Em meio a tensão com governo, Lira cobra Nísia sobre liberação de emendas na Saúde

Em mais um capítulo da tensão entre Governo e Congresso, motivada pela disputa em torno de recursos do Orçamento, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e líderes de seis partidos protocolaram um requerimento, ontem, cobrando esclarecimentos sobre a liberação de emendas parlamentares na área da saúde. As informações são do portal G1.

O documento é endereçado à ministra da Saúde, Nísia Trindade, criticada por integrantes do Centrão por represar a liberação de recursos apadrinhados por deputados e senadores. Desde o ano passado, esse grupo político tem pleiteado o comando do Ministério da Saúde, mas o presidente Lula já deixou claro que não pretende trocar a ministra, que representa um perfil técnico para a área.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Em resposta ao deferimento da tutela provisória a favor do Governo de Pernambuco, expedida, há pouco, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, que determina a suspensão da greve a partir da próxima sexta, o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, diz que vai recorrer da decisão.

Até mesmo porque, de acordo com ele, o Sinpol protocolou, na manhã de hoje, um pedido de mediação no TJPE para que o Poder Executivo negocie com os policiais civis. “Não podemos aceitar que a governadora evite o diálogo e, por isso, o pedido de mediação”, afirma Cisneiros, complementando que a intenção do Sinpol é buscar o diálogo justamente para evitar uma greve. “Embora não seja desejo do Sindicato e dos Policiais Civis, a decisão sobre a greve só depende da governadora”, pontua.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou, há pouco, que o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco (SINPOL) se abstenha de iniciar o movimento grevista anunciado para a meia-noite da próxima sexta-feira (9/2).

Em caso de descumprimento, está prevista a aplicação de multa diária de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em desfavor da entidade, sem prejuízo de eventual majoração em caso de descumprimento, e das demais sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis. O TJPE deferiu o pedido de tutela de urgência requerido pelo Estado de Pernambuco em decisão exarada pelo desembargador relator Cândido Saraiva.

Caruaru - IPTU 2026
Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O ex-deputado federal e agora consultor político, Gonzaga Patriota, recebeu, hoje, a Medalha Mérito Legislativo de 2023. A indicação foi feita pelo deputado federal Clodoaldo Magalhaes (PV), que justificou o ato em virtude dos dez mandatos parlamentares de Gonzaga, que serviu e continua servindo ao povo pernambucano, durante os seus 40 anos de vida pública.

A medalha é a mais alta honraria concedida pela Câmara dos Deputados. Entre as pautas defendidas por Gonzaga em seus mandatos, estão a defesa dos direitos sociais e fundamentais, do homem campo, da segurança pública e das pessoas que vivem em vulnerabilidade social.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

As filiações ao PSDB continuam com frequência diária. O partido da governadora Raquel Lyra traz mais dois nomes para as próximas eleições, desta vez fortalecendo as bases no Sertão do Araripe. Na tarde de hoje, o presidente do diretório estadual do partido, Fred Loyo, recebeu o prefeito de Exu, Raimundo Saraiva, e o vereador Júnior Pinto, pré-candidato à prefeitura do município, que aguarda apenas a janela partidária para os parlamentares, em março, para se juntar ao time tucano.

Na última semana, o prefeito de Moreilândia, Teto Teixeira, também do Araripe, assinou a filiação e já faz parte do partido. A região recebeu, nesta semana, uma visita da governadora para a inauguração de obras importantes, como a usina fotovoltaica que abastecerá a Compesa no município de Flores e a parceria com a Copergás para efetuar mudanças na matriz energética no polo gesseiro do Araripe, o que trará o desenvolvimento sustentável do setor.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Após quase um ano de sua posse na Secretaria de Governo do Recife, Aldemar Santos, o Dema, consolidou-se como um dos principais nomes da equipe do prefeito João Campos (PSB), dando, inclusive, visibilidade à pasta para além dos muros da Prefeitura e das fronteiras da cidade do Recife.

Conhecido por ser uma pessoa leve, descontraída, Dema também é firme quando tem que ser e extremamente hábil na difícil missão de dialogar e construir pontes, o que revela a impressionante capacidade que o jovem prefeito da capital tem para fazer time, formar equipe.

Prestes a assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Flávio Dino (PSB-MA) fez um discurso no Senado, hoje, no qual manifestou “preocupação” com “falsas soluções” discutidas no parlamento. Ele citou, por exemplo, a ideia de impeachments de ministros do Supremo.

A fala de Dino foi feita no plenário do Senado antes da abertura da sessão. A previsão é que o senador tome posse do cargo de ministro do Supremo no fim do mês. Medidas para limitar o poder de ministros do STF vem sendo discutidas cada vez com mais intensidade no Congresso (veja mais abaixo). Em alguns momentos, posicionamentos mais radicais de políticos chegam a defender impeachment de algum magistrado.

O compromisso da Compesa com o uso de energia limpa na operação das centenas de unidades de água e esgoto espalhadas no Estado está garantido. A primeira etapa da usina solar de autoprodução de energia elétrica que vai abastecer unidades da Companhia foi inaugurada ontem, no município de Flores, no Sertão do Pajeú.

O parque solar São Pedro e Paulo tem capacidade de 7MW a partir da instalação de um conjunto de 10 mil placas solares para geração de energia e foi construída em uma área equivalente a 12 campos de futebol. Para efeito de comparação, as placas fotovoltaicas possuem capacidade para alimentar 11 mil residências de médio porte por ano.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

O vereador de Jaboatão dos Guararapes Marlus Costa (PL), da bancada de oposição na Câmara, usou a Tribuna da Casa para denunciar que a Prefeitura acumula uma dívida de mais de R$ 8 milhões com o Hospital Memorial Guararapes. Segundo ele, devido ao tamanho da dívida, o único equipamento que funciona como maternidade na cidade corre o risco de fechar. Confira no vídeo abaixo.

A secretária de Saúde do município, Zelma Pessoa, refuta a afirmação. Em nota enviada ao Blog, ela garante ser equivocada a informação sobre um suposto o débito. De acordo com ela, o município vem cumprindo os compromissos assumidos junto aos serviços de maternidade.