Veja amanhã na Folha: os cenários de 26 sem Lula na reeleição

No Planalto Central e nos seus arredores, não se fala nas eleições municipais do próximo ano, mas já na presidencial de 2026. Se Lula não for candidato à reeleição, até o ministro da Justiça, Flávio Dino, pode entrar na briga. Mais detalhes, amanhã na edição especial em comemoração aos 25 anos de fundação da Folha de Pernambuco.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde

‘Educar para valer!’ Com esse tema, a Prefeitura de Olinda promoveu um encontro com gestores de outros municípios do Estado para debater o contexto da educação entre as cidades. A prefeita Mirella Almeida (PSD) recebeu os colegas de cargo, na manhã de hoje, no Palácio dos Governadores. Um dos nortes que motivou o encontro foi a necessidade de os municípios estarem unidos para melhorar a gestão e as práticas pedagógicas a fim de garantir a alfabetização e a aprendizagem dos alunos.

“Quando Odin (Neves, secretário de Educação de Olinda) trouxe a ideia, eu falei: ‘na hora’. É uma obrigação nossa. Acreditamos que o Estado e o Brasil só vão se desenvolver a partir dos trabalhos dos nossos municípios. A gente precisa avançar todos os dias. Olinda já avançou muito, mas precisamos avançar mais”, iniciou Mirella Almeida.

“Espero que vocês (prefeitos) saiam daqui com o coração sentindo o acolhimento de Olinda. Que possamos sair com a percepção maior do poder transformador da educação. Que isso saia do discurso para a prática”, acrescentou. Além de Olinda, também participaram do encontro: Paulista, Sertânia, Mirandiba, Serra Talhada e Salgueiro.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A cantora e compositora Laura Catarina é a atração do programa Sextou de logo mais, às 18h. Filha do cantor e compositor Vander Lee, desde os 9 anos ela encanta plateias com sua voz marcante.

Laura lançou, recentemente, o seu primeiro álbum no qual interpreta os sucessos do pai, como ‘Românticos’, ‘Esperando aviões’, ‘Pensei que fosse o céu’, ‘Alma nua’ e ‘Do Brasil’, que celebra a importância do sertão e do trabalhador rural para o país, defendendo que o desenvolvimento urbano depende da valorização do campo.

O Sextou vai ao ar daqui a pouco, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente em destaque acima.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura de Pedra, no Agreste, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) reforçaram, nesta semana, um apelo conjunto para impedir o fechamento do cartório da cidade, cuja extinção foi determinada pela Resolução nº 497/2025 do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Em publicação nas redes sociais, a gestão municipal destacou que a medida trará prejuízos diretos à população, especialmente aos moradores da Zona Rural, que passariam a depender da estrutura eleitoral de Arcoverde, distante cerca de 90 quilômetros por estradas de difícil acesso.

No ofício encaminhado ao ministro Floriano de Azevedo Marques Neto, relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a OAB-PE e o Conselho Federal da OAB classificaram o rezoneamento como um procedimento conduzido sem transparência e sem participação pública. A entidade aponta que não houve edital, audiência pública ou divulgação dos estudos técnicos que embasaram a decisão, o que viola os princípios da publicidade e da motivação administrativa. Confira abaixo o oficio encaminhado pela OAB-PE.

Ipojuca - Acerte as contas

A Polícia Federal realizou novas mudanças nos comandos regionais e trocou os superintendentes em Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje. Em Pernambuco, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti foi dispensado e substituído por Adriana de Vasconcelos. No Rio Grande do Sul, sai Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues e entra Alessandro Maciel Lopes.

No Distrito Federal, José Roberto Peres deixou o cargo. Alfredo José Junqueira assume a superintendência responsável por investigações sensíveis da PF. Em Santa Catarina, o comando passa a Edson Geraldo de Souza. As mudanças foram assinadas pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, e fazem parte de uma reorganização interna da corporação. As informações são da Revista Oeste.

O deputado estadual Edson Vieira (União) esteve, ontem, na Capital do Jeans, onde se reuniu com o prefeito Sérgio Colin (PP) e com os vereadores Doutor do São João, Ferreirinha e Valmir da Saúde. Durante o encontro, o parlamentar anunciou a destinação de uma emenda impositiva de R$ 200 mil para o município de Toritama, voltada ao fortalecimento das ações da Guarda Municipal, trânsito e saúde.

“Essa é uma cidade que representa trabalho e desenvolvimento no nosso Agreste. Tenho um carinho enorme por Toritama e sigo contribuindo com ações concretas que melhorem a vida das pessoas. Quero parabenizar o Prefeito Sérgio pelo excelente trabalho à frente do município e reafirmar, podem contar comigo”, destacou Edson Vieira.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios restabeleceu, de forma provisória, os efeitos da convenção estadual do MDB realizada em 24 de maio, permitindo que o atual presidente da legenda, Raul Henry, retome o comando do partido em Pernambuco.

A decisão, assinada pelo desembargador Arquibaldo Carneiro, suspendeu a liminar da 6ª Vara Cível de Brasília que havia anulado a eleição do diretório estadual após acusações de irregularidades feitas pelos diretórios municipais de Bodocó e Paulista.

Ao analisar o agravo apresentado pelo MDB estadual, o relator entendeu que não havia urgência suficiente para manter a suspensão da direção eleita, especialmente porque a ação contestando a convenção foi ajuizada seis meses após sua realização. Confira a íntegra do documento abaixo: