TSE pode barrar candidatura de Marco Barreto à Prefeitura de Joaquim Nabuco

Após o falecimento do prefeito de Joaquim Nabuco, Charles Batista, Marco Barreto, ex-deputado estadual e ex-prefeito do município, foi apontado como potencial candidato nas próximas eleições. No entanto, Barreto, atualmente filiado ao partido da governadora Raquel Lyra (PSDB), enfrenta desafios legais significativos para viabilizar sua candidatura.

Marco Barreto é pai de Neto Barreto, que exerceu o cargo de prefeito de Joaquim Nabuco até 2021, quando foi afastado por cassação durante seu segundo mandato consecutivo. De acordo com a legislação eleitoral, a candidatura de Marco Barreto seria vista como uma continuidade do mesmo grupo familiar no poder, o que é proibido pela Constituição Federal. Essa regra busca evitar a perpetuação de uma mesma família na administração pública.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já estabeleceu, em caso semelhante, que a cassação do titular do mandato por práticas ilícitas, não impede que o período seja contado como mandato efetivo. Assim, eleger Marco Barreto em 2024 configuraria um terceiro mandato consecutivo pelo mesmo núcleo familiar, contrariando o princípio constitucional da alternância de poder.

Veja outras postagens

O prefeito Rodrigo Pinheiro vai batizar a nova Feira de Gado de Caruaru com o nome do empresário caruaruense do setor têxtil Fernando Bernardino de Lucena, falecido em 2008. Lucena teve forte ligação com a história do empreendedorismo local com a tradicional feira da cidade.

As obras da nova estrutura já começaram em um terreno próximo à CEACA. De acordo com a gestão municipal, o equipamento deve oferecer mais conforto, comodidade e segurança aos frequentadores. A prefeitura afirma que a iniciativa também busca valorizar a memória de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e fortalecer a tradição da feira de gado.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

Familiares do ex-deputado estadual Ciro Coelho informaram que ele passou por uma cirurgia de grande porte após o acidente sofrido ontem (24) na BR-428, em Cabrobó. Segundo o relato, houve um rompimento no intestino na área da bariátrica previamente realizada, com perda significativa de sangue. Os médicos estancaram os sangramentos, desfizeram a bariátrica, recuperaram as alças intestinais e realizaram uma colostomia. O quadro é descrito pela família como “muito grave e delicado”; Ciro permanecerá entubado e sedado por dois dias na UTI, em observação.

A atualização ocorre após o Hospital da Unimed, em Petrolina, informar que o paciente havia sido operado e seguia estável na terapia intensiva. O acidente, que envolveu uma caminhonete e um carro de passeio, resultou na morte de Rita Danielle, nora de Ciro Coelho. As circunstâncias da colisão continuam sob investigação.

O filho do ex-deputado, José Antônio (Zé) Coelho, também ferido na batida, quebrou um dedo do pé e passou por cirurgia. De acordo com a família, ele passa bem após o procedimento.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Por Heron Cid – Mais PB

Merval Pereira, em O Globo, sobre o fim melancólico do PSDB, partido que governou duas vezes o Brasil: “Quando for escrita a história deste período, vai-se descobrir que ele foi uma fracassada tentativa de exercício do poder pelos social-democratas. O que vinha a ser esse poder, não se sabe direito. Sabe-se contudo, que o ocaso dos tucanos coincide com uma polarização pobre, pedestre e primitiva.”

Pela primeira vez desde sua fundação, em 1988, o PSDB não governará nenhum dos 26 Estados nem o Distrito Federal. O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, era o último da sigla à frente de uma unidade da Federação. Ele filiou-se, na última semana, ao PP. Os governadores Raquel Lyra (Pernambuco) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) já haviam trocado o partido pelo PSD um pouco antes neste ano de 2025. Eles haviam sido eleitos pelo PSDB em 2022.

Os tucanos chegaram a vencer em 8 Estados em 2010, seu auge. O primeiro governador tucano eleito foi Ciro Gomes (CE), em 1990. A saída do governador sul-mato-grossense não foi uma surpresa. Ele já havia sinalizado que desejava deixar o partido e estava sendo cortejado pelo PSD e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. O PSDB teve seus melhores desempenhos nos Estados quando o PT esteve no poder, de 2003 a 2016. Soube aproveitar sua situação como oposição. Ganhou terreno em regiões mais conservadoras.

Em São Paulo, os tucanos venceram todas as eleições para o governo de 1994 até 2018. Perderam em 2022 para Tarcísio de Freitas (Republicanos), que teve o apoio de Bolsonaro. Os tucanos tiveram seus tempos de glória no fim do século 20. Governaram o Brasil por 2 mandatos, com Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Tiveram uma das maiores bancadas do Congresso Nacional e chegaram a comandar 18% das cidades brasileiras.

A condenação da TV Guararapes pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por dano moral coletivo, divulgada hoje, neste blog, está relacionada a práticas adotadas pela antiga gestão da emissora, quando ainda estava sob administração dos Diários Associados. As irregularidades constatadas ocorreram entre 2017 e 2018, período em que jornalistas e demais funcionários foram submetidos a excesso de horas extras, descumprimento de intervalos interjornadas e ausência de descanso semanal remunerado regular.

A atual administração do Sistema Guararapes de Comunicação não foi responsável pelas práticas apontadas no processo, já que elas aconteceram antes da mudança de controle da emissora. Clique no link e acesse a íntegra do da condenação pelo Tribunal Superior do Trabalho.