Um projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores de Florianópolis propõe a criação do “Dia do Batman” como uma data oficial no calendário da cidade. O objetivo da proposta é “homenagear o personagem, bem como, tratar da segurança pública do município”, de acordo com o texto do projeto, de autoria da vereadora Maryanne Mattos (PL).
O “Dia do Batman” sugerido pelo projeto é 17 de setembro, data em que a DC Comics, empresa de quadrinhos que possui os direitos sobre o personagem, apresenta um festival anual – o Batman Day. A proposta não prevê o dia como feriado e nem ponto facultativo. As informações são do G1.
Leia maisNa justificativa, a vereadora escreveu que o super-herói “reflete a justiça e se destaca na segurança pública”. Afirmou, ainda, que o Batman se destacaria dos demais heróis por não ter superpoderes.
“O Batman não tem superpoderes, em sua luta contra o crime, ele utiliza uma enorme coleção de equipamentos avançados, veículos extraordinários, seu cérebro privilegiado e técnicas de combate corpo a corpo”, escreveu a vereadora na justificativa.
O projeto foi protocolado na terça-feira (11) e está em fase de instrução na Câmara de Vereadores. A proposta deve entrar em tramitação regular a partir de 26 de julho.
Nas redes sociais, a parlamentar acrescentou que a ideia é valorizar “cidadãos, que de forma voluntária, vestem a fantasia e correm a cidade com projetos muitos legais, com crianças carentes, ações no hospital infantil, entre diversas outras atividades”.
Em uma publicação, ela interage com Renato Bilbao Soares, criador de conteúdo da capital conhecido por se vestir de Batman e realizar ações sociais.
Leia menos