O neosocialista do dinheiro na cueca

Na edição da Folha de Pernambuco de amanhã, o desespero do PSB. Crescendo para baixo como rabo de cavalo, o partido aceitou até a filiação de um senador flagrado com dinheiro na cueca.

O presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontraram na Casa Branca, residência oficial do governo norte-americano, no fim da tarde de hoje, no horário de Washington (duas horas a menos que Brasília).

No início do encontro, em momento aberto à imprensa, Lula e Biden fizeram uma defesa da democracia e ressaltaram a importância de uma parceria entre os dois países no combate às mudanças climáticas.

A reunião de Lula e Biden carrega o simbolismo de os dois presidentes terem visto, após suas eleições, ataques de oposicionistas às sedes de poderes da República.

No caso de Biden, foi o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. No Brasil, o 8 de janeiro de 2023, com depredação da Praça dos Três Poderes. “Nós agora temos alguns problemas para trabalharmos juntos”, afirmou Lula para Biden. “Primeiro, nunca mais permitir que haja um novo capítulo do Capitólio. E que nunca mais haja o que aconteceu no Brasil, com a invasão do Congresso Nacional, do palácio do Presidente e da Suprema Corte.”

Lula também agradeceu a Biden pelo “reconhecimento” de sua vitória nas eleições e posse como presidente do Brasil. Também agradeceu pela “postura em defesa da democracia”. Clique aqui e confira a matéria completa do portal G1.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, participou, hoje, de um encontro de planejamento estratégico com o Conselho Empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF/ FIEPE). A reunião contou com a presença do presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, e do diretor regional, Albânio Venâncio. Este foi o primeiro encontro institucional do chefe do executivo municipal com os representantes do setor industrial.

Durante a conversa, o prefeito ressaltou o novo momento de crescimento e pujança em Petrolina, destacando o trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal e fazendo uma projeção para 2023. Simão reforçou que somente no ano passado foram investidos mais de R$ 450 milhões na cidade.

Após citar grandes obras, entre elas a construção do “Hospital da Criança”, a reforma e ampliação do Centro de Convenções, a entrega de mais de 1.200 ruas pavimentadas e a duplicação da BR-407, que já deve iniciar no próximo mês, o gestor destacou que os investimentos na estruturação da cidade têm atraído novas empresas, alavancado o setor na região e influenciando da geração de empregos.

“Petrolina vive um momento ímpar e diferenciado. Estamos preparando a cidade para os próximos 20 anos e na esteira desses avanços, a economia vai junto. Estou aqui para ouvir e colocar toda a gestão municipal à disposição para participar das discussões e planejamento com o setor industrial e que possamos pensar juntos no desenvolvimento de Petrolina”, concluiu.

Caro Magno Martins,

Li a nota assinada pela cantora Fabiana Pimentinha, publicada no seu Blog, sobre a recusa ao convite feito pela Prefeitura de Jaboatão para ela se apresentar na programação oficial do Carnaval do município.

Respeito Fabiana pela sua história no cenário musical, porém nós do Conselho de Cultura do município do Jaboatão somos testemunhas da valorização que a Prefeitura, particularmente o prefeito Mano Medeiros, tem dado aos artistas jaboatonenses.

O Carnaval deste ano é mais um exemplo disso, tanto que das 200 apresentações que acontecerão no período da folia, 180 serão com cantores e grupos de Jaboatão. Para que vários artistas pudessem ser contemplados, a gestão municipal estabeleceu um limite do cachê, que está dentro do planejamento orçamentário e em acordo com os cantores e grupos contratados.

Jaboatão há muito tempo não tem Carnaval, e a Prefeitura tomou a decisão de retomar a festa com polos espalhados na cidade, durante os quatro dias, além de apoiar as prévias que já começam neste sábado. E, repito, dando total espaço a quem faz a cultura de Jaboatão.

Lamentamos a postura de Fabiana Pimentinha, por não entender este momento de retomada do Carnaval da nossa cidade e a contribuição que a classe artística pode dar.

Tony Borba de Melo – presidente do Conselho Municipal de Cultura do Jaboatão dos Guararapes

Do JC Online

A tarefa é extremamente árdua. Sempre foi e, agora, é ainda mais. Mas alguém terá que enfrentar os inúmeros problemas do Metrô do Recife, sistema essencial ao transporte público da Região Metropolitana do Recife e que sofre com um déficit anual – apenas de custeio, vale ressaltar – da ordem de R$ 300 milhões.

E o nome do futuro superintendente já está sendo trabalhado nos bastidores. A expectativa é de que, se o senador pernambucano Humberto Costa (PT-PE) conseguir se sobrepor à força do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o nome cotado seria o do ex-vereador e ex-secretário Dilson Peixoto, petista de carteirinha.

Dilson Peixoto está como assessor legislativo do senador Humberto Costa, mas já comandou pastas e órgãos ligados à gestão do transporte público de Pernambuco, como o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) – gestor do sistema de ônibus da RMR – e a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) – que gere os ônibus intermunicipais da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Além disso, também comandou a antiga Secretaria de Serviços Públicos do Recife na época em que a capital enfrentou a retirada dos antigos Kombeiros, motoristas que faziam o transporte de passageiros na capital usando as inadequadas Kombis.

