Toritama supera metas nacionais de alfabetização

O município de Toritama cumpriu em 2024 a meta de alfabetização prevista apenas para 2025 no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, elevando para 63,95% a proporção de alunos plenamente alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental. A evolução reflete alterações em práticas pedagógicas e ampliação da formação de professores pela Secretaria de Educação.

Segundo dados do INEP, o índice de alfabetização em Toritama avançou de 50,2% em 2023 para 63,95% em 2024, superando tanto a meta de 55,11% estabelecida para este ano quanto o patamar de 59,92% projetado para 2025. Em comparação, o índice nacional ficou em 59,2% e o de Pernambuco em 60,79%.

O prefeito Sérgio Colin (MDB) afirmou: “este resultado mostra que estamos no caminho certo, investindo em uma educação de qualidade que transforma vidas e prepara nossas crianças para o futuro”. Para o secretário Áureo Falcão, “superar a meta de 2025 em 2024 é prova de que Toritama tem compromisso sério com a alfabetização e com o desenvolvimento integral de nossos estudantes”.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo

No Leite, referência em gastronomia no Nordeste, recepcionando meu amigo Cláudio Humberto, um dos maiores colunistas do País, com sua Tais, uma das editoras do Correio Braziliense. Também meu amigo Francisco José, com sua Beatriz Castro.

Palmares - Forró Mares

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (31), alerta de chuvas para quatro regiões de Pernambuco. Segundo o instituto, o aviso vale até 10h de amanhã na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste do estado.

O alerta prevê chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a tendência de precipitação para a segunda-feira no estado. Segundo a Apac, é esperada chuva fraca nas quatro regiões. No Sertão não deve chover.