TJPE suspende eleição da lista tríplice para o Quinto Constitucional

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu a eleição interna que definiria a lista tríplice para a escolha do novo desembargador pelo Quinto Constitucional, anteriormente marcada para o próximo dia 9. A decisão foi tomada após a juíza federal Polyana Falcão Brito determinar a inclusão das mulheres mais votadas na lista sêxtupla organizada pela OAB-PE, apontando que o processo anterior configurava uma “reserva de vagas para homens em um contexto de histórica sobrerrepresentação masculina”.

O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, explicou que a suspensão é uma medida cautelar para evitar futuros conflitos jurídicos. “A eleição foi suspensa porque há uma decisão judicial em vigor. Vamos aguardar o trânsito em julgado para convocar a eleição com os nomes que forem definitivamente determinados”, afirmou. Barreto destacou que o caso ainda pode percorrer várias instâncias, incluindo o Supremo Tribunal Federal, devido à sua relevância constitucional.

Com a suspensão, o processo de escolha do novo desembargador segue em compasso de espera. Após a definição da lista sêxtupla, o TJPE escolherá três nomes, que serão enviados para a governadora Raquel Lyra, responsável pela nomeação final para o cargo de desembargador da corte.

Veja outras postagens

Um dos momentos mais emocionantes do estrondoso sucesso do 1º Forró do Magno, ontem, em Arcoverde, foi a bela surpresa que a atriz global, cantora, compositora e escritora Mayana Neiva me fez. Com agenda de shows na região, inclusive sendo a grande estrela da abertura oficial do São João de Arcoverde, Mayana fez questão de dar uma passadinha na minha festa para cantar e distribuir simpatias com o público.

Mayana é a prova mais linda de que fama não sobe a cabeça, é espalhada e compartilhada com simplicidade e simpatia. Sua presença foi um gesto em retribuição a um emocionante e belo Sextou que fiz com ela na Rede Nordeste de Rádio.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O pré-candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, perdeu apoio entre evangélicos, mulheres, jovens e na região Sudeste, mostram dados da pesquisa Quaest obtidos pelo g1. O detalhamento por região, sexo, idade, renda, escolaridade e religião ajuda a explicar a mudança de cenário captada nessa semana, quando o presidente Lula abriu 6 pontos de vantagem sobre Lula no 2º turno.

Desde março, Lula e Flávio apareciam em empate técnico na simulação de 2º turno da Quaest. Agora em junho, o petista passou a liderar, com 44% das intenções de voto contra 38% de Flávio. Entre uma pesquisa e outra, veio à tona a relação de Flávio com o banqueiro preso Daniel Vorcaro. O senador recebeu R$ 61 milhões do dono do banco Master a pretexto de financiar a cinebiografia de Jair Bolsonaro, “Dark Horse”. As informações são do g1.

Petrolina - São João 2026

A cidade de Arcoverde abriu oficialmente, ontem (13), a programação do São João 2026, considerado pela organização como o “Melhor São João do Nordeste”. Diante de um grande público, Mayana Neiva, Alceu Valença e Flávio José comandaram o forró da primeira noite da festa, em noite de Santo Antônio.

Antes dos shows, houve a transmissão do jogo da seleção brasileira no telão do Palco do Polo Multicultural. O prefeito Zeca Cavalcanti e a secretária de Turismo e primeira-dama, Nerianny Cavalcanti, declararam oficialmente aberta a temporada junina na Capital do Samba de Coco. “Agora a Terra do Samba de Coco também é a terra dos Santos juninos, do forró e da alegria”, destacaram.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Moradores do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, relataram uma série de explosões e muito fogo na manhã deste domingo (14) após a queda de pelo menos uma aeronave de pequeno porte. Seis pessoas morreram na queda de 2 helicópteros no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (14).

Segundo testemunhas, as aeronaves se chocaram no ar. Segundo o major Fábio Contreras, porta-voz do Corpo de Bombeiros do RJ, ninguém sobreviveu. Moradores registraram o acidente em diversos vídeos. Até a última atualização desta reportagem, as vítimas não haviam sido identificadas. As informações são do g1.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 8h59 para a ocorrência. Um desses helicópteros explodiu na queda, e o incêndio pegou vários carros elétricos, o que levou a outras pequenas explosões. As aeronaves caíram no terreno de uma igreja abandonada que havia sido alugado pela BYD, no quarteirão da Avenida das Américas com as ruas Beth Lago e Rivadávia Campos. A pista lateral da Avenida das Américas no trecho foi fechada para o socorro. Um dos helicópteros explodiu ao atingir o solo, e as chamas se alastraram pelos veículos elétricos, o que causou mais explosões. O outro não pegou fogo.A coluna de fumaça podia ser vista a quilômetros de distância.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O tempo não volta, é verdade, mas marca. E como marca! Marca o coração, se encrusta na alma, permanece na memória. Quando chega a Copa do Mundo, a minha memória reluz sobre uma serra em Afogados da Ingazeira, onde escalei, menino, para botar os olhos numa TV preto em branco, que, supostamente, passaria os jogos do Brasil.

