Presidente do Senado aposta em reforma eleitoral mais ampla

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deu pistas de que a minirreforma eleitoral não deverá ser aprovada até 6 de outubro. Isto porque ela precisará ser analisada sem afogadilho. Além disso, Pacheco defendeu uma reforma mais ampla, com o fim da reeleição e dos pleitos de dois em dois anos.

“Acho muito importante que nós possamos entregar para a sociedade um código eleitoral que possa preencher todas as lacunas, que seja claro, que tenha regras boas para o processo eleitoral. Nós não faremos a aprovação disso às pressas ou premidos pela circunstância de tempo de ter que aprovar até dia 6 de outubro para valer imediatamente para a próxima eleição”, disse Pacheco. As informações são do Correio Braziliense.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, recebeu as primeiras informações de que os protestos bolsonaristas marcados para 8 de janeiro representavam risco de atos de violência logo após tomar posse no cargo, em 2 de janeiro.

Apenas na véspera da depredação nas sedes dos três Poderes, no entanto, Rodrigues informou à Secretaria de Segurança do Distrito Federal que a área de inteligência da corporação havia identificado a possibilidade de a manifestação tentar invadir prédios públicos e impedir o funcionamento das instituições. As informações são da Folha de S.Paulo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que “tudo tem seu tempo” e que “não tem pressa” para escolher o próximo procurador-geral da República (PGR), com a saída de Augusto Aras, e o substituto de Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois deixam as respectivas funções no fim deste mês.

Sobre a vaga na Suprema Corte, o mandatário declarou ainda que a questão de gênero “não é mais um critério”, e que a cor da pele também não deve influenciar a decisão. O petista tem sido pressionado a não diminuir a representatividade feminina no plenário do STF. As informações são do Metrópoles.

Caruaru - Super Refis

Em reunião com os senadores Rogério Carvalho (Sergipe) e Jaques Wagner (Bahia), hoje, em Brasília, os governadores do Nordeste voltaram a questionar alguns tópicos da Reforma Tributária em tramitação no Senado Federal.

O principal diz respeito à governança do Conselho Federativo, que ficará responsável por distribuir os recursos do tributo criado pela reforma.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Natal Encantado 2025

Liderado pela primeira mulher a entrar na disputa pela presidência do Crea em Pernambuco, Roberta Meneses, o Grupo Inclusão & Credibilidade promove, na próxima sexta-feira (29), às 19h, no restaurante Sal e Brasa, na Imbiribeira, jantar de adesão que marca o lançamento da campanha dos seus candidatos nas eleições gerais do Sistema Confea/Crea-PE e Mútua-PE deste ano. O pleito ocorre de forma virtual, das 8h às 19h, em 17 de novembro.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Com a meta de ajudar os camaragibenses a conseguirem os postos de trabalho que estão sendo disponibilizados por empresas que atuam na cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Camaragibe lançou, hoje, a versão itinerante do programa “Emprega Mais Camará”.

Na prática, a prefeitura vai atuar como indutora do preenchimento desses postos de trabalho, aproximando os camaragibenses das empresas que precisam contratar colaborares, ou de forma fixa, ou de forma temporária para o período de fim de ano; tudo respeitando o perfil desejado pelo empregador e a característica e formação do candidato à vaga.

Ipojuca - Acerte as contas

O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe) alertou aos trabalhadores que o pagamento do retroativo do piso da enfermagem em Pernambuco, marcado para a próxima sexta (29), virá com inconsistências. O anúncio ocorreu após reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SAD), nesta segunda-feira (25). Um ato foi realizado em frente à sede do órgão, situado no bairro do Pina, no Recife.

Apesar do Satenpe não ter sido convidado pelo Governo do Estado para estar na mesa de negociação, mesmo com reconhecimento na justiça para representar a enfermagem de nível médio, a entidade sindical participou do encontro que tratou sobre a implementação do piso diante da pressão dos trabalhadores.

Durante realização da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, hoje, em Brasília, os nove governadores da região assinaram Memorando de Entendimento com o Banco Mundial. O documento possibilita tornar o Nordeste em um hub internacional de fontes de energia renováveis.

“Esse memorando estabelece uma parceria importante porque sabemos do potencial que o Nordeste tem para a geração de energias limpas e renováveis. Neste momento de transição, nossa região poderá ser a grande protagonista na produção de hidrogênio verde”, declarou o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, durante o momento, que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, gastou R$ 209,9 mil com o cartão corporativo do Senado desde 2015, quando assumiu o cargo.

O dinheiro foi gasto com passagens, material de consumo, serviços de terceiros, entre outros. No Portal de Transparência, porém, não há informação sobre para quem foram os pagamentos. O Senado só começou a publicar as notas fiscais no site a partir de 2023. As informações são do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.