Victor Marques recebe a missão de redesenhar o secretariado do Recife sem saber se Raquel Lyra vai continuar cedendo servidores

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

Com a decisão do prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), de criar um grupo de trabalho para coordenar a formatação da nova gestão municipal, o vice-prefeito eleito, Victor Marques (PDdoB), que lidera o grupo, vai enfrentar sua primeira dor de cabeça com o Governo do Estado.

Ocorre que não é possível determinar se a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vai continuar cedendo funcionários estaduais à Prefeitura a partir de 2025.

A medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o assunto, aprovada no dia 7 de fevereiro deste ano, determinou que os servidores que estivessem em secretarias e secretarias executivas da Prefeitura permanecessem até o final deste ano.

Veja outras postagens

Há mais de 24 horas em crise após a repercussão da frase “Faz sem ela saber”, em que sugeriu um procedimento de laqueadura sem o consentimento de uma paciente, a governadora Raquel Lyra (PSD) vem precisando recorrer a apoios artificiais para tentar gerar uma onda positiva. Nas redes sociais, robôs vêm sendo utilizados para elogiar a governadora em comentários de postagens sobre o tema, já que a maioria dos posicionamentos orgânicos tem sido de decepção e indignação em todo o país.

Perfis com poucos ou nenhum seguidor e sem registros de postagens, características que indicam a finalidade para uso robotizado, vêm sendo usados para fazer comentários com corações roxos ou com o número da candidata, gerando um apoio que não existe e que não se reflete em votos. Parte dessas páginas exibe conteúdos religiosos ou atrelados ao bolsonarismo.

Em paralelo a essa tentativa de reverter a crise, a imagem pública de Raquel vem derretendo. No primeiro dia útil após a repercussão do caso, a imprensa nacional entrou em peso na cobertura do assunto, com análises e falas de decepção. Nas redes sociais, também segue a onda de posicionamentos de autoridades, jornalistas e ativistas dos direitos das mulheres.

Cantor, compositor, produtor e um dos maiores nomes da música sertaneja, Rick Sollo morreu, aos 59 anos, após o helicóptero em que estava cair em Santa Catarina. A informação foi confirmada ao portal Metrópoles pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Além do cantor, também morreram o empresário Bruno Avelar, o videomaker Paulo Soares, o piloto e o copiloto, cujas identidades ainda não foram confirmadas. “Agora, [os agentes] iniciarão os esforços para resgatar as vítimas – sem vida, para que a Polícia Científica possa realizar as perícias devidas e os órgãos competentes realizem as investigações necessárias”, diz comunicado da instituição.

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

A delegação dos Estados Unidos presente na 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) não aplaudiu, em momento algum, o discurso do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do portal G1.

No momento do discurso estavam presentes: Howard Lutnick, secretário do Comércio dos EUA; Jamieson Greer, representante de Comércio dos EUA; e Scott Bessent, secretário do Tesouro. O presidente americano Donald Trump não estava no salão.

Caruaru - Minha rua nova

O deputado estadual Cayo Albino (PSB) denunciou problemas estruturais na Escola Técnica Estadual Ariano Suassuna, em Garanhuns, e cobrou providências do Governo de Pernambuco. Segundo o parlamentar, estudantes relataram que parte do teto da unidade estaria desabando e que, mesmo após meses, nenhuma intervenção teria sido realizada.

A entrada principal estaria interditada, enquanto alunos e professores estariam sem acesso à biblioteca. Ainda de acordo com a denúncia, um trecho do teto teria se desprendido próximo a um professor. Albino afirmou ter formalizado a cobrança ao Governo do Estado e questionou a demora para solucionar os problemas. Confira!

Ipojuca - Na palma da sua mão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender a soberania dos países e o princípio da não interferência em assuntos internos, no discurso de abertura do debate geral da 81ª Assembleia Geral da ONU. As informações são do portal G1.