Mas só assistimos chuviscos. Não lembro de quem foi a ideia, mas se propalou na cidade que o sinal de TV era alcançado em serras e montanhas, áreas de altitude. A população da minha terra acreditou piamente na tese e lá fomos para o cumo da serra, que não lembro mais o nome. Só recordo que foi uma arte desventurada, uma maluquice sem fim.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Silvino Teles Filho*

Quando falamos em demência, muitas pessoas pensam imediatamente na doença de Alzheimer. No entanto, a demência não é um diagnóstico único, mas sim um conjunto de sintomas que afetam a memória, o raciocínio, a linguagem, o comportamento e a capacidade de realizar atividades do dia a dia. Existem diferentes tipos de demência, cada um com características próprias, causas distintas e formas específicas de tratamento e acompanhamento.

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência. Geralmente, seus primeiros sinais estão relacionados ao esquecimento de fatos recentes, dificuldade para aprender novas informações e repetição frequente de perguntas ou assuntos. Com a progressão da doença, outras funções cognitivas também são comprometidas, afetando a autonomia do paciente.

Palmares 146 anos

ID.4 será o primeiro elétrico da VW à venda no Brasil

SUV 100% elétrico com DNA alemão, o ID.4 é um dos modelos usados pela Volkswagen na sua ofensiva global e está com passaporte carimbado para chegar ao Brasil. Ainda em 2026, a Volkswagen — uma das últimas empresas a dar atenção aos elétricos no Brasil — inicia as vendas do modelo. A marca promete atributos como qualidade construtiva, segurança, dirigibilidade e eficiência. Embora a Volkswagen ainda não revele dados da versão destinada ao mercado brasileiro, o ID.4 chegará em uma configuração mais avançada do que a anteriormente disponibilizada por meio da modalidade de assinatura VW Sign&Drive. O SUV terá mais potência, torque, autonomia, além de mais velocidade de recarga em corrente contínua (DC).

Além da evolução em desempenho e autonomia, o ID.4 também se destaca, segundo a montadora, pelo amplo espaço interno. O SUV terá um dos maiores entre-eixos e porta-malas entre seus principais concorrentes, oferecendo conforto e versatilidade para diferentes perfis de uso. Esse conceito de aproveitamento do espaço é resultado direto da plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos do Grupo Volkswagen. A plataforma MEB é um pilar da estratégia global de eletrificação do Grupo Volkswagen e já serviu de base para cerca de 3 milhões de veículos elétricos entregues em todo o mundo.

Somente a marca Volkswagen já entregou mais de dois milhões de veículos totalmente elétricos aos seus clientes. Atualmente, a marca lidera o mercado europeu de carros elétricos, enquanto o Grupo Volkswagen domina de forma isolada com 26% do mercado total de elétricos na Europa. Com mais de 700 mil unidades vendidas globalmente, o modelo consolidou-se como um dos principais representantes da ofensiva elétrica da marca e contribui para o fortalecimento da presença da Volkswagen no segmento de veículos elétricos em diversos mercados internacionais.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Da Carta Capital

Uma nova pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel, em parceria com a revista Semana, aponta que Abelardo de la Espriella, do movimento direitista Defensores da Pátria, lidera as intenções de voto para o segundo turno das eleições presidenciais de 2026 na Colômbia.

Com 52,6% da preferência do eleitorado, De la Espriella mantém uma vantagem sobre seu oponente, Iván Cepeda — líder da esquerda, que aparece com 44,8%. Os votos em branco somam 2,6%.

Camaragibe - Forró da Vila

Por Betânia Santana
Da Folha Política – Folha de Pernambuco

A presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), em Pernambuco ontem (12) desenhou uma disputa política silenciosa entre os dois principais postulantes ao governo do estado. O presidente nacional do PSB, João Campos, e a governadora Raquel Lyra (PSD) exploraram e desfrutaram das agendas, cada um em seu território.

O dia do vice-presidente começou com João Campos e o prefeito do Recife, Victor Marques, na assinatura da ordem de serviço para drenagem e urbanização de dois canais, um investimento de R$ 64 milhões, em parceria municipal e federal. O evento virou ato de pré-campanha.