E foi, na segunda gestão do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco. Além de vereador e deputado estadual pelo PT. Ainda integra o setorial de transporte do PT.

Se o nome de Dilson Peixoto vingar para a Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, a leitura que se pode fazer é de que será mais difícil desengavetar o projeto de privatização do Metrô do Recife, engavetado por Paulo Câmara após pressão dos metroviários e devido às Eleições 2022, quando o PSB tentava eleger o candidato do partido ao governo de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora e compositora Nena Queiroga ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem atuado diretamente para emplacar aliados no comando de estatais cobiçadas por União Brasil, MDB e PSD. Houve interferência de Lula, até agora, na escolha dos presidentes dos Correios, Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.), Banco do Nordeste e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgãos públicos vinculados a ministérios chefiados por esses três partidos.

Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a queda de braço entre a Presidência da República e os ministros tem atrasado as nomeações dos presidentes e diretores de algumas dessas estatais. O desfecho, no entanto, tem sido favorável aos nomes escolhidos por Lula. As informações são do blog da Julia Duailibi

Foi o que aconteceu nos Correios. Em uma decisão pessoal, Lula escolheu o advogado Fabiano Silva, ligado ao PT e coordenador do Grupo Prerrogativas. O nome dele já foi aprovado pelo Conselho de Administração dos Correios. A nomeação, no entanto, demorou para acontecer porque o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do União Brasil, queria emplacar um nome dele.

Segundo assessores do Planalto, Juscelino só cedeu porque se viu enfraquecido internamente após a publicação de reportagens no jornal “O Estado de S. Paulo” com indícios de que ele usou verbas do orçamento secreto em benefício próprio ou de familiares.

O governo vê os Correios como um órgão estratégico. Fabiano Silva terá como tarefa reestruturar o órgão e impedir qualquer tentativa de se levar adiante a privatização da estatal.

No segundo Sextou carnavalesco, com a temática do frevo, a convidada de daqui a pouco é a cantora e compositora Nena Queiroga, considerada a Rainha do Carnaval pernambucano. É autora de vários frevos, entre eles “Chuva de Sombrinhas”, em parceria com o cantor André Rio.

O Sextou vai ao ar logo mais, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, integrada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia, tendo como cabeça de rede a 102,1 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link em destaque acima do Frente a Frente ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Caro Magno,

Esta noite, não consegui dormir. Em 40 anos de carreira artística, conforme o amigo sabe comecei ainda bem criança, a injustiça a qual fui vítima recentemente me deixou muito triste.

Moro em Jaboatão dos Guararapes há 35 anos, só patrimônio vivo cultural de Jaboatão, tenho título de cidadã jaboatonense, e o prefeito me deixou de fora do carnaval da cidade. Ontem, ele me ligou oferecendo uma proposta vergonhosa para me apresentar no município.

Para quem não sabe, existe um valor de cachês oficial dos artistas pernambucanos, não podemos baixar esse valor, sob pena de ter problemas de comprovação. Mas, mesmo assim, o prefeito Mano Medeiros me desconsiderou gravemente, me oferecendo uma proposta esdruxula.

Peço ao amigo que divulgue a minha indignação com a atual gestão e o descaso com que ela trata os artistas locais.

Fabiana Pimentinha – cantora e compositora

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou, hoje, para a Justiça Federal do DF sete pedidos de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por ataques ao tribunal e ministros da Corte.

Cinco pedidos de apuração foram apresentados em 2021 ao Supremo por declarações de Bolsonaro às vésperas e durante as comemorações do 7 de Setembro.

Parlamentares e entidades acionaram o Supremo sob argumento de que as falas “amplificam e reverberam a retórica antidemocrática e golpista”, conduta que pode caracterizar crime.

Cármen Lúcia afirmou que, como Bolsonaro não foi reeleito e não tem mais nenhum mandato, ele deixa de ter foro privilegiado na Corte. Portanto, não cabe mais ao Supremo avaliar os pedidos de investigação.

“Consolidado é, pois, o entendimento deste Supremo Tribunal de ser inaceitável em qualquer situação, à luz da Constituição da República, a incidência da regra de foro especial por prerrogativa da função para quem já não seja titular da função pública que o determinava”, escreveu a ministra.

Cármen Lúcia afirmou ainda que “a expiração do mandato no cargo de Presidente da República e a não ocupação de outro cargo público pelo requerido, que pudesse atrair a competência deste Supremo Tribunal Federal, faz cessar a competência penal originária desta Casa para o processamento deste e de qualquer feito relativo a eventuais práticas criminosas a ele imputadas e cometidas no exercício do cargo e em razão dele desde 1º.1.2023”.

São os primeiros pedidos de investigação que o STF envia para a primeira instância. Bolsonaro é alvo de cinco inquéritos que estão no STF sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que investigam desde a suposta divulgação de fake news até o possível incentivo a atos golpistas, que culminaram nos ataques de 8 de janeiro.