Velhos tempos, belos dias

Por Claudemir Gomes

O torcedor brasileiro foi dormir travado. Aliás, não dava pra dormir com um barulho daqueles. Perder para o Paraguai – 1×0 – uma seleção que em sete partidas havia feito apenas um gol. É muito moído na cabeça de uma massa que se vangloria por ter seu País como único pentacampeão do mundo. Mas tudo muda, e no futebol também vivemos novos tempos.

Confesso que mantenho uma luta permanente contra o saudosismo. Evito comparações. Tudo tem seu tempo. Mas depois de ver mais uma apresentação bisonha da seleção comandada por Dorival Júnior; de assistir um grupo de jogadores milionários pisando na bola, foi inevitável não lembrar do rei Roberto Carlos com sua inesquecível Jovens Tardes de Domingo: “Velhos tempos, belos dias”.

O caldo azedou, o filé desidratou, mas o ufanismo da nova mídia insiste em arrotar bife de Angus quando come carne de pescoço. Calma, meu senhor! O produto está deteriorado. Já ultrapassamos a era do rádio. Nos dias de hoje a televisão mostra tudo, até a exagerada e irritante dissimulação dos jogadores dentro das quatro linhas. Obviamente que tudo com a anuência de treinadores despreparados para um cargo de tal envergadura, e a proteção de empresários que ditam as ordens no negócio chamado futebol.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Durante o debate do g1, a candidata do PL à prefeitura de Olinda, Izabel Urquiza, confrontou diretamente a candidata do atual prefeito Lupércio, Mirella Almeida. Izabel foi contundente ao afirmar que 60% da população de Olinda desaprova a gestão do prefeito, e atribuiu essa rejeição à candidata, que, segundo ela, é “a faz-tudo” do prefeito. “A nossa mensagem é clara: é preciso mudar. O que está errado, a gente tem que ter coragem de corrigir, e Olinda fará isso!”, destacou Izabel.

No debate, Izabel também criticou a “falta de preparo e experiência” de Mirella, ressaltando a “necessidade de uma liderança com competência para enfrentar os desafios da cidade”. Além disso, ela apresentou suas propostas para melhorar a saúde pública, destacando ações como a reativação da Maternidade Brites de Albuquerque, a ampliação da área de cobertura da atenção básica, a digitalização da gestão e regulação da saúde.

Petrolina - São João 2026

O ex-deputado Gonzaga Patriota está em Pernambuco desde o início do mês para participar da campanha eleitoral de aliados políticos. No dia 5, ele esteve no comitê de Eduardo Mota, em Recife, junto com familiares e correligionários, em um ato de apoio às candidaturas de Eduardo e João Campos. No Dia da Independência, Patriota participou de um encontro político em Garanhuns ao lado do prefeito Sivaldo Albino.

Além disso, o ex-deputado visitou outros candidatos a prefeito, como Madalena Brito em Arcoverde, Rita do Hospital em Sertânia e Nego Rico em Triunfo. Patriota seguirá com agenda intensa de atos políticos, incluindo visitas a Afogados da Ingazeira, Solidão, Itapetim, Salgueiro, Araripina, Trindade, Santa Cruz, Lagoa Grande e Petrolina, e só retornará a Brasília após as eleições.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por unanimidade, que a Câmara de Vereadores de Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, realize eleição indireta para escolher os novos governantes do município. 

A medida vem após a cassação dos mandatos de Noelino Magalhães de Oliveira Lyra e Teodorino Alves Cavalcanti Neto, eleitos prefeito e vice-prefeito de Água Preta, em 2020. Eles também foram declarados inelegíveis por oito anos, a partir da condenação. 

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) havia rejeitado o pedido de cassação por suposta ausência de provas sobre infrações eleitorais. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral modificou o entendimento do TRE.

O voto do ministro Floriano de Azevedo Marques, que acompanhou o relator do caso no TSE, ministro Raul Araújo, foi determinante para manter a inelegibilidade de Noelino Magalhães e Teodorino Alves. A decisão está baseada na Lei nº 4.373/1965, do Código Eleitoral, que prevê eleições indiretas caso a vacância dos cargos no executivo ocorra a menos de seis meses do fim do mandato.

Da CBN Recife.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O primeiro debate entre Donald Trump e Kamala Harris, na noite passada, foi marcado por trocas de acusações em temas centrais da corrida à Casa Branca e pelo tom mais assertivo de Harris, que empurrou o adversário para a defensiva e conseguiu se impor até em temas mais confortáveis para Trump, como imigração e economia.

Enfática e expressiva, Kamala Harris investiu em ataques a Trump e procurou se desassociar de Joe Biden ao mesmo tempo em que defendeu seu governo. Com oratória segura, ela também evocou seu passado como procuradora-geral, deixando de lado dúvidas sobre se conseguiria lidar com acusações de Trump. Mesmo sem o apoio de sua equipe e do uso de anotações, que não puderam entrar no auditório do debate, ela deu respostas rápidas.

Segundo levantamento do jornal “The New York Times”, Trump passou a maior parte do debate, de pouco mais de 90 minutos, se defendendo de ataques da adversária, ao contrário do enfrentamento que teve em junho contra o presidente Joe Biden. Na ocasião, o republicano foi quem mais fez ataques.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Um dos homens públicos mais sábios que conheci e convivi em Brasília, Ulysses Guimarães, o Senhor Diretas, Pai da Constituição Cidadã, dizia que não existia político nacional, embora enquadrado neste perfil. É que, com exceção do presidente da República, votado em todo o País, o senador ou deputado federal para estar em Brasília depende apenas da sua província, do seu Estado, de onde saem o passaporte, através do voto, para chegar ao Congresso Nacional.

Charles Chaplin dizia que a vida é um assunto local. Ninguém vive sua rotina se não na sua aldeia. Embora do mundo, viajante pelo ar e estradas desde que me abracei com o jornalismo, também sou circunscrito a aldeias. A primeira foi Afogados da Ingazeira, dos meus anos dourados; a segunda Recife, onde consegui botar o canudo do grau de instrução superior debaixo do braço para tentar ser gente na vida em outros eldorados.

A terceira, Brasília, minha universidade do jornalismo político, para onde debandei em meados dos anos 80. Nunca imaginei que o tempo, o senhor da razão, com o tempero do amor, me colocasse na geografia de outra aldeia, de idas e vindas tão gostosas e emocionantes em busca do amor da minha vida, a minha Nayla, que me introduziu de corpo, coração e alma na agora minha Arcoverde.

Palmares - 147 anos

Brigas que prometem na RM e Interior

Com exceção do Recife e Petrolina, todos os municípios do Estado que têm acima de 200 mil eleitores, como Jaboatão, Olinda, Paulista e Caruaru, marcham para uma disputa em segundo turno. Pelos números das últimas pesquisas divulgadas, Olinda, Jaboatão e Caruaru abrem perspectivas para duelos os mais emocionantes, notadamente Caruaru por ser a terra da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Fora do eixo metropolitano e da Nação Caruaru, embates que despertam atenção se reproduzem da Zona da Mata ao Sertão. Carpina assiste, por exemplo, a uma guerra. De um lado, o prefeito Manoel Botafogo (SD) quer eleger como sucessor Aldinho de Danone, que se registrou como Aldinho Botafogo. De outro, duas correntes de oposição extremamente competitivas.