“Este Conselho [de Segurança da ONU] agora deve se debruçar sobre temas determinantes sobre o futuro da humanidade. Somos chamados a optar entre o multilateralismo e o unilateralismo. Soberania ou subordinação?”, afirmou Lula.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

 O Correio da Manhã está finalizando mais uma rodada do levantamento que faz desde as eleições municipais agregando as pesquisas mais recentes em cada estado para ter um panorama de como anda a disputa. Preliminarmente, é possível se afirmar, no entanto, como está a disputa para o Senado. E ela aponta para um quadro bastante acirrado entre governo e oposição quanto à composição dos dois terços de senadores que serão renovados no ano que vem.

Com base nas pesquisas mais recentes encontradas nas 27 unidades da Federação, podem vir a ser eleitos até 38 senadores oposicionistas. E 36 alinhados ao governo. Oito declaram uma posição independente. Esse número, naturalmente, é bem maior do que a quantidade de senadores (dois por estado) que será eleita, porque há muitos casos de empate. A mesma disputa apertada na corrida presidencial se repete para o Senado.

Em termos de partido, o PL de Flávio Bolsonaro como candidato a presidente, aparece com a maior chance de eleger senadores. Pode chegar a até 18. O PT pode eleger até 11 senadores. Mas, se vier a ser reeleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta a força pendular do MDB, que também pode eleger até 11. No caso, com alguns nomes declaradamente aliados de Lula, como Renan Calheiros (AL) ou Eduardo Braga (AM). Lula tem ainda aliados em partidos do Centrão, como André Fufuca (PP-MA).

Mesmo em alguns estados tidos como mais conservadores, aliados do governo têm chances de eleger senadores. Embora as pesquisas mais recentes apontem avanço dos oposicionistas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, Marcel Van Hatten (Novo) aparece à frente de Manuela D’Ávila (Psol). Mas ela continua com boas chances de se eleger. No Paraná, lidera Deltan Dallagnol (Novo). Mas Gleisi Hoffmann (PT) se coloca no páreo numa situação de empate. No Rio de Janeiro, lidera Benedita da Silva (PT).

Houve, porém, um avanço conservador em Minas e São Paulo. Em Minas Gerais, Marília Campos (PT) lidera, mas em empate na margem de erro com Domingos Sávio (PL) e Carlos Viana (PSD). E em São Paulo, as senadoras governistas Simone Tebet (PSB) e Marina Silva não mais lideram, segundo a Real Time Big Data. Guilherme Derrite (PL) aparece à frente. Simonte Tebet empata com André do Prado (PL).

Mesmo no Nordeste, há alguns movimentos que precisam ser observados. Na Bahia, seguem firmes Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT). Mas em Pernambuco Mendonça Filho (PL) cresceu sobre Humberto Costa (PT), na Real Time Big Data de 16 de setembro. Lidera Marília Arraes (PDT). Mas Mendonça aparece empatado com Humberto Costa.

Por outro, lado as pesquisas mostram crescimento de dois candidatos que colaram de fato suas imagens em Lula. Para o governo no Rio Grande do Norte, aparece em segundo lugar Cadu de Lula (PT). E para o Senado, o segundo nome é Samanta de Lula, atrás de Styvenson Valentin, do Podemos, um nome que faz oposição a Lula.

O Piauí pode reeleger o governador Rafael Fonteles (PT) no primeiro turno. Mas essa vantagem não se reflete de forma tão clara na corrida para o Senado. Ciro Nogueira (PP) está empatado na margem de erro com Marcelo Castro (MDB). Ciro um dia já foi aliado. Mas hoje é um dos principais líderes da oposição. Marcelo Castro é governista.

No Ceará, há uma disputa apertada pelo governo entre o governador Elmano de Freitas (PT) e Ciro Gomes (PSDB). Numa situação inusitada: Ciro é oposição a Lula. Mas seu irmão, Cid Gomes (PSB), que lidera para o Senado, é governo. Também governista, Luiziane Lins (Rede) é a segunda, com o oposicionista Capitão Wagner (União) logo atrás.

Santa Catarina é um dos perfis mais conservadores. Jorginho Mello (PL) pode ser eleito no primeiro turno. Mas Esperidião Amin (PP) pode tirar um Bolsonaro da disputa. Caroline de Toni (PL) lidera, conforme Real Time Big Data de 17 de setembro. Ela tem 24%. Amin está empatado com Carlos Bolsonaro, ambos com 20%.

