Futura chanceler de Milei faz visita secreta a Brasília para se reunir com ministro de Lula e leva convite para a posse

A futura chanceler argentina, Diana Mondino, desembarcou neste domingo (26) em Brasília, onde se encontrou com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. A economista foi escolhida pelo presidente eleito do país, Javier Milei, para comandar o Ministério das Relações Exteriores a partir de sua posse, em 10 de dezembro. A primeira viagem internacional de Mondino foi preparada em segredo nos últimos dias, com o objetivo principal de aparar arestas entre o governo Lula e o governo eleito da Argentina, e evitar um retrocesso na relação bilateral a partir da mudança de governo no país vizinho. Ela levou um convite para a posse de Milei.

Dois dos principais articuladores da viagem foram o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, que estiveram presentes no encontro. Poucas pessoas souberam com antecipação que Mondino iria a Brasília, em meio a esforços diplomáticos e de colaboradores de Milei para que, além de conseguir uma primeira aproximação entre os dois governos, Lula possa reavaliar sua intenção de não presenciar a posse do presidente eleito da Argentina. As informações são do O GLOBO.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A abertura do Natal de Gravatá, no Agreste pernambucano, foi realizada neste sábado (25). Na ocasião, o prefeito da cidade, Joselito Gomes, e a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, acenderam as luzes do evento, que tem como tema “A Caminho do Amor”.

A programação de Gravatá segue até 25 de dezembro e conta com apresentações culturais, desfiles natalinos e o ballet aéreo, que promete encantar os moradores e turistas que forem conferir o natal do município. Um dos destaques deste ano é a Vila Natalina da Assistência Social e Juventude, que conta com uma grade de atrações diversas ao longo dos dias do evento. Outra inovação é o expresso natalino, ônibus decorado, que passeia pelos pontos decorados e iluminados da cidade.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o dispositivo da Lei Orgânica do Município de Salvador (BA) que trata da eleição de dirigentes da Câmara de Vereadores deve ser interpretado de forma a permitir apenas uma recondução sucessiva ao mesmo cargo na Mesa Diretora, independentemente da legislatura. Com isso, a norma se ajusta à jurisprudência do STF sobre a matéria.

A decisão foi tomada no julgamento de mérito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 959, ajuizada pelo União Brasil, na sessão virtual finalizada no dia 20 deste mês.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que modifica a legislação de radiodifusão. O texto original (PL 2352/23), do deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), passou por diversas mudanças feitas pelo relator, deputado Filipe Martins (PL-TO).

Martins apresentou um substitutivo que altera seis leis, incluindo o Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT). As mudanças, segundo ele, visam trazer mais flexibilidade e modernidade para o setor.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do O Poder

Na quinta edição da entrega dos prêmios Top 25, ocorrida ontem (24), na Ilha de Itamaracá, a Gestão Municipal de Paulista foi representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca. O evento destaca os melhores exemplos de sucesso empresarial do Litoral Norte.

Secretário agradece

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulista, Raimundo Lopes, que também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município e vice-presidente da FCDL, presente no evento, falou da importância do setor empresarial para um município: “Em uma cidade, é o setor privado que mantém a estrutura do crescimento. Os empregos e a renda são frutos do trabalho dos empreendedores. É uma satisfação ver que tantos exemplos de sucesso são exaltados neste momento. Em Paulista, diariamente, licenciamos novas indústrias e comércios que são o resultado de nosso êxito na região, colocando a cidade como líder nesse sentido”, afirmou o secretário.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Ministério de Portos e Aeroportos deu mais 15 dias para as empresas aéreas apresentarem uma proposta de redução no preço das passagens, informou a pasta nesta sexta-feira (24). A decisão partiu de um pedido das companhias, após reuniões com o ministro Silvio Costa Filho.

Em nota, a pasta disse entender “que é fundamental que as companhias aéreas busquem alternativas para diminuir o preço das passagens no Brasil”. No último dia 14 de novembro, o ministro afirmou que havia concedido um prazo de 10 dias para que as empresas apresentassem um plano de ação para reduzir o preço das passagens aéreas. As informações são do G1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou, neste sábado (25), durante evento do PL Mulher, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que a eleição de 2022 “não foi decidida pelo povo”. Ele alegou, sem apresentar evidências, que foi a escolha da maioria dos eleitores que foram às urnas em outubro para escolher o novo presidente. No pleito, Luiz Inácio Lula da Silva foi vitorioso, com 60 milhões de votos.

“Se eu sou o ex mais querido do Brasil, não sou ex por causa do povo. A grande maioria do povo está conosco. Isso que aconteceu, dispenso palavras, vocês bem sabem quem interferiu e decidiu nas eleições”, disse o ex-presidente. As informações são do Correio Braziliense.

Após o presidente Lula vetar integralmente projeto que prorroga a desoneração da folha fiscal até 2027 na noite de quinta-feira (23), lideranças do Congresso já trabalham para derrubar o veto. A lei garante redução da alíquota previdenciária de 17 setores da economia e municípios. Para o governo, a medida significa deixar de arrecadar cerca de R$ 18 bilhões em impostos. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que o “Congresso tende a derrubar o veto“. Segundo o senador, isso se dá pelo fato de a matéria ter sido amplamente apoiada pelos parlamentares. “Há uma essência de bom mérito nesse projeto de desoneração, da qual obviamente o Senado e a Câmara já se debruçaram sobre ele. (…) Já houve uma ampla maioria pela aprovação no Congresso Nacional”.  As informações são do Congresso em Foco.

O governo Lula (PT) lançou uma ofensiva para tentar atrair emendas parlamentares a fim de financiar sua principal vitrine, o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). As estratégias incluem a garantia de que o recurso das emendas não será contingenciado e mesmo contrapartidas federais, do tipo “pague 2, leve 3” – modelo pelo qual o Executivo promete construir um empreendimento a mais para determinada ação abraçada por emenda parlamentar.

As ações sinalizam uma tentativa do governo federal de ter um controle maior sobre o Orçamento da União, após um período de transferência de competência e recursos cada vez maior para o Congresso, principalmente durante os anos Jair Bolsonaro (PL). Emenda é a forma como congressistas enviam dinheiro para financiar obras e projetos em seus redutos eleitorais. O Congresso Nacional tem avançado nos últimos anos para ampliar cada vez mais o valor dessa verba e assumir o controle sobre ela.

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) completou 20 anos de serviços prestados à sociedade pernambucana em prol do profissional de Educação Física. Na noite desta sexta-feira (24), a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) promoveu uma sessão solene em homenagem às duas décadas do CREF12/PE, num evento bastante prestigiado por representantes de diversos segmentos da sociedade.

O presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão, destacou em seu discurso a honra e orgulho de estar participando da sessão solene em homenagem aos 20 anos do Conselho. “Meu sentimento é de gratidão. O segredo do nosso sucesso e das incontáveis conquistas é muito trabalho coletivo, aliado a processos bem definidos, metas, indicadores, descentralização com acompanhamento e monitoramento. É gratificante demais liderar essa revolução que fizemos na educação física de Pernambuco e que repercute em todo o país”, discursou o presidente.