Ao se despedir da presidência do TSE, Fachin lembra ações contra fake news e defende sistema eleitoral

O ministro Edson Fachin, que se despediu da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) hoje, fez um discurso em que defendeu a urna eletrônica e lembrou ações de sua gestão no combate a informações falsas. Fachin assumiu o comando do TSE no dia 22 de fevereiro. Seu mandato na corte eleitoral termina neste mês. Na semana que vem, assumirá a presidência o ministro Alexandre de Moraes.

Ao longo de sua gestão, Fachin foi alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro e apoiadores, que levantaram, sem provas, suspeitas já desmentidas sobre o sistema eleitoral e sobre as urnas eletrônicas. Em seu discurso, Fachin não mencionou um episódio específico de ataques ao sistema eleitoral. Ele ressaltou que, ao longo do mandato, se dedicou a buscar a paz para as eleições de outubro.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Registrado pelo União Brasil como candidato a federal e não estadual, como é o seu propósito, o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, deu entrada em um recurso no Tribunal Regional Eleitoral para ter o direito de disputar uma vaga na Alepe e conseguiu. Veja!

Toritama - Tem ritmo na saúde

O partido Solidariedade emitiu, há pouco, uma nota de repúdio contra as fake news sofridas pela candidata ao Governo de Pernambuco pela legenda, Marília Arraes. Uma matéria veiculada, ontem, em blogs do Estado, dizia que Marília implantaria, no seu primeiro dia de Governo, a linguagem neutra e a ideologia de gênero nas escolas públicas. Tanto a candidata quanto o partido negam essa afirmação. Confira a nota na íntegra abaixo:

O Solidariedade de Pernambuco refuta e repudia, mais uma vez, nova tentativa de atingir nossa candidata ao governo, Marília Arraes através de notícias falsas plantadas em páginas criadas e patrocinadas por adversários e/ou difundidas em redes sociais.

Caruaru - Super Refis

O namorado da administradora Renata Alves Costa, de 35 anos, suspeito do assassinato dela, foi preso, hoje, em Natal, no Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Civil, o homem, identificado por parentes da vítima como João Raimundo Vieira da Silva de Araújo, foi capturado no aeroporto da cidade. As informações são do G1/PE.

O crime aconteceu no sábado, dentro de um apartamento em Campo Grande, na Zona Norte do Recife. O corpo dela foi encontrado na tarde de domingo, com um tiro na testa. Desde então, a polícia passou informar que o namorado da vítima era o principal suspeito do crime.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), em plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirma que, se for eleito, pretende mudar a política de preços da Petrobras. Ele também defende a criação de um programa de renda mínima, que concentre os diversos

O documento tem 26 páginas e lista objetivos gerais que Ciro pretende alcançar caso seja eleito presidente, como: reduzir a pobreza e a desigualdade, combater a violência e diminuir os índices de desemprego e informalidade.

Palmares - Natal Encantado 2025

O candidato ao governo do Estado Miguel Coelho firmou, hoje, um importante compromisso com a proteção ambiental. O ex-prefeito de Petrolina assinou a Carta com Diretrizes para a Ambição Climática para os candidatos de 2022. Miguel ainda recebeu o Plano Nordeste Potência de mais água, emprego e energia sustentáveis para o Brasil.

O material foi construído por quatro organizações civis brasileiras, dentre as quais o Centro Brasil no Clima (CBC), e será distribuído para candidatos a governador em todo o Brasil. Miguel Coelho recebeu os documentos das mãos de Guilherme Syrkis, diretor-executivo do CBC. O objetivo é promover o debate público sobre a recuperação econômica pós-pandemia no Nordeste sob bases verdes, justas e inclusivas, em um sistema que traga benefícios para todos os nichos da sociedade.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Eudson Catão*

Marília Arraes é a pessoa certa, na hora certa, para virar a página e tirar do poder um grupo que se encastelou no Governo, criando um novo tipo de coronelismo.

Como Arraes, Lula e Eduardo, Marília tem capacidade de articular, de unir mesmo os divergentes, tendo como objetivo fazer da política instrumento de transformação a serviço do povo, que mais precisa do poder público.

Ipojuca - Acerte as contas

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, seguir o voto da desembargadora eleitoral substituta Virgínia Gondim Dantas e manteve decisão de multar o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) em R$ 15 mil por propaganda eleitoral antecipada. Entre os meses de março e abril deste ano, o deputado fez publicar 40 outdoors, em 13 municípios, onde aparece ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, sob o slogan “Sempre Juntos por Pernambuco”. Ainda cabe recurso ao TSE.

A relatora argumentou que o uso da frase de efeito, da figura de um político proeminente como o presidente, e a proximidade das eleições configura propaganda antecipada, já que o período determinado pela lei para realização de manifestações deste tipo se inicia em 16 deste mês. As informações são da assessoria do TRE-PE.

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, hoje, condenar o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o procurador João Vicente Romão a ressarcir os cofres públicos por dinheiro gasto pela força-tarefa da Lava Jato com diárias e passagens.

Para Dantas e o subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, houve irregularidades nos pagamentos das diárias e das passagens em razão do dano aos cofres públicos. O ressarcimento deverá ser de R$ 2,8 milhões.

A decisão do Governo do Estado de recolher máquinas sem executar serviços de recuperação de estradas e acessos a comunidades que foram afetadas pelas chuvas do início de julho, no Agreste e Mata Sul, indignou o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB). Para ele, a conduta só reforça o descaso com a população e o caráter marqueteiro das supostas ações da gestão estadual.

“Agiram como agem no tal plano denominado de retomada. Aparecem, fazem anúncios, mas não executam nada. Só enganam o povo. Em relação aos estragos das chuvas, foi a mesma enganação”, diz, acrescentando que vai entrar com pedido de informação sobre os contratos feitos para a prestação de serviço junto aos municípios atingidos. “O povo de Pernambuco, em especial os moradores das áreas afetadas, precisam saber quais empresas foram contratadas e quanto de dinheiro público foi utilizado nos contratos”, frisa.