lista de vereadores aumentou. Em 2020, elas, que eram sete, representavam 17,9% das eleitas. Agora, que são oito, representam 21,6% da composição do parlamento.

A ida dos eleitores às urnas no último domingo (6) selou a eleição para prefeito em 11 das 26 capitais do País. Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES) já sabem quem será o prefeito pelos próximos quatro anos.

Das 11 vitórias garantidas em primeiro turno, dez são de prefeitos que já ocupavam o cargo e foram reeleitos. A única exceção é em Teresina. Lá, Silvio Mendes assumirá a cadeira hoje ocupada por Dr. Pessoa. O atual prefeito disputou as eleições, mas ficou em terceiro lugar, com 2,20% dos votos válidos.