Coluna da sexta-feira

Série governadores: Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti

Capítulo 16

Duas vezes prefeito do Recife com altíssimas taxas de avaliação positiva, a primeira de 1983 a 1985, biônico, nomeado pelo então governador Roberto Magalhães, e a segunda, de 89 a 90, eleito no pleito de 1988, Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti chegou ao Governo de Pernambuco em 1991, depois de uma campanha memorável em 1990, derrotando Jarbas Vasconcelos (PMDB), a quem já havia imposto a primeira derrota em 88, vencendo Marcus Cunha (PMDB), candidato apoiado por Jarbas.

Jarbas e Joaquim proporcionam um duelo de gigantes, esquerda x direita, com ataques violentos, até no campo pessoal. Joaquim foi chamado de “Dedo duro” do regime militar, com pichações em muros e panfletagem. O troco veio numa medida extemporânea: panfletos nas ruas sobre uma suposta agressão de Jarbas ao pai. Na largada, Joaquim liderou todas as pesquisas, até se recusar a ir aos debates na TV.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

Daqui a pouco, exatamente à meia-noite, este blog traz pesquisa sobre a corrida sucessória em João Alfredo, no Agreste Setentrional, a 107 km do Recife, onde o prefeito Zé Martins (PSB) disputa a reeleição. A população de João Alfredo tem um motivo muito especial para dormir um pouquinho mais tarde hoje.

Petrolina - Destino

Um projeto inovador da Prefeitura de Belo Jardim foi lançado, hoje, durante a noite do ensaio geral da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. O prefeito Gilvandro Estrela (UB) levou dois mil estudantes da rede pública do município para conhecer o maior teatro ao ar livre do mundo.

Gilvandro foi recebido por Robinson Pacheco, produtor e coordenador geral da Paixão, e Robinson Filho, diretor de administração do teatro. O projeto “Vivenciando histórias: Estudantes no palco da Paixão” é o início de uma série de parcerias que poderão ser fechadas com diversos municípios de Pernambuco.

Ipojuca - IPTU 2026

O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, foi preso pela Polícia Federal, há pouco, no prédio em que mora no bairro Aparecida, em Santos, no litoral de São Paulo. O ex-atleta foi detido após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que ele cumpra a pena de 9 anos pelo crime de estupro coletivo, a partir de condenação da justiça Italiana.

O crime contra uma mulher albanesa aconteceu na Itália, em 2013. Nove anos depois, a justiça do país europeu condenou Robinho em última instância. A decisão do STJ faz com que o ex-jogador cumpra a pena no Brasil. Robinho foi preso por volta das 19h desta quinta-feira. O pedido de prisão foi determinado pela Justiça Federal de Santos, após os documentos da sentença serem homologados.

Caruaru - IPTU

Na próxima segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) se prepara para sediar o 3º Ciclo de Estudos Mulheres e Política, um evento que busca promover a equidade étnico-racial e de gênero na política, com destaque para a participação dos movimentos de mulheres negras.

Com o tema “Mulheres Negras e Ações Afirmativas no Sistema Eleitoral”, o encontro vai reunir magistradas, advogadas, representantes de organizações de mulheres e membros da sociedade civil para discutir os avanços, desafios e a importância das ações afirmativas para a efetiva participação das mulheres negras na política.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias
Palmares - IPTU 2026

A cidade do Paulista foi palco, hoje, do 1º Fórum Internacional de Desenvolvimento Econômico do Litoral Norte. O evento aconteceu no Paulista North Way Shopping e contou com a presença de gestores da região, empresários e representantes diplomáticos de vários países. O objetivo foi promover a integração entre o poder público, a iniciativa privada e os países.

Após as boas-vindas dadas pelo prefeito Yves Ribeiro, anfitrião do evento, aconteceram debates sobre a potencialidades do Litoral Norte, tendo como debatedores o empresário Avelar Loureiro, o professor Jurandir Bezerra Lins, os cônsules honorários da Áustria, Débora Buarque, da Holanda, Annelinj van den Hoeck e de Malta, Thales Castro.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) ultrapassou a marca de R$ 23 milhões de reais destinados ao Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). Ontem, ele foi homenageado, na Câmara dos Deputados, pelo superintendente do HCP, Sidney Batista, que lhe entregou uma placa de agradecimento pelos valores recebidos em sua gestão.

Estes valores proporcionaram a compra de um acelerador linear, que vai aumentar as sessões de radioterapia de 2.761 para 5.300 e a realização de obras estruturais para o HCP cumprir os requisitos técnicos para implantação de um novo tomógrafo especializado em planejamentos de radioterapia, quatro vezes mais rápido que o atual. Este tomógrafo trará mais conforto aos pacientes e reduzirá a fila de espera por exames, que serão bem mais curtos, acelerando os diagnósticos de 200 para 300.

O recente levantamento exaltado por aliados da governadora Raquel Lyra (PSDB), em que ela aparece em 10º lugar entre as “lideranças políticas do Brasil”, virou piada nos bastidores da política do estado. Isto porque, bastou uma consulta rápida no Google para constatar que o instituto responsável pela pesquisa é, digamos, no mínimo, contestável. A pesquisa foi feita por um instituto estrangeiro, apresenta números contraditórios e só avaliou 15 nomes.

A pesquisa aponta Raquel Lyra em 10º lugar, com uma avaliação “positiva” de 22,5%. O que os aliados da governadora não informaram é que a avaliação negativa foi maior: 26% (como mostra a foto). Além disso, na pesquisa, a governadora Raquel Lyra aparece em 10º de um total de 15 políticos avaliados, ficando à frente apenas de Jerônimo Rodrigues (governador da Bahia), Elmano Freitas (governador do Ceará), Ricardo Nunes (prefeito de São Paulo), Arthur Lira (presidente da Câmara Federal) e Cláudio Castro (governador do Rio de Janeiro).

Quando o Brasil chega na casa de 2 milhões de casos prováveis de dengue, alcançando um recorde de registro no país, em menos de 3 meses, o parlamentar bolsonarista Coronel Alberto Feitosa (PL) fez uma fala, na Tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apresentando os dados mais recentes da doença.

Em menos de 3 meses, o Brasil registrou 1.978.732 casos prováveis de dengue até hoje, 21.03, ultrapassando o total de casos registrados pela doença em todo ano de 2023, que totalizou 1.658.814 casos. A informação consta na atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses que é abastecido por dados do Ministério da Saúde.