Transporte público demanda política de Estado

Por Dirac Cordeiro*

Até poucos anos, a remuneração auferida pelas empresas de transporte coletivo urbano no Brasil, provinha diretamente do usuário, por meio do pagamento da passagem, ou seja, obedecia à sistemática tradicional em que a remuneração das empresas operadoras do STPP (Sistema de Transporte Público de Passageiros) é função única dos seus passageiros e do valor da tarifa.

Era esse o modelo vigente e eventuais mudanças na sua estrutura não eram sequer discutidas em maior profundidade, nem preocupavam os responsáveis pelo setor, no que pese, as distorções que ele causa. Contudo, com o agravamento dos problemas concernentes ao transporte público das grandes cidades, cujo encadeamento veio resultar no impasse tarifário amenizado ao longo dos anos ressurgindo com força no presente, acelerada pelas graves dificuldades sociais, que se concentram na Região Metropolitana.

Veja outras postagens

O cantor e compositor Josildo Sá criou, nesta semana que abre o carnaval de Pernambuco, um frevo em homenagem ao seu grande amigo e morador do bairro do Poço da Panela, ‘Seu Vital’. Em vídeo enviado ao blog, Josildo deu uma palhinha da música e prometeu cantá-la em seu show, no polo do Poço, na próxima segunda-feira. Confira:

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) tem reforçado o apoio, por meio de emendas parlamentares, ao sistema de captação e aproveitamento de água da chuva desenvolvido em Pernambuco, uma tecnologia que já transforma a realidade de comunidades no Estado e agora ganha projeção nacional com implantação também no Pará. A iniciativa foi criada pela Pluvi Ambiental, a partir de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco, e vem se consolidando como referência em soluções hídricas sustentáveis.

No Recife, já são 516 unidades instaladas em áreas de morro, garantindo acesso à água potável para centenas de famílias. Com recursos destinados por Fernando Monteiro, 87 famílias do bairro do Passarinho, na comunidade do Alto da Telha, passaram a contar com água encanada e melhores condições de vida. “Estamos falando de uma tecnologia premiada, desenvolvida em Pernambuco, que leva dignidade para quem mais precisa. Tenho orgulho de apoiar esse projeto com emendas parlamentares para que mais casas sejam beneficiadas”, destacou o deputado.

A experiência pernambucana passou a inspirar outras regiões do país. No Pará, já foram instalados 10 sistemas coletivos na Ilha do Combu, em Belém, contemplando escolas, posto de saúde e pequenos negócios ligados à bioeconomia local. A implantação ocorre por meio do programa Água para Todos, do Governo do Pará, ampliando o acesso à água potável e fortalecendo atividades que movimentam a economia sustentável da região.

Ipojuca - No Zap

O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) desafiou a governadora Raquel Lyra (PSD) a cancelar a realização do Circuito Nacional de Vaquejada, previsto para novembro, na Arena de Pernambuco. Isto porque a gestora tem tentado se aproximar da causa animal “de forma desastrosamente contraditória”, segundo o deputado.

“Se desse lado daí, governadora, tem quem é a favor dos animais de verdade, vai ter que se posicionar”, disparou Romero. “Cancele a vaquejada e assine um decreto proibindo as carroças em Pernambuco”, pediu, em um vídeo gravado em frente ao estádio publicado em suas redes sociais. “Durante 3 anos, o governo não deu atenção a isso. Falamos sobre a realidade dos animais em Pernambuco lá no comecinho de 2023. Ou seja, está atrasado e só fez em ano eleitoral”, alfinetou.

Para Romero, a causa animal não é “palco eleitoral e deve ser tratada com seriedade”. “Não dá pra viver em um estado onde o governo anuncia castramóvel e financia do outro lado o sofrimento para os animais. Não dá pra dizer que defende a causa animal e passar pano pra vaquejada. Dinheiro nenhum vale mais que a vida de um animal. Recife mostrou que é possível acabar com essa exploração [o fim das carroças], agora tem que acontecer em Caruaru, tem que acontecer em Jaboatão, em Olinda, em Garanhuns”, disse.

Caruaru - IPTU 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita, amanhã, às 15h, a fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que está sendo expandida para produzir medicamentos estéreis (líquidos), no Cabo, Região Metropolitana do Recife. No sábado, ele conhece o desfile do Galo da Madrugada a convite do prefeito João Campos (PSB).

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Hotel Sesc Triunfo celebra duas décadas de história acompanhando transformações, recebendo diferentes gerações e consolidando-se como parte da experiência de quem visita à cidade. Mais do que um meio de hospedagem, o espaço se firmou como um local de acolhimento e convivência, onde cada detalhe da estadia é pensado para conectar pessoas e valorizar o bem-estar.

Comemorar 20 anos é reconhecer uma trajetória construída com cuidado, dedicação e compromisso com o Turismo Social, marca do Sesc. Uma história feita de vivências, encontros e memórias, que segue aberta para novos capítulos e muitos destinos pela frente.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Antonio Magalhães*

A Quarta-Feira de Cinzas é sempre melancólica. Depois que ela chega se esvai toda a explosão de alegria carnavalesca real ou aloprada com álcool e outras substâncias. E este ano o casal presidencial pode estar brincando o último CarnaLula no poder. O réquiem será o desfile no Rio da escola de samba “Acadêmicos de Niterói”.

