João Campos dá dicas culturais: história dos amigos que passaram a perna até no diabo e manguebeat

Estadão

O prefeito de Recife, João Campos (PSB-PE), virou case no último Carnaval quando postou em suas redes sociais uma novidade. Descoloriu o cabelo e escreveu: “Nevei”. O político tem atuação constante no cenário nacional e costuma circular por Brasília. Esta semana, aproveitou para dar dicas aos leitores do Estadão na série Para Ver, Ouvir e Pensar. João Campos sugere filme brasileiro e livro com mensagem política. A seguir, veja as sugestões do prefeito:

Um livro

Para aqueles que têm um tempinho dedicado à leitura, o prefeito indica obra de Daron Acemoglu e James A. Robinson. Em “Por que as nações fracassam”, apresentam elementos para explicar os motivos que levaram alguns países à riqueza enquanto outros se mantêm pobres. Os autores acreditam que nações com sistema político pluralista têm mais probabilidade de desenvolverem “boas instituições”.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Após a polêmica do fim de semana, quando comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao tema. Crítico da postura de Israel em meio à guerra, o presidente brasileiro disse que o país comete um genocídio com os palestinos.

A declaração foi dada no domingo e, nos dias seguintes, causou repercussão de autoridades israelenses. Tanto o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, quanto o chanceler israelense, Israel Katz, criticaram a fala de Lula e pediram uma retratação. A diplomacia brasileria, por sua vez, alegou que a reação dos israelenses foi “insólita” e “revoltante”.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O jurista pernambucano e membro da Academia Brasileira de Letras, José Paulo Cavalcanti, é um dos 16 escritores de 12 países convidados para participar do mais importante é conceituado congresso da literatura portuguesa.

Trata-se do Festival Literário Correntes D’escritas, na cidade de Póvoas do Vazim, que transcorre esta semana e será encerrado amanhã, às 17h30 (Horário de Lisboa). José Paulo, considerado o mais importante biógrafo contemporâneo de Fernando Pessoa, é tríplice acadêmico. Integra as Academias de Letras Pernambucana (APL), Brasileira (ABL) e de Lisboa, que tem abrangência nacional.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e psicólogo Samuca Luna, em homenagem ao cantor e compositor Renato Russo, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Polícia Federal (PF) já tem provas suficientes contra o coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL), preso por suspeita de participar da tentativa de golpe de Estado. A defesa não compareceu ao depoimento e Câmara exerceu o direito de ficar em silêncio. Ele não será intimado novamente, pois os investigadores acreditam que já possuem provas suficientes contra ele, e que o fato de ter ficado em silêncio o fez perder a oportunidade de se defender.

A PF afirma que ele foi intimado com antecedência e que a ausência da defesa é uma tentativa de tumultuar a investigação. Câmara tem vários advogados vinculados ao processo e nenhum deles compareceu ao depoimento. Um destes advogados de defesa, Eduardo Kuntz, foi até a PF, em Brasília, para o depoimento, mas ficou presente no interrogatório de outro cliente marcado para o mesmo horário. As informações são do blog da Andréia Sadi.

Palmares - Natal Encantado 2025

Um grupo de 16 senadores da oposição assinou um manifesto em apoio ao pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), protocolado ontem, na Câmara. No último domingo, Lula comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus promovido pela Alemanha nazista, o que gerou uma crise diplomática e, internamente, embasou o requerimento dos deputados oposicionistas.

No documento assinado pelos senadores, eles declaram “manifestar e atestar o seu inteiro apoio” ao pedido, que afirma que o presidente da República cometeu “ato de hostilidade contra Israel” por meio de “declarações de cunho antissemita”. As informações são do portal Estadão.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Sextou de logo mais, às 18h, faz um tributo a um dos maiores astros do rock brasileiro, que transformou suas canções em verdadeiras baladas de amor: Renato Russo, vocalista da banda Legião Urbana, que morreu há 26 anos, com apenas 36 anos, vítima das consequências do vírus da AIDS.

Celebrado no mundo inteiro, Renato Russo deixou canções eternizadas em sua voz e ao som da sua banda Legião Urbana, como ‘País e filhos’, ‘Monte Castelo’, ‘Faroeste Caboclo’, ‘Será’, ‘Vento no litoral’ e ‘Eduardo e Mônica’. O entrevistado é o cantor e psicólogo, ou o psicólogo-cantor, como se define, Samuca Luna, um dos maiores estudiosos e colecionadores da obra de Renato Russo.

Na corridinha diária de 8 km hoje, no Parque da Cidade, em Brasília, fiquei a matutar sobre uma continha rápida, mas divertida, dos meus filhos. Segundo os cálculos de Magno Filho e João Pedro, eu corro 192 km por mês, o que totaliza 2.304 km por por ano. Em um ano, portanto, corro o equivalente à distância do Recife para Brasília, que é de 2.119 km.

Aliados próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acreditam que ele pode ser preso após o fim das investigações da Polícia Federal (PF) que apuram a tentativa de um golpe de Estado. As informações são do blog da Andréia Sadi.

A reportagem conversou com fontes do entorno do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e do ex-presidente, que afirmaram de que há uma expectativa de que nada mais pare as investigações e que isso tenha um desfecho, com Bolsonaro podendo levar a punição máxima que é uma prisão.

O ex-deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) foi anunciado, hoje, como novo secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O convite partiu do ministro da pasta, Márcio França (PSB-SP), que destacou a importância desse reforço na equipe para tirar do papel metas estratégicas definidas pelo presidente Lula (PT).

“Fizemos um convite, um chamamento, uma verdadeira convocação para o Tadeu, que é uma pessoa experiente, competente e nosso amigo de tantos anos. O presidente Lula nos pediu que o empreendedorismo fosse a marca do seu terceiro mandato. Com esse reforço no time, tenho convicção de que vamos atingir essa meta”, declarou França.