Maduro diz que ex-presidentes impedidos de acompanhar as eleições na Venezuela são ‘personas non gratas’

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que os ex-presidentes impedidos de acompanhar as eleições de domingo no país são “personas non gratas” e não foram convidados pelo Poder Eleitoral. “São ridículos porque sabem que são personas non gratas”, disse Maduro em um programa transmitido nas redes sociais da imprensa presidencial, em referência aos ex-presidentes latino-americanos Mireya Moscoso e Vicente Fox que estavam retornando ao país para acompanhar o pleito de amanhã. Segundo Maduro, o Poder Eleitoral decide quem é convidado ou não para acompanhar o processo eleitoral.

A viagem de um grupo de ex-presidentes latino-americanos a Caracas, convidados pela coalizão de oposição venezuelana para observar as eleições presidenciais de domingo, gerou atritos entre o Panamá e a Venezuela na sexta-feira, depois que o governo venezuelano restringiu temporariamente os voos para a companhia aérea panamenha Copa. O ato coincidiu com mais de uma dezena de deportações realizadas pelas autoridades venezuelanas de congressistas de Espanha, Colômbia, Equador, Argentina e Chile, também convidados pela oposição, o que gerou novas tensões a apenas dois dias das eleições.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Dirigentes PSB realizam a Convenção Municipal em Vitória de Santo Antão, juntamente com lideranças do União Brasil (UB), Republicanos e Partido Progressistas (PP). A programação começa às 16h, no Ponto 40, localizado na Avenida Henrique de Holanda. O evento vai homologar a chapa majoritária com o deputado estadual Aglaílson Victor (PSB) para prefeito e Socorrinho da Apami (UB) para vice-prefeita. 

Além disso, a coligação “Com o povo no topo” vai apresentar o reforço com cerca de 70 pré-candidatos e candidatas a vereador, representando todos os setores do município. A expectativa dos organizadores é de que centenas de pessoas compareçam e fortaleçam o projeto de renovação e apresentação de propostas estruturadoras, nas áreas mais carentes do município, como educação, saúde e desenvolvimento social.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Em carta enviada ao cunhado Bruno Figueiredo em 15 de julho, o ex-policial militar e assassino confesso da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), Ronnie Lessa, disse que se arrepende de ter fechado um acordo de delação premiada no fim de 2023. Na ocasião, o ex-PM indicou os irmãos Brazão, Chiquinho e Domingos, como os mandantes do crime.

“Coloquei a cabeça deles na guilhotina e só decidi delatar porque garantiram que viriam para cá […] se me falassem que não viriam, eu não teria aceitado proposta nenhuma”, afirmou.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Partido Progressistas, em nome de todos os seus filiados, repudiou as agressões verbais proferidas pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira.

Durante discurso na Convenção do Partido Liberal de Jaboatão, além de classificar Clarissa como “arengueira”, o presidente do PL disse: “A vida dela só é uma confusão. Mano, você é um cara de família, você é um cara sério”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Na última quarta-feira (24), quando completou 83 anos, a histórica Base Aérea de Recife (BARF) foi desativada e passou a compor o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O objetivo é reduzir custos e otimizar a utilização das estruturas da Força Aérea Brasileira. A Portaria, assinada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual comandante da FAB, foi publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica (COMAER) no último dia 15 de julho.

O comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador José Evânio Guedes Júnior encara a mudança como um marco na gestão pela integração, economicidade e melhoria dos processos. “Dentro da premissa de exploração das principais características da Força Aérea, que são a velocidade e a mobilidade, a condensação das atividades da BARF representa um modelo perfeito de adequação de capacidades operacionais e logísticas, traduzindo-se como que um exemplo de maximização de resultados, com aproveitamento ótimo dos recursos”, destacou.

Palmares - Natal Encantado 2025

O cantor e compositor pernambucano Daniel Bueno acaba de lançar, no canal do Youtube da Polydisc, a sua mais nova música de trabalho: “Leviana”. Trata-se de uma regravação, com uma nova roupagem, da canção que foi eternizada pelo rei do Brega Reginaldo Rossi.

“Leviana” faz parte do álbum “Romântico”, lançado por Daniel juntamente com a gravadora Polydisc, que já está disponível nas principais plataformas digitais. 

Olinda - Refis últimos dias 2025

O FBI confirmou que o ex-presidente Donald Trump foi atingido por uma bala durante um comício na Pensilvânia, ocorrido em 13 de julho. Inicialmente, o diretor da agência havia mencionado que não estava claro se o ferimento foi causado por uma bala de fuzil ou por estilhaços. No entanto, a investigação revelou que o projétil que atingiu Trump na orelha era uma bala, seja ela inteira ou fragmentada. 

O incidente ocorreu quando um homem de 20 anos disparou contra Trump, sendo posteriormente neutralizado por agentes do Serviço Secreto. Além do ex-presidente, uma pessoa que assistia ao discurso perdeu a vida e outras duas ficaram feridas. A diretora do Serviço Secreto, Kimberly Cheatle, descreveu o evento como a “maior falha operacional em décadas” e decidiu renunciar ao seu cargo. As informações são da Jovem Pan.

Na manhã deste sábado (27), o prefeito Yves Ribeiro(PT) afirmou em suas redes sociais que não participou das negociações e tratativas do PT em apoio ao candidato pedetista Francisco Padilha à Prefeitura de Paulista. Ele declarou que só vai se posicionar no tabuleiro político depois da reunião que terá com a governadora Raquel Lyra na próxima terça-feira (30), e em seguida com os diretórios municipais do MDB e da Federação.

Na semana passada, o gestor anunciou que não iria disputar a reeleição ao cargo de prefeito, alegando recomendações médicas e pedidos da família.

Por Hélio Doyle*

Fui diretor-presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) de 16 de fevereiro a 18 de outubro de 2023. Enquanto aguardava os trâmites formais para assumir a presidência, em janeiro, fui assessor da presidente interina, que assumiu com a demissão dos gestores bolsonaristas. Nesses 9 meses, aprendi muito sobre a EBC e sobre a comunicação pública, tema que sempre me interessou, mas que só havia sido meu objeto de estudo no mestrado em comunicação na Universidade de Brasília, em aulas, debates e artigos.

Aprendi muito na vivência na EBC, no contato com seus funcionários, com ou sem funções comissionadas, na complexa gestão diária da empresa e como integrante do Conselho de Administração.

Ambar Leáñez fica quieta ao pensar em um futuro além deste fim de semana. Defensora convicta do movimento de oposição da Venezuela, ela está entusiasmada com as chances de sua coalizão vencer as eleições presidenciais deste domingo (28). A ideia de mais seis anos sob a liderança do atual presidente autoritário da Venezuela, Nicolás Maduro, a levaria a fugir do país. “A alternativa é ir para outro lugar em busca de uma vida melhor”, disse ela à CNN.

A votação deste domingo será um momento importante para a Venezuela, e particularmente para muitos jovens eleitores da oposição que dizem à CNN que emigrarão se não houver mudança política.