No Distrito Federal, Michelle Bolsonaro (PL), com 21%, aparece à frente, mas numa situação de empate na margem de erro com Leila do Vôlei (PDT), que tem 18%, segundo a última Datafolha. Leila também empata com Bia Kicis (PL), que tem 15%. Que empata com Erika Kokay (PT), que tem 14%. Anda acirrada a disputa.

Palmares - Forró Mares 2026

Parte do teto da Sala de Saúde do Trabalhador do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, caiu, expondo mais uma vez os problemas estruturais enfrentados pela principal emergência pública de Pernambuco. A engenharia da unidade já foi acionada e esteve no local, mas, segundo informações repassadas à equipe, informou que não dispõe, neste momento, do material necessário para realizar o reparo.

O episódio ocorre em meio à ampla reforma anunciada pelo Governo de Pernambuco para o HR. Em junho deste ano, a governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que a unidade passa pela maior transformação estrutural de sua história, com investimento de cerca de R$ 168 milhões em obras de ampliação e recuperação.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A convidada do podcast ‘Direto de Brasília’ de hoje é a presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (ABRAPEL), Mara Telles. Cientista política e professora da UFMG, Mara vai falar sobre a influência das pesquisas eleitorais, a reta final da campanha, do quadro nacional e a repercussão da crise no judiciário nas campanhas presidenciais.

Helcimara de Souza Telles, conhecida como Mara Telles, é cientista política, professora universitária e pesquisadora na área de comportamento eleitoral. Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é também doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

A Polícia Federal cumpriu, na manhã de hoje, doze mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Mendazes, deflagrada para apurar, em tese, a falsificação de comprovantes de residência e a promoção de transferências fraudulentas de domicílio eleitoral para Belém de Maria, município localizado na Mata Sul do Estado de Pernambuco, no contexto das Eleições Municipais de 2024.

As medidas foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e executadas por equipes de policiais federais em endereços residenciais e institucionais, incluindo dependências da sede de Prefeitura Municipal e de órgãos públicos relacionados aos investigados.

Por Maurício Costa Romão*

Na eleição presidencial de 2024 nos Estados Unidos o economista Paul Krugman, em artigos no New York Times, criticou os analistas e assessores políticos do presidente Joe Biden por aconselharem o então candidato a não enaltecer na campanha os fatos positivos da economia americana no seu governo.

Os artigos tiveram grande repercussão, não tanto pela autoridade do articulista, Nobel de Economia, mas por chamarem a atenção para o inusitado fato de que a assessoria presidencial, “estranhamente”, recomendava ao presidente não reivindicar créditos pelos dados econômicos reais que, de acordo com Krugman, eram sólidos.

O presidente Lula (PT) abre, hoje, os discursos da 81ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A fala ocorre a menos de duas semanas do primeiro turno das eleições brasileiras. Lula deve abordar temas como multilateralismo, soberania e defesa da democracia, além do processo eleitoral brasileiro diante de suspeitas e acusações de interferência estrangeira.

Será a 10ª participação de Lula na Assembleia Geral e seu último discurso do atual mandato. Pela tradição, o Brasil fala primeiro, seguido pelo país anfitrião, representado por Donald Trump. A fala do presidente está prevista para ter início às 10h. As informações são do portal Vero Notícias.

Um dia após reassumir o cargo como prefeito em Belém de Maria, o prefeito Beto do Sargento (PSD) foi alvo, novamente, de uma ação da Polícia Federal. A cidade amanheceu com viaturas e agentes da PF fazendo buscas na casa do gestor. A Polícia Federal também faz buscas na casa de Rolph Casale, ex-prefeito de Belém de Maria, assessor da Casa Civil e aliado da governadora Raquel Lyra.

Beto reassumiu o comando do Executivo municipal no início da noite de ontem, após ter sido afastado por determinação da Justiça Federal em 26 de agosto, em um desdobramento da Operação Mamon, da Polícia Federal. Os motivos específicos da medida não foram divulgados porque o processo tramita em segredo de Justiça. Nas redes sociais, Beto comemorou o retorno ao cargo. “Graças a Deus a verdade foi restabelecida e estamos de volta pra fazer mais pela população”, declarou.