Investigações devem ir até ‘últimas consequências’, diz Cappelli sobre plano para matar Moraes

O ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, afirmou que as investigações devem ir até “as últimas consequência” a fim de punir os responsáveis por um suposto plano para matar e prender o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante os atos de 8 de janeiro de 2023. Ele ainda disse que o intento é “gravíssimo” e “inaceitável”.

Durante entrevista ao jornal O Globo, divulgada nesta quinta-feira (4), Moraes contou que as investigações dos atos golpistas de 8 de janeiro apontaram para uma estratégia que almejava sua prisão e assassinato. O magistrado ainda partilhou que este plano teria a participação de servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). As informações são do Estadão.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), surge dentre os gestores da Região Nordeste com a maior aprovação da população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel e divulgada na noite da última sexta-feira (5). O levantamento foi realizado entre os dias 18 a 31 de dezembro de 2023. 

Segundo os dados apresentados pelo instituto, João Azevêdo (PSB) possui 56% de aprovação e 27% de desaprovação, 17% não souberam responder. Esta é a melhor avaliação dentre os governadores nordestinos, empatado com o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que tem a mesma aprovação, mas um índice de reprovação menor.  As informações são do site WSCOM.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na próxima segunda-feira (8), completa-se um ano da realização dos atos antidemocráticos que resultaram invasão criminosa e na depredação dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), localizados na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Confira abaixo as declarações de ministros do STF sobre a data e sobre a reação das instituições democráticas após os ataques.

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF

“O 8 de janeiro mostrou que o desrespeito continuado às instituições, a desinformação e as acusações falsas e irresponsáveis de fraudes eleitorais inexistentes podem levar a comportamentos criminosos gravíssimos. Porém, mostrou a capacidade de as instituições reagirem e fazerem prevalecer o Estado de Direito e a vontade popular. A lição é que atos criminosos como esses trazem consequências e que não é possível minimizar ou relativizar o que aconteceu. As punições estão vindo e cumprindo um dos papéis do Direito Penal, que é dissuadir as pessoas de voltarem a agir assim no futuro. Embora possa parecer paradoxal, a democracia brasileira saiu fortalecida do episódio.”

Caruaru - Super Refis

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, voltou a defender as Forças Armadas, às vésperas do primeiro aniversário dos atos golpistas de 8 de Janeiro. Segundo ele, os militares “cumpriram o que a lei manda” e “hoje têm consciência de que o chefe deles é o presidente da República”. As declarações foram concedidas em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Múcio também negou se incomodar com o apelido “general sem farda”, utilizado para ironizar sua proximidade com a caserna.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Da Agência Brasil

A Praça dos Três Poderes passará por uma reforma, visando valorizar e manter este ponto turístico tão visitado da capital federal. Localizada entre as sedes dos Três Poderes em Brasília, a praça teve seu estado criticado pela primeira-dama Janja Lula da Silva, durante visita ao local nesta sexta-feira (5).

Por meio das redes sociais, o ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, secretário executivo da pasta, disse que as conversas com o governo do Distrito Federal (GDF) avançaram, e que o assunto já foi inclusive conversado com a governadora em exercício, Celina Leão.

Palmares - Natal Encantado 2025

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciou em entrevista à “CNN Brasil” que pretende se filiar ao PT no início deste ano. A intenção de Anielle é se tornar vice na chapa encabeçada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que busca a reeleição no Executivo da capital fluminense. A filiação tem como objetivo viabilizar a ministra como uma das candidatas do partido na disputa pelo espaço no Estado. Anielle afirmou que sempre teve o desejo de se filiar ao partido, mas devido à estruturação do ministério, não teve a oportunidade até o momento. 

Para fortalecer sua campanha de reeleição e enfrentar um candidato da direita, Eduardo Paes aposta na aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde a campanha presidencial de 2022, o prefeito busca a volta dessa aliança para se fortalecer na base progressista do Rio. A relação se fortaleceu durante a campanha federal, quando o prefeito embarcou na campanha petista e intensificou as críticas ao então presidente Jair Bolsonaro. Após o anúncio público de apoio a Lula, Paes abriu espaço em seu secretariado para três petistas. No entanto, a parceria para as eleições municipais deste ano ainda não foi oficializada.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O PDT anunciará seu apoio formal à pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) à Prefeitura de São Paulo na terça-feira (9). A aliança com o partido é negociada desde outubro. O ato será realizado na sede da sigla na capital paulista a partir das 13h.

O ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do partido, Carlos Lupi, e o presidente do PDT em São Paulo, Antonio Neto, estarão presentes no evento. Em comunicado, o ministro afirmou que a candidatura do Boulos representa um “avanço necessário” para a cidade. As informações são do Poder360.

Ipojuca - Acerte as contas

Para homenagear e lembrar a memória de Zagallo, que morreu nesta sexta-feira (5), aos 92 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias no Brasil. O ex-jogador e tetracampeão morreu por conta de uma falência múltipla dos órgãos.

Em uma nota publicada pela comunicação do Palácio do Planalto neste sábado (6), Lula lembrou da história do atleta e sobre o legado para o país. ”Mário Jorge Lobo Zagallo foi um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela Seleção Brasileira e pelo Brasil. Maior vencedor individual da história da Copa do Mundo, sendo campeão duas vezes como jogador, campeão e vice como treinador e campeão como coordenador da Seleção em 1994”, escreveu. As informações são do Correio Braziliense.

Do Jornal do Commercio

Pela segunda vez, a Secretaria de Defesa Social (SDS) não cumpriu o prazo prometido para começar a usar o aparelho de tomografia computadorizada adquirido para a realização de exames de vítimas de violência, no Instituto de Medicina Legal (IML), localizado no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. 

Conforme revelado pelo JC, o tomógrafo foi adquirido pela gestão Paulo Câmara a um custo de aproximadamente R$ 1,5 milhão. O investimento foi feito a partir de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Desde 2022, o equipamento foi entregue pela empresa contratada, mas permaneceu por mais de um ano guardado em galpão, porque não havia sequer estrutura física para recebê-lo no IML.

Líderes de partidos que integram a base aliada do presidente Lula (PT) no Congresso Nacional não estarão em Brasília na segunda-feira (8), desfalcando o ato que marca um ano dos ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes.

Intitulado Democracia Inabalada, o evento irá ocorrer no Salão Negro do Congresso e deverá reunir cerca de 500 convidados, entre autoridades e representantes da sociedade civil. As informações são da Folha de S. Paulo.