Defesa agora diz que só servidor participaria de votação paralela com urna-teste e cédulas de papel

O Ministério da Defesa afirmou que a proposta de levar uma “votação paralela” para as seções eleitorais em 2 de outubro, como forma de melhorar a testagem de segurança das urnas eletrônicas, não vai exigir que eleitores votem também à mão em cédulas de papel e numa segunda urna, exclusiva para testes. A informação contradiz o próprio ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Em audiência pública no Senado, o ministro afirmou, na última quinta-feira, que tanto eleitores quanto funcionários da Justiça Eleitoral poderiam, participando do procedimento de segurança sugerido pela pasta, registrar votos à mão, em cédulas de papel, para conferência com o boletim de uma urna-teste. As informações são do Estadão.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O engenheiro e pré-candidato a deputado federal Eduíno Filho aceitou o convite da presidente do PSDB de Pernambuco, Raquel Lyra, e vai presidir a Juventude do partido no estado.

Eduíno Filho é uma jovem liderança do Sertão do estado, tem 30 anos e é formado em Engenharia Mecânica da Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, declinou, ontem, de um convite do presidente Jair Bolsonaro para que comparecesse, na próxima segunda-feira, a um encontro com embaixadores, no Palácio da Alvorada.

Por “dever de imparcialidade”, já que preside a Justiça Eleitoral, Fachin informou que não pode comparecer a eventos organizados por candidatos ou pré-candidatos — Bolsonaro é pré-candidato à reeleição. As informações são do G1.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Na manhã deste sábado, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), comandou mais uma etapa de plantio do Parque Verde, localizando entre o São Geraldo e a Cohab I, que ao final contará com 7.500 m² e se insere em um programa ainda mais que contemplará toda a cidade com novas áreas verdes.

Hoje, foram plantadas mudas de ipê, fruteiras, entre outras plantas que já estão transformando a realidade da área e das pessoas.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha foi absolvido da acusação de tentativa de obstrução de investigações do MPF (Ministério Público Federal). A decisão é do desembargador Ney Bello e foi confirmada pela 3ª Turma do TRF-1. Eis as íntegras das decisões de Ney Bello e da 3ª Turma.

O caso ficou conhecido como “Quadrilhão do MDB” e passou a ser investigado depois que vazou uma gravação em que o então presidente Michel Temer (MDB) disse a frase “tem que manter isso, viu?” ao empresário Joesley Batista. As informações são do Poder360.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Câmara dos Deputados inicia a partir da próxima segunda-feira o período de recesso parlamentar, que vai até o dia 31 de julho. Com a chegada do período eleitoral, a expectativa é que os parlamentares realizem um esforço concentrado para a votação de matérias logo na primeira semana de retorno aos trabalhos, na semana de 1º a 5 de agosto.

Segundo o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), uma das propostas que pode ser votada pelos deputados é a que trata do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre as coberturas dos planos de saúde. A proposta, contudo, depende da construção de um acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). As informações são da Agência Brasil.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O pré-candidato ao governo de Pernambuco Miguel Coelho acompanhou, na tarde deste sábado, as celebrações em louvor à Nossa Senhora do Carmo, no Recife.

O ex-prefeito filiado ao União Brasil teve a companhia na missa e na procissão de Alessandra Vieira, pré-candidata a vice-governadora, e do ex-ministro da Educação e pré-candidato a deputado federal, Mendonça Filho.

Durante ato realizado em uma casa de recepções na cidade de Carpina, na Mata Norte, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira, criticou o governador Paulo Câmara (PSB) por conduzir o estado à liderança nacional no ranking do desemprego e defendeu medidas voltadas à interiorização do desenvolvimento como meio de estímulo à atração de investimentos.

Entre as alternativas, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes destacou o fim da prorrogação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef).

Foi com muita emoção e devoção à Nossa Senhora do Carmo que Marília Arraes, pré-candidata ao Governo de Pernambuco, participou da missa campal realizada, na tarde deste sábado, na Basílica do Carmo, no Centro do Recife, em homenagem à padroeira da capital pernambucana.

Celebrada por Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, a missa foi acompanhada por milhares de fiéis, que participaram desse importante momento religioso após dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19, sem a realização da missa e da procissão.

Em meados de 2021, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira organizaram uma audiência reservada entre o presidente Jair Bolsonaro e a senadora Kátia Abreu (Progressistas). Era o início de um movimento político suprapartidário que reunia, além do próprio chefe do Executivo, apoios das bancadas de pelo menos cinco legendas para garantir o número de votos suficientes no Senado e eleger a parlamentar à vaga que seria aberta no TCU. A mobilização não era por acaso.

Desde o impeachment de Dilma Rousseff, quando uma decisão do tribunal forneceu o arcabouço jurídico das pedaladas fiscais que resultaram na deposição da petista, manter boas relações com a Corte e seus integrantes tornou-se imperativo. Foi mirando nisso que o nome de Kátia Abreu havia recebido as bênçãos do bolsonarismo. Mas havia outros interesses em jogo, outros grupos políticos que se mostrariam mais bem articulados, elegendo para o cargo o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), impondo uma inesperada derrota ao governo. As informações são da Veja.