Um evento que homenageia o presidente da República por conta de uma verba governamental de R$ 7 milhões. Nossos milhões para burlar a legislação eleitoral. É uma lembrança fora do lugar, uma vez que em 18 anos de comando do país, o petismo pouco mudou o perfil socioeconômico da população. Os brasileiros continuam pobres, dependentes do poder público e foliões alucinados que comemoram não se sabe o quê.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por João Alberto

João Campos ou Victor Marques, quem for o prefeito no próximo ano, deve ter um cuidado especial para evitar a clara decadência do Baile Municipal. Conheço bem a festa, pois estive em todas desde que comecei minha carreira. Na primeira etapa, eram eventos alinhados, na sede do Clube Português, em traje a rigor e reunindo, nos camarotes, muitas e muitas figuras de destaque, incluindo convidados famosos do Rio e de São Paulo e desfilantes de fantasias consagrados.

Era organizado por uma comissão presidida pela primeira-dama do Recife, com pessoas envolvidas no baile. Participei de várias delas, presididas por Magdalena Arraes, Jane Magalhães, Silvia Cavalcanti e Geralda Farias (no tempo de Jarbas Vasconcelos). O Municipal tinha apenas duas orquestras que se revezavam e conseguiam manter o clima no intervalo em que eram substituídas. Não precisava de shows. O concurso de fantasias, com nomes famosos e colunáveis na comissão julgadora, sempre atraía muito interesse.

Por Andreza Matais – Metrópoles

O governo de Pernambuco ainda não encaminhou qualquer documento à equipe de auditores do Ministério da Saúde responsável por analisar as contas do Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns.

A unidade privada tem entre os sócios o marido da vice-governadora Priscila Krause (PSD). A auditoria apura se o hospital foi favorecido com repasses de recursos públicos e eventuais vantagens contratuais. O governo não entregou documentos que justifiquem o aumento dos repasses, aditivos em contratos e exclusividade na oferta de modalidades, como nefrologia.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou, ontem, que ainda “é cedo” para discutir uma possível candidatura como vice-presidente da República em 2026 na chapa com o também senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). As infomações são do portal G1.

“Eu acho muito cedo para essa conversa. O vice é a última coisa. Ninguém se candidata a vice, o candidato é presidente da República. Isso é uma conjuntura que os partidos que se coligarem vão sentar e colocar nomes e aí nós vamos decidir. Acho que é muito cedo para essa conversa, fico lisonjeada e honrada com essa lembrança, mas eu acho que esse assunto ainda está muito cedo. Vamos conversar isso para frente”, afirmou.

Jornal do Commercio

A educação tem a capacidade de ampliar horizontes e permitir que as pessoas sonhem e se realizem em profissões que antes pareciam distantes. Paulo Henrique Barreto de Jesus, hoje com 26 anos, estudou do infantil ao 9º ano no Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça (CEBAPM), uma das grandes ações sociais da Fundação Pedro Paes Mendonça. Nesta semana, foi aprovado para sua segunda residência médica, agora em Oncologia, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Atualmente, cerca de 90 pessoas já iniciaram formação superior na Serra.

Além de Paulo Henrique, um primo e uma irmã também são estudantes universitários de Medicina. Desde criança, ele decidiu que queria ser médico. Definindo-se como determinado, foi aprovado, há dois anos, em seis programas de residência: Universidade Federal de São Paulo (onde se formou), Unicamp, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, IAMSPE (Hospital do Servidor), Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e SUS-SP.

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, estará em Petrolina, no próximo dia 20, às 18h, na Câmara de Vereadores, para anunciar a filiação e a pré-candidatura do jornalista Carlos Britto a uma vaga na Câmara Federal. Para Anderson, a chegada de Britto representa um novo ciclo para o partido no interior. “Estamos consolidando o crescimento do PL no Sertão. Esse novo quadro terá papel fundamental na expansão da legenda em toda a região, com carta branca para construir alianças e fortalecer uma chapa competitiva e estruturada. É um nome que chega para mudar a história do PL no Sertão”, declarou.

O presidente do PL ainda afirmou que será inédita a dobradinha para representar o Sertão no Congresso e na Assembleia Legislativa. “Nós acreditamos nas pré-candidaturas de Carlos Britto para deputado federal compondo com Lara Cavalcanti para deputada estadual. O sertão terá voz ativa no debate e uma atuação que fará o nosso partido crescer ainda mais nessa região”, destacou Anderson.

Uma das principais marcas do terceiro Governo Lula (PT), o Programa Pé-de-Meia entrou na mira do Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro Augusto Nardes revelou, em entrevista ao podcast ‘Direto de Brasília’, que encontrou irregularidades na iniciativa, muito similares às de outro processo famoso do qual foi relator: as pedaladas fiscais, que culminaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). “Foi pego dinheiro público e colocado em um fundo privado”, denuncia Nardes. Indagado se as consequências seriam as mesmas, ele disparou: “Vai depender das respostas do Governo”.

Ministro, as contas do governo Lula foram aprovadas com ressalvas pelo TCU. Já faz algum tempo que o governo tem tido dificuldades em ajustar as contas segundo as determinações legais. Quais são as razões para, mesmo com tantas ressalvas, terminar sempre aprovando?